quarta-feira, setembro 28, 2011

LETRA DE UM HINO - POEMA DE MANUEL ALEGRE






É possível falar sem um nó na garganta.
É possível amar sem que venham proibir.
É possível correr sem que seja a fugir.
Se tens vontade de cantar não tenhas medo: canta.

É possível andar sem olhar para o chão.
É possível viver sem que seja de rastos.
Os teus olhos nasceram para olhar os astros.
Se te apetece dizer não, grita comigo: não!

É possível viver de outro modo.
É possível transformar em arma a tua mão.
É possível viver o amor.
É possível o pão.
É possível viver de pé.

Não te deixes murchar.
Não deixes que te domem.
É possível viver sem fingir que se vive.
É possível ser homem.
É possível ser livre, livre, livre.


Manuel Alegre


CASULO


O casal se acasala
E a casa exala
O cheiro do amor
Do quarto à sala...

Esse é o caso
De quem como eu
Faz da cópula a cúpula
Sem culpa

Da arte de alcova
Na cova, na vala
Da casa de asas
Onde o amor se propala...

Não me anulo do amor
Em função do desejo
Evoluo, e te incluo
No invólucro
Do meu cortejo...

E ovulo do teu óvulo
Da úvula à vulva
(Raposa de tuas uvas!)
Na certeza de que um dia
Serás borboleta,
A nascer do meu coração-casulo!

Te adulo a viver
Meu momento de orgia
Baseado na tua magia
E na imensa alegria
De ver a alma nem sempre vazia
Onde o meu amor, eu despejo...



Prometi um poema pro seu aniversário, com a sua cara. Aí vai
Jota Ninos 

* A poesia é mágica, Ninos.
 Obrigada pelo poema.
Socorro Carvalho





VISITA DA IMAGEM PEREGRINA PREPARA CÍRIO DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

Imagem Peregrina de Nossa Senhora da Conceição na Rádio  Rural


A imagem peregrina de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, padroeira da Diocese de Santarém continua visitando famílias, instituições públicas, privadas, escolas, universidades, comunidades e paróquias.

 Nesta quinta-feira-29/09, a visita será na creche SEARA, às 07h30. Depois segue para o Serviço Social da Indústria –SESI, às 09h. Em seguida a visita será para as crianças da creche municipal da COHAB, às 10h30. Às 15h30 a imagem peregrina estará numa empresa (Comercial Delta). Às 17h30, a imagem visita duas devotas de Nossa Senhora: uma no edifício Barão de Santarém (sra. Eliene) e outra às 19h30 na residência da Sra. Adriana Florenzano (conjunto Muiraquitã – Cohab).
 Com esta programação, já são 82 visitas realizadas desde o início do mês de um total, até o momento, de 326 programadas.
De acordo com a Comissão do Círio e Berlinda, muitas pessoas pedem a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora, e na medida do possível estão sendo incluídas no calendário. Há lugares em que a imagem deverá chegar por volta das 23h.
A visita ocorre em residência de fiéis e em comunidades nas rodovias estaduais e federal. 
A coordenação acredita que até o dia 13 de novembro (quando encerrará a peregrinação), a imagem da padroeira da Diocese de Santarém deverá visitar 412 lugares. No ano passado, foram realizadas 216 visitas.
Um dos objetivos da peregrinação é convidar todo povo católico para caminhar com Nossa Senhora no dia do Círio. Ela que indica a todos para o Caminho, a Verdade e Vida que é seu Filho Jesus.

Este ano, a festa que está em sintonia com a Missão de Evangelização da Diocese, traz o lema: “Faça-se em mim segundo a Tua Palavra” (Lc 1,38).


 Fonte: Ercio Santos – Pastoral da Comunicação da Diocese de Santarém


OFICINA DE PRODUÇÃO DA EQUIPE DE RÁDIO EM JURUTI VELHO

Turma de comunicadores (as) participantes da oficina

Nos dias 23 e 24 de setembro estive na Vila de Juruti Velho no Município de Juruti.
Durante o período foi realizada uma oficina de produção de programas. A capacitação contou  com a participação de 23 pessoas que integram a Rádio Comunitária Muirapinima, da Vila de Juruti Velho.

No primeiro dia a programação ocorreu com o desenvolvimento da parte teórica e no segundo dia a realização da prática. Para a aula prática a turma foi dividida em três grupos. Cada grupo ficou com a responsabilidade de produzir um programa com duração de meia  hora.

Após a divisão das equipes cada uma   ficou com a responsabilidade de produzir e apresentar  um programa conforme abaixo:
Grupo 01 - PROGRAMA  JURUTI VELHO EM DESTAQUE;
Grupo 02 – PROGRAMA  CONEXÃO DIRETA;
Grupo 03 – PROGRAMA AREIA SOLTA;
 Todos os programas divulgaram as informações diversificadas da comunidade aliadas a valorização da região com abordagens de temáticas  que falaram de religião, meio ambiente, saúde, educação, política, entre outros.
Após a conclusão das produções dos programas, durante o tempo de uma hora e meia a comunidade jurutiense pôde ouvir  os programas  produzidos pelas equipes e que foram levados ao ar, ao vivo,  pelas ondas da rádio comunitária Muiriapinima -  FM. 

Após a veiculação  dos programas, no período da tarde,   foram feitas as avaliações necessárias sobre a prática de produção e troca de idéias sobre o encontro de forma geral.
A oficina foi encerrada no sábado, por volta de 18h30 com reunião de planejamento de atividades a serem desenvolvidas na rádio durante os meses seguintes.
Aplicação, determinação e entusiasmo fizeram a tônica do encontro que reuniu trabalhadores rurais, pescadores, sindicalistas, jovens, adolescentes, mulheres e comunitários, ansiosos e ansiosas pelo conhecimento e aperfeiçoamento da  comunicação que desenvolvem na Vila.

Dentro do planejamento ficou acertado novas  produções e veiculações  dos programas de forma oficial dentro da grade de programação da  rádio. A turma participante e coordenação da rádio aprovaram as produções e a partir do mês de novembro deverá entrar no ar a nova programação a ser  veiculada.

O objetivo é trabalhar a nova experiência no sentido de aproveitamento e valorização do  potencial e talento dos e das participantes da oficina de Produção de Programa, bem como valorizar os recursos naturais da região e populações.

O treinamento foi ofertado pela coordenação da Rádio Comunitária Muirapinima – FM sob a responsabilidade da Acorjuve.


A partir do mês de novembro deverão ocorrer novas oficinas dessa vez os temas  propostos são: Jornalismo Esportivo e Produção de áudio e vinhetas.


Socorro Carvalho


Postagens em destaque

POEMA CABOCLO

Meu amor... Tem cor de alvorecer. Carícia de brisa das manhãs. Cor de pôr do sol. Aroma de cupuaçu... Sabor do bombom de muruc...