quarta-feira, abril 18, 2012

MPF APURA SUPOSTO RACISMO CONTRA GRUPO INDÍGENA DE RAP NO FACEBOOK





Um suposto caso de racismo por criticar a aparição de um grupo de índios de Mato Grosso do Sul no programa TV Xuxa, da Rede Globo, deve virar inquérito proposto pelo Ministério Público Federal. Após a apresentação, uma internauta, moradora de Dourados, segunda maior cidade do Estado, disse, via Facebook, que o grupo era "lixo e fedorento". O caso também virou debate entre os deputados estaduais na sessão desta terça-feira (14). Os parlamentares pediram rigor na apuração.

Logo após o programa, a internauta postou sua opinião sobre a apresentação do grupo. Diversos palavrões foram escritos, e as ofensas foram reproduzidas pelos seguidores da jovem. Assim que o MPF anunciou que iria investigar o caso, a internauta postou uma nova mensagem, pedindo desculpas e alegando que teria sido mal interpretada. No entanto, o MPF, por meio de sua assessoria, informou que vai manter a investigação.

A assessoria disse também que o MPF vai solicitar informações ao Facebook e apurar se as mensagens foram mesmo publicadas pela internauta que se identifica como Lizzi Donizete, estudante em Dourados. Se confirmadas, o Ministério Público Federal promete abrir um inquérito, depois um processo penal por crime de racismo, cuja pena varia de um a três anos de reclusão.

O grupo Brô MC's existe há pelo menos três anos e é formado por quatro jovens das aldeias Jaguapiru e Bororó, em Dourados, onde vivem em torno de 15 mil índios guarani kaiowá. Os rapazes cantam rap no idioma guarani, linguagem dos índios.

Esse grupo já se apresentou na posse da presidente Dilma e também em um show de Milton Nascimento. As letras das músicas narram o cotidiano dos índios e falam de preconceito.

E se o racismo praticado ocorrer através dos meios de comunicação, ou publicação de qualquer natureza, a punição sobe para dois a cinco anos de prisão e multa. A reportagem do UOL procurou algum integrante do grupo para comentar a decisão, mas não conseguiu contato.

Fonte: Informações enviadas via email pelo grupo da Rede de Informações da anai.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua visita, com breve retorno!! Seu comentário vem somar mais versos em minhas inspirações... grande abraço. Se quiser pode escrever diretamente para o meu email: socorrosantarem@gmail.com

Postagens em destaque

Chuva que rega saudade...

O dia amanheceu chovendo. Passou nublado. A tarde chegou com um tímido  sol .  Ao meu redor,  vejo rastros de saudade a penetrar me...