domingo, setembro 23, 2012

SANTARÉM REALIZA VI SEMINÁRIO DE LETRAMENTO DO OESTE DO PARÁ

Professora  Dra.  Irandé Antunes
 
“Letramento: conhecimento linguagem e escrita”  com esse tema foi realizado, nos dias 21 e 22 de setembro,   o VI Seminário de Letramento do Oeste do Pará.

O local do evento foi  o CEULS/ULBRA – Centro Universitário Luterano de Santarém, sob a coordenação da professora Maria Sheyla cruz Gama.

O Seminário é um evento regional anual  promovido pelos professores e acadêmicos dos cursos de Letras, Letras – Língua Inglesa e Letras – Língua  Poturguesa, do CEULS/ULBRA.

Professora Irandé autografou livros
Nesta Sexta Edição o seminário fez uma abordagem em cima do tema “Letramento: conhecimento, linguagem e escrita”.

O tema remete a compreensão de que o termo letramento perpassa todos os ramos do conhecimento e por implicar o uso competente da linguagem nas diversas esferas da sociedade.

A partir dessa concepção o Seminário objetiva contribuir com a formação de leitores e escritores competentes da Língua, na medida em que tematiza a formação permanente do professor de Língua, desde os anos iniciais ao ensino superior.

Para isso o evento contou com a presença de uma das maiores autoridades do ensino da língua materna, professora Dra. Irandé Antunes, da Universidade Estadual do Ceará.

Iarandé é autora de diversas obras: Aspectos da Coesão do texto (1996); Aula de porgtuguês (2003); Lutar com palavras: coesão e Coerência (2005); Muito além da gramática – por um ensino sem pedras no caminho (2007); Língua, texto e ensino – outra escola possível (2009); Análise de textos: fundamentos e práticas (2010); O território das palavras – estudo do léxico em sala de aula (2012);
 
Momentos com professora Irandé e professor Percival
 
De acordo com a organização a realização do evento é visto como uma dimensão bastante fecunda para todos os educadores, graduandos e para a sociedade santarena em geral.
 
 
VI Seminário de Letramento do Oeste do Pará
PROGRAMAÇÃO: 21 DE SETEMBRO DE 2012

A abertura do VI Seminário de Letramento do Oeste do Pará ocorreu, no dia 21 de setembro, às 13h com o credenciamento dos participantes.

Durante a tarde foram apresentados os trabalhos inscritos.

À noite as atividades iniciaram com programação cultural quando foi apresentada a vida do poeta e escritor Emir Bemerguy.

Em seguida, às 19h45 foi proferida a palestra central do evento: “Os tipos de conhecimento mobilizados pelos usos da linguagem e suas implicações para o ensino,” pela professora dra. Irandé Antunes.
 
 
PROGRAMAÇÃO: 22 DE SETEMBRO DE 2012.

No segundo dia do Seminário, pela manhã, foram ministradas oficinas entre elas a de Recursos Digitais para o ensino de idiomas, ministrada pelo professor Odirlei Figueira da Silva do CEULS/ ULBRA.

Ainda na manhã, do dia 22 de setembro, foi realizada a mesa redonda com o tema: “ A importância do interprete para o aprendizado do surdo,” com participação das professoras: Jovina Marques (CEULS/ULBRA); Eleny Brandão ( Ufopa) e professora Simone Lorena Pereira ( IESPES).

Após o almoço o encontro prosseguiu com apresentações de trabalhos, relatos de experiência e a palestra: “ Para além do obvio de ler: literatura e formação na escola”, proferida pelo professor Dr.Luís Percival Leme Brito, da Ufopa.

 
Durante os dois dias estudantes do curso de Letras – Língua Portuguesa- Lingua Inglesa da UFOPA prestigiaram o evento.

Dentro da programação os acadêmicos participaram da oficina: “Recursos Digitais para o ensino de idiomas", ministrada pelo professor  Odirlei Figueira da Silva,  do CEULS/ ULBRA.
 

Socorro Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua visita, com breve retorno!! Seu comentário vem somar mais versos em minhas inspirações... grande abraço. Se quiser pode escrever diretamente para o meu email: socorrosantarem@gmail.com

Postagens em destaque

DANIELLE LIMA!! PARA VOCÊ, UMA CARTA DO MEU CORAÇÃO... FELIZ ANIVERSÁRIO!!!

Querida filha, Danielle Katrine Hoje, pensei em te fazer um poema!! Rimar versos para te falar do meu amor... Mas como poetizar,...