quarta-feira, agosto 01, 2012

PAISAGEM DA VIDA

Por do sol em Alter do Chão - por Luana Lobato
De repente vejo o sol se por
Vislumbro a paisagem que se forma,
A natureza é bela.
Como expectadora, contemplo.
Vagando em silêncio.
Estaciono as margens de ti.
Sinto seu cheiro
Exalando-se no aroma do rio...
Em meio a saudade.
Vejo o sol abraçar a lua,
No cair da noite, que se aproxima.
Cá em meu peito se deita a poesia
Versos que rimam em seu olhar,
Raras estrofes
Olhar perdido...
Na nitidez da poética
Sentimentos retidos,
Desejos contidos , em mim.
Nesse meu inquieto querer.
As lembranças chegam
Debruçam-se,
Amontoam-se.
A poesia se agasalha...
Devagar.
O poema se concretiza.
Enquanto busco no infinito...
A sua presença ,
Nessa paisagem linda,
Paisagem da vida...
Dentro dessa saudade infinda.
Enclausurada em meu coração.


Socorro Carvalho


* A foto retrata o por do sol na praia de Alter do Chão, em Santarém do Tápajós e foi "emprestada" do face da minha colega Luana Lobato, moradora da vila. A inspiração .... bem ai é outra história. Digo como meu ilustre amigo Neucivaldo Moreira,  " são coisas do meu eu lírico" rsrs, não consigo explicar.Talvez, seja pra ti ou quem sabe seja simplesmente  um desvario poético diante de tão maravilhosa imagem, que acaba por nos  envolver não somente a visão, mas o coração.



A COCA-COLA ESTÁ COM SEUS DIAS CONTADOS NA BOLÍVIA


A Coca-Cola está com seus dias contados na Bolívia
Coca-Cola será expulsa da Bolívia por Evo Morales no próximo 21 de dezembro

Em uma decisão de causar espanto na mídia capitalista, o governo socialista do presidente Evo Morales acaba de expulsar a Coca-Cola da Bolívia. A decisão precisará ser cumprida até o dia 21 de Dezembro deste ano. Segundo o ministro do Exterior boliviano, David Choquehuanca, esta determinação está "em sintonia com o fim do calendário Maia” e será parte dos festejos para celebrar o fim do capitalismo e o início de "uma cultura da vida”. A festa ocorrerá no fim do dia, no solstício de verão (no Hemisfério Sul), na Ilha do Sol, situada no Lago Titicaca.

– O dia 21 de Dezembro de 2012 marca o fim do egoísmo, da divisão. O 21 de Dezembro tem que ser o fim da Coca-Cola e o começo do mocochinche (refresco de durazno, um refrigerante muito popular no país). Os planetas se alinham após 26 mil anos. É o fim do capitalismo e o início do comunitarismo – disse Choquehuanca, em um ato ao qual compareceu o presidente do país.

A medida, que atrai os holofotes da mídia para o governo boliviano, reforça a determinação de Evo Morales no reforço a um Estado socialista. Ele tem recebido várias críticas de seus eleitores por agir "devagar demais”, segundo as críticas, em determinar o fim do capitalismo naquela nação andina. A medida também visa melhorar a saúde da população. A Coca-Cola, assim com a maioria dos refrigerantes industrializados, contem substâncias comprovadamente nocivas ao corpo e cujo consumo constante se associa a infartos cardíacos e derrames cerebrais.


Fonte: Correio do Brasil

GOVERNO REÚNE HOJE , À NOITE, COM DOCENTES EM GREVE


O Ministério do Planejamento adiantou, das 21h para às 19h, a reunião que acontece nesta quarta-feira (1) com representantes dos docentes em greve. A informação foi repassada à presidente do ANDES-SN, Marinalva Olivereira, pela Secretária Adjunta de Relações do Trabalho do Planejamento, Marcela Tapajós.

Até o momento 53 assembleias gerais já rejeitaram a reformulação da proposta apresentada pelo governo na última semana (24/7), de acordo com levantamento parcial feito pelo Comando Nacional de Greve do ANDES-SN.

“Isso mostra que até o momento o governo não ouviu os docentes, pois nós apresentamos uma proposta de reestruturação da carreira e ele propõe aparente esvaziamento conceitual e expressão de valores nominais em tabelas, que conduzem a uma desestruturação ainda maior da atual carreira”, argumentou a presidente do ANDES-SN, Marinalva Oliveira.

