domingo, setembro 23, 2012

SANTARÉM REALIZA VI SEMINÁRIO DE LETRAMENTO DO OESTE DO PARÁ

Professora  Dra.  Irandé Antunes
 
“Letramento: conhecimento linguagem e escrita”  com esse tema foi realizado, nos dias 21 e 22 de setembro,   o VI Seminário de Letramento do Oeste do Pará.

O local do evento foi  o CEULS/ULBRA – Centro Universitário Luterano de Santarém, sob a coordenação da professora Maria Sheyla cruz Gama.

O Seminário é um evento regional anual  promovido pelos professores e acadêmicos dos cursos de Letras, Letras – Língua Inglesa e Letras – Língua  Poturguesa, do CEULS/ULBRA.

Professora Irandé autografou livros
Nesta Sexta Edição o seminário fez uma abordagem em cima do tema “Letramento: conhecimento, linguagem e escrita”.

O tema remete a compreensão de que o termo letramento perpassa todos os ramos do conhecimento e por implicar o uso competente da linguagem nas diversas esferas da sociedade.

A partir dessa concepção o Seminário objetiva contribuir com a formação de leitores e escritores competentes da Língua, na medida em que tematiza a formação permanente do professor de Língua, desde os anos iniciais ao ensino superior.

Para isso o evento contou com a presença de uma das maiores autoridades do ensino da língua materna, professora Dra. Irandé Antunes, da Universidade Estadual do Ceará.

Iarandé é autora de diversas obras: Aspectos da Coesão do texto (1996); Aula de porgtuguês (2003); Lutar com palavras: coesão e Coerência (2005); Muito além da gramática – por um ensino sem pedras no caminho (2007); Língua, texto e ensino – outra escola possível (2009); Análise de textos: fundamentos e práticas (2010); O território das palavras – estudo do léxico em sala de aula (2012);
 
Momentos com professora Irandé e professor Percival
 
De acordo com a organização a realização do evento é visto como uma dimensão bastante fecunda para todos os educadores, graduandos e para a sociedade santarena em geral.
 
 
VI Seminário de Letramento do Oeste do Pará
PROGRAMAÇÃO: 21 DE SETEMBRO DE 2012

A abertura do VI Seminário de Letramento do Oeste do Pará ocorreu, no dia 21 de setembro, às 13h com o credenciamento dos participantes.

Durante a tarde foram apresentados os trabalhos inscritos.

À noite as atividades iniciaram com programação cultural quando foi apresentada a vida do poeta e escritor Emir Bemerguy.

Em seguida, às 19h45 foi proferida a palestra central do evento: “Os tipos de conhecimento mobilizados pelos usos da linguagem e suas implicações para o ensino,” pela professora dra. Irandé Antunes.
 
 
PROGRAMAÇÃO: 22 DE SETEMBRO DE 2012.

No segundo dia do Seminário, pela manhã, foram ministradas oficinas entre elas a de Recursos Digitais para o ensino de idiomas, ministrada pelo professor Odirlei Figueira da Silva do CEULS/ ULBRA.

Ainda na manhã, do dia 22 de setembro, foi realizada a mesa redonda com o tema: “ A importância do interprete para o aprendizado do surdo,” com participação das professoras: Jovina Marques (CEULS/ULBRA); Eleny Brandão ( Ufopa) e professora Simone Lorena Pereira ( IESPES).

Após o almoço o encontro prosseguiu com apresentações de trabalhos, relatos de experiência e a palestra: “ Para além do obvio de ler: literatura e formação na escola”, proferida pelo professor Dr.Luís Percival Leme Brito, da Ufopa.

 
Durante os dois dias estudantes do curso de Letras – Língua Portuguesa- Lingua Inglesa da UFOPA prestigiaram o evento.

Dentro da programação os acadêmicos participaram da oficina: “Recursos Digitais para o ensino de idiomas", ministrada pelo professor  Odirlei Figueira da Silva,  do CEULS/ ULBRA.
 

Socorro Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua visita, com breve retorno!! Seu comentário vem somar mais versos em minhas inspirações... grande abraço. Se quiser pode escrever diretamente para o meu email: socorrosantarem@gmail.com