terça-feira, junho 14, 2011

CONGRESSO AMAZÔNICO DE ESTUDOS LITERÁRIOS COMEÇA AMANHÃ, DIA 15

Amanhã, (15) tem inicio, em Santarém, o I Congresso Amazônico de Estudos Literários, com o tema "Amazônia, Literatura e Cultura".

O local do evento é o auditório do  Amazônia Boulevard, a programação inicia, pela manhã,  a partir das 8h30 com inscrição e  credenciamento dos participantes.

As  9 h30 será realizada a cerimônia  oficial  de abertura do congresso e as 10h00 será proferida  Conferência  com o Professor Dr. João Jesus de Paes Loureiro  da Universidade Federal do Pará - Ufpa. A medição será   feita pelo Professor Dr. Edvaldo  Bernardes da Universidade Federal do  Oeste do Pará _ Ufopa.

As 11h00 ocorrerá a projeção do documentário             “Tanstempo”.


Após o horário de almoço, as atividades reiniciam às 14h00 com realização de Mesa Redonda I,  Conferencia, Exposição de Fotografia,  Espetáculo       Teatral                                                                                   “ Jingobel” apresentado pela  Companhia de Arte Onphalos da Ufopa.                              


Os eixos temáticos do congresso são: Literatura comparada e estudos culturais; Literatura, história e cultura da Amazônia; Literatura, interdisciplinaridade e ensino; Poéticas orais, memórias e identidades.

O  congresso “prioriza os estudos da cultura que agenciam relações interdisciplinares e que atualmente implicam mudanças profundas no ensino e crítica das literaturas e das artes, capazes de apontar alternativas para novos mapeamentos identitários na Amazônia, enquanto comarca cultural latino-americana”.

O I Congresso Amazônico de Estudos Literários irá também homenagear o escritor Benedito Monteiro, natural de Alenquer (Oeste do Pará) e falecido em Belém em 2008.  O encontro está sendo organizado pelo Programa de Letras do Instituto de Ciências da Educação (ICED), em parceria com o Centro de Formação Interdisciplinar/CFI/UFOPA, e ocorrerá no Amazônia Boulevard (Av. Mendonça Furtado, 2946 – Bairro de Fátima, Santarém, PA) no período de 15 a 17 de junho de 2011.

 Além de Paes Loureiro outros professores e pesquisadores como Eduardo Duarte (FMG), Socorro Simões (UFPA), Ernani Chaves (UFPA) Josebel Fares (UFPA), Eneida leal Cunha (UFBA) e Tânia Macedo (USP) também irão proferir palestras no evento.

O evento é realizado pela  Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e prossegue até sexta –feira,17 de junho.


Fonte: Ufopa

REFLEXÃO: O PREÇO DE UM MILAGRE

Uma garotinha foi para o quarto e pegou um vidro de geléia que estava escondido no armário e derramou todas as moedas no chão.

Contou uma por uma, com muito cuidado, três vezes.
O total precisava estar exatamente correto. Não havia chance para erros.
Colocando as moedas de volta no vidro e tampando-o bem, saiu pela porta dos fundos em direção à farmácia Rexall, cuja placa acima da porta tinha o rosto de um índio.

Esperou com paciência o farmacêutico lhe dirigir a palavra, mas ele estava ocupado demais.
A garotinha ficou arrastando os pés para chamar atenção, mas nada.
Pigarreou, fazendo o som mais enojante possível, mas não adiantou nada.
Por fim tirou uma moeda de 25 centavos do frasco e bateu com ela no vidro do balcão.
E funcionou!

- O que você quer? - perguntou o farmacêutico irritado.
- Estou conversando com o meu irmão de Chicago que não vejo há anos -,
explicou ele sem esperar uma resposta.
- Bem, eu queria falar com o senhor sobre o meu irmão -, respondeu Tess no mesmo tom irritado. - Ele está muito, muito doente mesmo, e eu quero comprar um milagre.
- Desculpe, não entendi. - disse o farmacêutico.
- O nome dele é Andrew.
Tem um caroço muito ruim crescendo dentro da cabeça dele
e o meu pai diz que ele precisa de um milagre. Então eu queria saber quanto custa um milagre.
- Garotinha, aqui nós não vendemos milagres.
Sinto muito, mas não posso ajudá-la. - explicou o farmacêutico num tom mais compreensivo.


