sexta-feira, fevereiro 03, 2012

JOVENS DEBATEM ESTRATÉGIAS DE LUTA EM DEFESA DA ÁGUA

Rio Tapajós - Em Santarém   do Tapajós  

."É necessário mudar o modelo de desenvolvimento predominante de nossas sociedades para conviver em harmonia com as bondades da Mãe Terra”. Essa foi uma das conclusões dos/as participantes do V Congresso Internacional de Jovens em Defesa da Água e do Meio Ambiente, realizado entre os dias 17 e 21 de janeiro em Cochabamba, Bolívia. Na ocasião, os jovens discutiram sobre um tema relevante e em pauta nas agendas de movimentos sociais e ambientalistas: defesa da água.


O Congresso reuniu jovens de Estados Unidos, Bolívia, Chile, Argentina e Peru para trocar experiências e discutir ações de "gestão ambiental e conservação de recursos hídricos diante da contaminação mineira”. Além disso, debateram sobre alternativas de solução e compromissos diante da atual situação ambiental.
Em pronunciamento, os participantes do encontro destacaram a existência de uma "crise de contaminação da água por atividades extrativas energéticas, atividades domésticas e industriais que são similares em Peru, Chile, Argentina e Bolívia”. De acordo com os jovens, a mineração contamina não só a água, mas também ar, solos, fauna, flora e cultivos. Isso sem falar nos danos causados à saúde humana.


Os participantes destacaram que seus países não possuem políticas ambientes suficientes para garantir a justiça ambiental. Por outro lado, lembraram que os jovens estão promovendo ações em defesa do meio ambiente.


Para reforçar essas medidas, estabeleceram no Congresso algumas resoluções, tais como: formar ou fortalecer movimentos juvenis em cada região que realizem projetos de ação diante da injustiça ambiental; fortalecer lideranças ambientais; promover ações de conscientização e sensibilização a favor dos recursos hídricos e ambientais; formar redes e alianças estratégicas para conhecer, avaliar, investigar e legislar para compensar os problemas ambientais e hídricos; promover atividades para a conservação das cabeceiras das bacias; denunciar a contaminação ambiental; e envolver as empresas que causam danos ambientais no processo de cuidado dos recursos hídricos e ambientais, respeitando os direitos humanos das comunidades.

Marcha pelo Direito à Água

Na  quarta-feira (1º), integrantes de organizações sociais saíram de Cajamarca, no Peru, em uma Grande Marcha Nacional pelo Direito à Água. A expectativa é que a ação se estenda até o próximo dia 10, quando está prevista a chegada dos manifestantes em Lima, capital do país.


A mobilização tem como principal bandeira a defesa das águas e da Terra. Dentre as demandas estão: a proibição do uso de cianureto e mercúrio na mineração, o direito das comunidades serem consultadas sobre a realização de projetos mineiros, o fim das atividades mineiras nas cabeceiras de bacias hídricas, o reconhecimento da água como um direito humano, e o respaldo à Ordem do Governo Regional de Cajamarca, que considera o projeto Conga (da transnacional Newmont-Buenaventura-IFC - Mineira Yanacocha) inviável



Fonte: Adital

OUTRAS PALAVRAS...


 
Eu poderia escrever um imenso texto expressando a minha alegria, sentimento de carinho e amor que sinto por você e todos do Projeto Rádio Pela Educação(PRPE). Mas palavras não seriam suficientes para expressar a profunda e imensa gratidão que guardo e pra sempre guardarei em meu coração por cada um e cada uma de vocês que formam a equipe do PRPE. Acredito que Deus determinou um tempo certo para tudo na vida gente.
Você, Socorro, chegou no tempo certo na minha vida. Você me fez crescer profissionalmente, contribuiu para meu amadurecimento como pessoa, como jornalista, mulher! Obrigado por tudo! Você ocupa um espaço especial em meu coração.
Me lembrarei sempre de você pelo seu sorriso, por aquelas suas constantes palavras “Andria..acorda!!!”..kkkkk, pelo seu jeito de ser, sincera, direta, verdadeira e humilde de coração.
Uma mulher, mãe, jornalista, excelente profissional apaixonada peoa que faz, pelo que é, pelo simples fato de ser única, de ser uma grande poeta, de ser Socorro Carvalho, de ser mulher!!
Obrigado pro tudo!!!Do fundo do meu coração!!

Te adoro!!!Bjs

Andria Roberta





Puxa!!... sem palavras...

Obrigada, Andria!

Socorro Carvalho

PALAVRAS....


Obrigado Socorro por todo o carinho.
 Sei que sempre posso contar com você.
 Neste momento de alegria foi realmente importante ter ao meu lado pessoas que me viram crescer e viver várias fases, como o início de tudo no projeto Rádio pela Educação. Vivo este primeiro passo na vida acadêmica, mas já realizo um dos meus maiores sonhos, sou JORNALISTA.

Agradeço o carinho de você e a estima de toda sua família. Obrigado pelo incentivo.


Genildo Júnior


* Obrigada pelas palavras, Júnior  .
Olha só quem está aqui...lembra dela?







Genildo Júnior

Nossa, como o tempo passa rápido. Um dia desses esse menino estava na 6ªserie. Na época, fui prof. desse "chatinho".srsrs Mas sempre foi um garoto muito esforçado. Depois até nos tornamos bons parceiros na sala de aula.srs Um forte abraço, Genildo! Sonhou,lutou e realizou!!!! Parabéns!!!!

Rô Almada
( ex professora de Língua Portuguesa e Inglesa da Escola São Francisco.
Atualmente residindo em Sintra – Portugal)