Diante desse quadro, a greve continua. “A categoria discorda do que o governo apresentou até agora, da lógica em torno da qual o governo incide sobre a carreira docente, e vamos continuar na mesa para que possamos negociar efetivamente os rumos da organização do trabalho docente para o futuro e chegar a um acordo”, afirmou.

A presidente do ANDES-SN lembrou que o governo não cumpriu parte do acordo, assinado em agosto do ano passado, em que se comprometia a discutir e apresentar em um grupo de trabalho uma proposta de reestruturação da carreira.

O CNG/ ANDES-SN está reunido neste momento elaborando a resposta que será apresentada ao governo, com base nos resultados e nas sugestões enviadas pelas assembleias.

Confira aqui material que aponta as principais diferenças entre a reivindicação dos docentes e o proposto pelo governo.

 
Fonte: ANDES-SN

VOLTA AS AULAS FOI UMA FESTA PARA OS ALUNOS DO MUNICÍPIO

 
SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO INICIA SEMESTRE LETIVO EM SANTARÉM
 
Na manhã de hoje o secretário de educação de Santarém, professor Luis Alípio Gomes, participou da solenidade de retorno das aulas na rede municipal. A programação foi na Escola Municipal Wilde Fonseca, na grande área da Nova República, reunindo alunos, pais, professores e a direção.
 
“É com muita satisfação que venho desejar um ótimo semestre letivo, que possamos ter renovado nossas energias e com certeza os profissionais de educação estarão sempre empenhados para garantir uma educação de qualidade para nossas crianças e adolescentes”, destacou o secretário.
 
A recepção no educandário foi simbólica, considerando que todas as escolas da rede municipal localizadas na área urbana e no campo também retornaram as atividades, realizando a programação com seus diretores e professores.
 
“Trago o abraço da prefeita Maria do Carmo que não pôde estar presente, mas que tem trabalhado para garantir sempre a alimentação de qualidade, a valorização de nossos profissionais da educação e manter o ambiente agradável, com espaços de qualidade e agradáveis”, enfatizou Alípio.
 
A partir das 13 horas o titular da SEMED participa da programação de reinício do ano letivo na Escola Municipal César Ramalheiro, na Área Verde.
 
VÁRZEA – Hoje as escolas municipais da várzea estão iniciando o ano letivo 2012, que prossegue até o dia 30 de abril de 2013. Os estabelecimentos mantém um calendário diferenciado devido a cheia dos rios, porém cumprem os 200 dias letivos mínimos estabelecidos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). (Assessoria de Comunicação da SEMED – Santarém.

Informação:  Blog do Espalha Brasa

CIDADE PARAENSE SAI DA LISTA DOS MUNICÍPIOS QUE MAIS DESMATAM

Ulianópolis, Pará, teve 80% dos imoveis rurais
cadastrados em programa ambiental

A  cidade paraense de Ulianópolis – a 400 km de Belém – acaba de sair da lista dos municípios que mais desmatam na Amazônia. Graças ao  cadastramento de 80% das propriedades rurais, regularizando a situação junto às entidades ambientais, a cidade já está novamente apta a receber financiamentos de instituições de crédito e a comercializar seus produtos para indústrias de carnes e grãos. Ulianópolis, Pará, teve 80% dos imoveis rurais cadastrados em programa ambiental


O embargo é resultado da resolução nº 3545/08 do Conselho Monetário Nacional, que condiciona a obtenção de financiamento rural na Amazônia à apresentação de documentos que comprovem a regularidade ambiental do imóvel. A medida é uma forma de estimular a preservação das florestas e conter o desmatamento. Nos 48 municípios que mais desmatam, as limitações foram estendidas a todos os proprietários, mesmo aqueles cuja atuação estivesse em conformidade com a lei.


A realização do cadastramento ambiental rural faz parte do projeto-piloto Planos Estaduais de Prevenção e Controle dos Desmatamentos na Amazônia Brasileira e Cadastramento Ambiental Rural Municipal. Implementado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o projeto conta com financiamento do governo da Noruega.


Além de Ulianópolis, outros cinco municípios participam do projeto: Dom Eliseu, no Pará, Marcelândia, em Mato Grosso, e Acrelândia, Senador Guiomard e Plácido de Castro, no Acre. Dom Eliseu também já concluiu o cadastramento, mas ainda não atingiu a meta de 80% das propriedades, o que impede o município de reverter o embargo.

Leia a matéria completa ... Correio do Brasil