- Eu tenho dinheiro. Se não for suficiente vou buscar o resto.
O senhor só precisa me dizer quanto custa.
O irmão do farmacêutico, um senhor bem aparentado, abaixou-se um pouco para perguntar à menininha de que tipo de milagre o irmão dela precisava.
- Não sei. Só sei que ele está muito doente e a minha mãe disse que ele precisa de uma operação, mas o meu pai não tem condições de pagar, então eu queria usar o meu dinheiro.
- Quanto você tem? - perguntou o senhor da cidade grande.
- Um dólar e onze cêntimos -, respondeu a garotinha bem baixinho.
- E não tenho mais nada. Mas posso arranjar mais se for preciso.
- Mas que coincidência! - disse o homem sorrindo.
- Um dólar e onze cêntimos! O preço exato de um milagre para irmãozinhos!

Pegando o dinheiro com uma das mãos e segurando com a outra a mão da menininha, ele disse:
- Mostre-me onde você mora, porque quero ver o seu irmão e conhecer os seus pais.
Vamos ver se tenho o tipo de milagre que você precisa.

 
Aquele senhor elegante era o Dr. Carlton Armstrong, um neurocirurgião.
A cirurgia foi feita sem ônus para a família, e depois de pouco tempo Andrew teve alta e voltou para casa.
Os pais estavam conversando alegremente sobre todos os acontecimentos que os levaram àquele ponto, quando a mãe disse em voz baixa:
- Aquela operação foi um milagre. Quanto será que custaria?
A garotinha sorriu, pois sabia exatamente o preço: um dólar e onze cêntimos!
- Mais a fé de uma criancinha.
Em nossas vidas, nunca sabemos quantos milagres precisaremos.
Um milagre não é o adiamento de uma lei natural, mas a operação de uma lei superior.


Desconheço a autoria

Pe. EDILBERTO SENA NA ITÁLIA


Pe. Edilberto Sena Coordenador Geral da Rádio Rural e  Presidente da Rede Notícias da Amazônia – RNA ,também , está em viagem e neste  momento está na  Itália proferindo palestras.

Quando voltar ao Brasil, na sexta feira de madrugada,ficará   no Estado do Amazonas na capital Manaus e nos dias 17  e 18 de junho, se reune  com  integrantes e diretores das emissoras associadas da RNA.

 O encontro em Manaus visa o fortalecimento interno da Rede bem como as parcerias, união  essa, que alimenta   o sonho de comunicação em rede.

De acordo com pe. Edilberto  a reunião promete algumas novidades interessantes para todos os e as integrantes da RNA.

Hoje (14) , pela manhã , via email, Edilberto Sena enviou a todos e todas  uma reflexão     que deverá fazer parte das discussões entre os participantes. Toda a Equipe de colaboradores da RNA receberam o texto com as perguntas que deverão ser respondidas e enviadas a  Diana Moreno secretária Executiva da Rede, para que sejam lidas no grupo.
                                                                              
O encontro em Manaus  dá inicio a preparação a Assembleia da RNA que deverá ocorrer no mês de  novembro e  que terá caráter eletivo.

Há 05 anos à frente da RNA, pe. Edilberto diz que já está na hora de passar a Responsabilidade para outro(a) companheira(o).

A pe. Edilberto Sena, Joelma Viana e demais participantes da Rede de Notícias um ótimo e proveitoso encontro.

Socorro Carvalho

JOELMA VIANA EM COCHABAMBA NA BOLÍVIA



Está em Cochabamba, na Bolívia,  a comunicadora Joelma Viana gestora da Rede de Notícias da Amazônia - RNA e Coordenadora de Jornalismo da Rádio Rural de Santarém.
Naquela cidade Joelma participa de um seminário que vai tratar sobre   Hidrelétricas.

De volta ao Brasil, nos dias 17 e 18 de junho, ela participa, em Manaus, de um encontro da Rede de Notícias da Amazônia.

Joelma Viana agora é, também,  correspondente da ALER – Associação Latinoamericana de Educação Radiofônica  e repassa informações em espanhol para toda América Latina.
Depois da Rede de Notícias da Amazônia,  Joelma empresta sua bela voz ao jornalismo internacional.

