segunda-feira, março 05, 2012

ICED INICIA O ANO LETIVO COM REFLEXÃO SOBRE O VALOR DA EDUCAÇÃO

Luciana, Marlisson e eu  na UFOPA - Campus Tapajós

Na sexta feira, 02 de março, ocorreu  a aula inaugural  do Instituto de Ciências da Educação – ICED marcada pela conferencia “O valor da educação” proferida pelo Prof. Dr. Pedro Goergen da Universidade Estadual de Sorocaba.

A cerimônia de abertura teve inicio as 19h30, no auditório Wilson Fonseca da Universidade Federal do Oeste do Pará, Campus Rondon. A mesa presidente foi composta pelo professor Aldo Queiroz, representante do Magnifico reitor da Ufopa professor Seixas Lourenço; professora Terezinha Pacheco, representante do Vice reitor da instituição professor José Aquino, compôs a mesa também,  a professora Solange Ximenes atual diretora do ICED.

O professor Aldo Queiroz foi o primeiro  a se pronunciar e  iniciou a fala cumprimentando e saudando os componentes da mesa, demais professores e acadêmicos presentes. Em seguida fez referencias  ao papel importante desempenhado pelo educador dentro da sociedade. Ele também lamentou a falta de valorização dos profissionais da educação dentro do contexto social. Professor Aldo Queiroz expressou  preocupação com o baixo número de candidatos que  procuraram o ICED.Aldo explicou que uma das metas da UFOPA é formar doutores em prazo menor que a Universidade Federal do Pará -UFPA, que só formou os primeiros doutores  após 30 anos de instalada. A fala de Aldo foi encerrada com votos de boas vindas e a justificativa da ausência do reitor Seixas Lourenço.

A professora Terezinha Pacheco ao fazer uso da palavra, saudou a todos e ressaltou a importância de ser um educador(a),na atualidade,  fazendo uma reflexão sobre a capacidade que esse profissional tem de criar formas de transformação social. Encerrou parabenizando a escolha feita por cada um e cada uma dentro do Instituto e desejando boas vindas a todos os acadêmicos do ICED . 

 A diretora do Instituto professora Solange Ximenes fez a fala com saudação inicial à mesa,acadêmicos, professores  e agradecimento ao professor Pedro ...convidado como um  palestrante da conferencia a ser proferida naquela noite. Finalizou chamando a atenção para o levantamento feito  dentro do  ICED , com o objetivo de corrigir  as carências e atender as necessidades dos estudantes, neste ano de 2012.

Após os pronunciamentos a mesa foi desfeita e  professor Pedro foi convidado ao palco para  iniciar a conferencia da noite que teve como tema: “O valor a educação”.Inicialmente foi lido pelo mestre de cerimônia um breve histórico da vida profissional do conferencista .Em seguida professor Pedro foi convidado à palestra. Ao iniciar sua fala o professor saudou e agradeceu ao convite e a presença de todos os presentes.

Para iniciar as reflexões,  o professor leu algumas citações de autores com referencias ao tema a ser abordado. Todas as falas do palestrante abordaram a relação entre escola e sistema econômico, analisando as diversas vertentes que envolvem a educação dentro do sistema Neoliberal  e o que essa relação pode ocasionar na vida cotidiana do  estudante enquanto cidadão e cidadã. Outro ponto abordado foi sobre a possível  alienação causada pelo trabalho que advém da aquisição de “valores” adquiridos por meio de uma  escola constituída por um sistema que visa profissionais que atendam apenas as necessidades desse sistema, sem interferir e sem expressar nenhum tipo de reação adversa, mesmo se tornando um elemento vitima de opressão.

Enfim, uma série de reflexões foram feitas pelo professor Pedro, que ao defendeu que a escola mesmo com todas as deficiências ainda é uma instituição séria  capaz de criar cidadãos e cidadãs conscientes e sem se deixar alienar pelo o sistema ao qual esse individuo encontra-se inserido.

Após a palestra foram feita diversas intervenções e todas muito bem respondidas e contextualizadas pelo palestrante. O evento encerrou por volta de 22h00 e contou com a participação de um número significativo de estudantes e professore do ICED.  
   
Hoje,(05),   a partir das 18h30 será o inicio das aulas  do curso de Letra 2011, no Campus Rondon, quando  ocorrerá a primeira aula da disciplina Teorias do Texto Poético com o professor Rainério Lima.

Socorro Carvalho


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua visita, com breve retorno!! Seu comentário vem somar mais versos em minhas inspirações... grande abraço. Se quiser pode escrever diretamente para o meu email: socorrosantarem@gmail.com