sábado, dezembro 22, 2012

TER AMIGOS É TUDO DE BOM

Euzinha e minha amiga Rosa Rodrigues
Amigos são as pessoas que estão ao seu lado na alegria e na tristeza e que topam qualquer programa, por mais inusitado que seja, só pelo prazer da sua companhia. Mas há outras vantagens em ter alguém em quem confiar. Uma pesquisa da Universidade de Brigham Young, nos Estados Unidos, mostrou que a amizade faz bem à saúde. Ela pode aumentar em até 50% a taxa de sobrevivência de um indivíduo diante de adversidades à saúde física e mental. Não ter amigos, por outro lado, pode ser tão ruim quanto fumar 15 cigarros por dia ou ser alcoólatra.


Amigas de fé e de verdade, ela  sempre me dá o ombro quando mais preciso...
Segundo a professora Claudia Barcellos Rezende, do Departamento de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), isso acontece porque o ser humano precisa viver em grupo. "Como essa é uma questão importante em nossa sociedade, as pessoas com dificuldade de manter amizades devem ser mais infelizes ou tristes. Isso pode ter algum efeito na saúde", explica.
  

Euzinha e meu amigo César Sousa
 A falta de amigos faz aflorar o sentimento de não pertencer a um grupo. "Isso diminui a autoestima e a capacidade de a pessoa perceber melhor a si mesma", afirma, por sua vez, o psicólogo Waldemar Magaldi. E fique atento: amigos são diferentes de colegas. "A amizade exige uma troca, é uma relação de interesse mútuo, na qual duas pessoas fazem bem uma à outra", explica.


Amigos sempre , mesmo entre tapas e beijos... rsrs...ele me faz muita raiva, mas  gosto desse louco.
 Isso pressupõe uma confiança que não existe entre colegas. "No amigo, você pode confiar. Ele estará presente e vai apoiá-lo em todas as situações", acrescenta Claudia. Outra forma de identificar quem está mais próximo é saber que a amizade faz bem, enquanto relações com interesses unilaterais são "patológicas e doentias", conforme define o psicólogo. Ou seja: se você sentir que o "amigo" não se importa muito com sua felicidade e seu bem-estar, desconfie.

Como um companheiro para todas as horas é uma joia rara, cuide bem do seu. Saiba ouvir os problemas dele, procure não ferir os sentimentos do outro, ajude-o quando ele estiver desanimado, e, sobretudo, seja sincero. "Quanto mais transparente uma pessoa for, mais fortes são os vínculos de amizade. É uma relação que vai além do tempo e do espaço", completa Magaldi.

                                                                                                                                 
    Fonte: Portal Vital

Um comentário:

  1. Cesar Sousa1:17 PM

    Minha Amiga Socorro Carvalho. Deus reservou 2012 motivos para nos encontrarmos neste ano maravilhoso e aprendermos juntos a superar desafios profissionais e pessoais. Já temos uma pequena história de amizade sincera. Sentimos quando o outro não está bem, mas transparecemos sorrisos, afetividade e luz para tornar o ambiente mais positivo. A propósito, saiba que aprendi e continuo aprendendo muito com você sobre os fluidos da energia que as pessoas passam. Você tem uma sensibilidade incrível no que se refere a presença e ao caráter de alguém. E assim, o teu olhar perspicaz começa a fazer parte do meu dia-a-dia, porque assim são os amigos: eles aprendem a ver as coisas pelo olhar do outro. Muito obrigado pela companhia de todas as manhãs - e as vezes, só a tarde. Viva um feliz natal, abençoado com muito amor em sua família. Amém.

    ResponderExcluir

Agradeço sua visita, com breve retorno!! Seu comentário vem somar mais versos em minhas inspirações... grande abraço. Se quiser pode escrever diretamente para o meu email: socorrosantarem@gmail.com