O ABRIGO DAS CANOAS DE UQUENA


Espelho mágico que reflete o encanto do dia-a-dia da natureza e dos nativos deste imenso paraíso chamado Tapajós. Ás águas silenciosas e as canoas alagadas contam um pouco da poesia silenciosa dos homens e mulheres, caboclos, pescadores e produtores destes rincões. São dois símbolos do contentamento e da recompensa de Deus para com os filhos abandonados pelos senhores do Poder.



As canoas afogadas em águas tão límpidas, puras e transparentes, afogam também o cansaço dos braços que remam, que cultivam, que carregam, que puxam, que benzem... Elas morrem e descansam calmamente na profundeza de um lago quieto – por uma noite, ou por um dia – para depois retornarem vivas para o meio do Rio.


Vivificadas pelas mãos, pela alma, pela necessidade, pelos gestos fortes do seu criador, todos os dias – às vezes ao nascer do Sol, às vezes ao cair da noite ou em alta madrugada – elas ressuscitam, retornam a vida para continuar sua missão, desafiando os ventos e suas curvas, as maresias e as chuvas, tempestades e trovões...


Históricas guerreiras, de nomes diversos. Algumas se chamam “abençoada”, outras “Dona Maria”, umas “Mimosa” e por aí vai... Elas sempre são batizadas por seus donos e quando não tem um nome, cumprem mesmo assim a sua trajetória, guiadas por catraieiros, ou por outros trabalhadores e famílias inteiras que dela dependem.


As canoas... ah se eu fosse um pescador...! Não tenho dúvida... as chamaria de minhas amadas, e a uma, em especial, diria: “meu amor, sem ti não viverei, contigo, preciso seguir, para bem longe ou o mais perto que for. E ao cair da noite, ao retornar, encontrarei um abrigo para lhe fazer dormir e dormirei contigo se for preciso“. Pois esta é a sina daquele que rema. Assim é a vida daqueles que vivem em Uquena, onde há um porto seguro para todas elas, as canoas.


Foto: Francileno Rego ( o Leno)

Texto: Cesar Sousa ( maninho do Leno)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Frases picantes que homens gostam de ouvir na hora do sexo

UMA CARTA PARA MEU FILHO AMADO..

ENFIM... MEUS 18 ANOS DE IDADE!!!