À companheira votos de sucesso e muita Luz, sempre.



 
    Socorro Carvalho 

AMIZADE ESPECIAL!!!

Hoje pela manhã estive visitando minha amiga Diana  Paula da loja Cobra
 D’ agua  situada na  Barão do Rio Branco, 404 Loja B, (próximo ao Setrans) no Centro da cidade.

O objetivo da visita a Diana  foi dar um abraço na Diana e  na Betina (filha dela)  que são duas pessoas adoráveis. Ao mesmo tempo aproveitei para conseguir o apoio  para a festa de aniversário da Rádio Rural. A proposta foi aceita na hora e Diana Paula se propôs a colaborar com  brindes que serão sorteados na programação especial de aniversário da emissora.

Ah, um fato bem curioso na minha amizade com Diana é que fui uma das primeiras pessoas que ela conheceu, casualmente,  em Santarém quando aqui chegou. Desde então não perdemos mais o contato. Depois conheci a turma da Diana ( Betina, Maria, Zeca e Hugo) e também Aluísio esposo dela e representante da Cobra D’ água em Santarém e  região.

Para quem  gosta de se vestir bem a dica é  passar lá para conhecer a loja, agora ampliada e cheia de novidades.
Qualquer dúvida não se preocupe a partir de hoje o endereço da loja vai constar na lateral deste blog é só conferir.

Socorro Carvalho

NOTÍCIA BOA - MANAUS - PELA CRIAÇÃO DO NOVO ESTADO


Em discussão realizada na noite de ontem, 13, em Manaus, os paraenses que residem na capital amazonense, decidiram criar um comite em apoio ao movimento do Estado do Tapajós. A idéia é atrair o maior número de pessoas, inclusive moradores de outros estados para participarem dessa mobilização.

Na reunião estiveram presentes empresários, jornalistas, pastores e demais pessoas que se colocaram a disposição para ajudar na divulgação do plebiscito no Amazonas.

Por Regis Balieiro/Jornalista



CARTA DE SOLIDARIEDADE A PRELAZIA DO XINGU


Santarém 10 de junho de 2011


Os coordenadores das Pastorais Sociais da Diocese de Santarém, reunidos em assembleia no dia 2 de Junho de 2011 Vêm mais uma vez, através desta carta aberta, manifestar sua solidariedade à luta da Prelazia do Xingu e de todo o povo do Xingu  na defesa da vida e cultura dos povos da região e de seus rios e matas.

Estamos conscientes que o projeto de Belo Monte não tem viabilidade social e ambiental, tem altos custos financeiros e mesmo assim o governo se fecha ao diálogo com os povos do Xingu e se mostra intransigente na manutenção de projeto tão nefasto.

Lamentamos que os direitos das populações locais não estejam sendo respeitados e o governo atue de forma autoritária e antidemocrática. Isso transparece da forma como reiteradas vezes o Ministério Público se tem manifestado contra o projeto e a falta de estudos sociais e ambientais.

Reconhecemos que a construção da usina de Belo Monte atingirá os territórios indígenas demarcados e homologados e áreas de conservação ambiental. A usina concorrerá para a extinção dos povos indígenas do Xingu, bem como a extinção de uma multiplicidade de formas de vida existentes nas áreas de proteção ambiental, únicas no mundo.

Diante de todas as violências praticadas contra os povos do Xingu, colocamo-nos ao lado destes povos e da Igreja do Xingu, e reafirmamos nosso posicionamento contrário às hidrelétricas de Belo Monte,  Tapajós e tantos outros projetos do governo, que atingem os povos da Amazônia e os condenam a uma morte física e cultural.

Lembramos que a atual ordem económica promovida pelo próprio governo, onde só os interesses particulares prevalecem, gera a morte, a injustiça social e ambiental.

Lembramos que o lucro e a cobiça de alguns destrói o planeta e a vida da grande maioria.

Lembramos que, como nos ensina a doutrina social da Igreja, as pessoas e a natureza devem estar acima do lucro e da tecnologia.

COM TODOS OS POVOS DA AMAZÔNIA GRITAMOS: QUEREMOS OS RIOS VIVOS PARA AS PRESENTES E FUTURAS GERAÇÕES! EM PRIMEIRO LUGAR A VIDA!



Santarém, 10 de Junho de 2011