MPF APURA SUPOSTO RACISMO CONTRA GRUPO INDÍGENA DE RAP NO FACEBOOK





Um suposto caso de racismo por criticar a aparição de um grupo de índios de Mato Grosso do Sul no programa TV Xuxa, da Rede Globo, deve virar inquérito proposto pelo Ministério Público Federal. Após a apresentação, uma internauta, moradora de Dourados, segunda maior cidade do Estado, disse, via Facebook, que o grupo era "lixo e fedorento". O caso também virou debate entre os deputados estaduais na sessão desta terça-feira (14). Os parlamentares pediram rigor na apuração.

Logo após o programa, a internauta postou sua opinião sobre a apresentação do grupo. Diversos palavrões foram escritos, e as ofensas foram reproduzidas pelos seguidores da jovem. Assim que o MPF anunciou que iria investigar o caso, a internauta postou uma nova mensagem, pedindo desculpas e alegando que teria sido mal interpretada. No entanto, o MPF, por meio de sua assessoria, informou que vai manter a investigação.

A assessoria disse também que o MPF vai solicitar informações ao Facebook e apurar se as mensagens foram mesmo publicadas pela internauta que se identifica como Lizzi Donizete, estudante em Dourados. Se confirmadas, o Ministério Público Federal promete abrir um inquérito, depois um processo penal por crime de racismo, cuja pena varia de um a três anos de reclusão.

O grupo Brô MC's existe há pelo menos três anos e é formado por quatro jovens das aldeias Jaguapiru e Bororó, em Dourados, onde vivem em torno de 15 mil índios guarani kaiowá. Os rapazes cantam rap no idioma guarani, linguagem dos índios.

Esse grupo já se apresentou na posse da presidente Dilma e também em um show de Milton Nascimento. As letras das músicas narram o cotidiano dos índios e falam de preconceito.

E se o racismo praticado ocorrer através dos meios de comunicação, ou publicação de qualquer natureza, a punição sobe para dois a cinco anos de prisão e multa. A reportagem do UOL procurou algum integrante do grupo para comentar a decisão, mas não conseguiu contato.

Fonte: Informações enviadas via email pelo grupo da Rede de Informações da anai.org.br


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Frases picantes que homens gostam de ouvir na hora do sexo

UMA CARTA PARA MEU FILHO AMADO..

ENFIM... MEUS 18 ANOS DE IDADE!!!