sexta-feira, dezembro 07, 2012

EU SOU ASSIM...


Não faço média, para ganhar amizade. Quem me gosta, gosta pelo que sou, com meu jeito, qualidades e defeitos. Intuitiva, tenho facilidade de perceber rapidinho gente interesseira e oportunista ...E esse tipo de gente, gosto bem longe de mim.

 Sou  mulher. Sou de fibra. Sou forte. Sensível e frágil? De flores e versos? As vezes. Mas    quando estou apaixonada, ou  quando estou amando. Por falar em amor. O amor é um sentimento que me inebria, me inebria tanto que estou assim embriagada  já faz um tempinho .Já faz um tempinho  que passei a amar de verdade e desde então, amo e me apaixono,  pela mesma pessoa todos os dias, e faço isso a  cada dia  sempre de um jeito diferente...Até mesmo na saudade e na distância, que ora nos separa. Não sei explicar, só sei que é amor de verdade. Só que essa História conto depois.

Tenho manias e defeitos. Não sou perfeita. Sou humana. Acordo cedo. Não tenho manhas. É que aprendi muito cedo,  que a vida é um espetáculo. E depende de mim o enredo da peça a ser encenada no palco, e eu decido se vai  ser boa ou ruim. Portanto, prefiro sempre escrever a melhor história e o enredo mais bonito.  Nesse pensamento me inspiro e em cada dia, luto pelos meus objetivos  com mais garra e prefiro  acreditar,  em meus  sonhos, em cada nova manhã, em cada dia.


Dependência? Só do amor e misericórdia de Deus, do carinho e atenção da minha mãe e do meu filho. Quando tenho dificuldades, busco em Deus a força para vencer meus medos, e nessa fé sempre consigo vencer os desafios. Não sou aquela religiosa de todos os sábados e domingos, na igreja. Mas se alguém precisa de minha ajuda estou sempre pronta a ajudar.   E quando sinto vontade de ir à  Missa me entrego inteira nas mãos de Deus. Creio no mistério da vida,  na Força de Deus e no amor de Maria. Não faço fachada! Sou muito rigorosa   comigo mesmo. E exijo demais das minhas concepções sobre  a vida. E isso as vezes me fere e machuca, mas em minha opinião,  não consigo enganar Deus... enfim... isso é outra história.  Só sei que odeio mentiras,  gente  puxa saco, gente sem compromisso com o que faz e os hipócritas que pregam o que não fazem... Ao contrário, gosto de quem fala a verdade, mesmo que ela seja dura, não importa, prefiro que seja a verdade. Gosto de gente que sabe fazer a diferença, que se dedica no que faz, que busca crescer pela competência e não por bajulação... sou assim. Gente que que tem  humildade para aprender e que depois de aprender não se autojulgue o/a insubstituível. Enfim, gosto de gente pé no chão. Gosto de gente otimista que se encanta com a realização dos  amigos(as) que vê  possibilidades e encontra soluções.

Sou Santarena de nascimento, de alma e coração,  e conforme canta Cristina Caetano: “ Sou cabocla, parida no Tapajós...” .  E assim como Ray Brito : “ Não permito senhores que ninguém,  goste mais do que eu de Santarém...” Amo minha terra. Ela não é perfeita,  mas eu prefiro o encanto das paisagens,  que me inspiram poesia. Do que ficar reclamando os buracos... Prefiro me orgulhar da minha gente, da arte, dos talentos, do banho no Tapajós, das praias alvas que enfeitam as margens de nossos lindos rios, o por do sol sobre o Tapajós.  O resto é só o resto.  Prefiro olhar com poesia essa terra tão minha. Bairrista? Porra nenhuma. Meu pai foi quem me ensinou a sempre ver o lado bom da minha terra. Amo a música, a poesia, a riqueza existente em tanta  gente inteligente. Caboclos? SIM. Mas caboclos e caboclas inteligentes,  hospitaleiros (as), atenciosas (os), acolhedoras (es) que partilham, que sabem fazer a diferença quando se trata de cuidar bem a quem chega em Santarém... Isso mesmo Santarém. A terra que tem Sebastião Tapajós, Dica Frazão, Nato Aguiar ( santareno de coração), Apolinário, Anselmo Colares e tantos outros e outras que são motivos de orgulho e competência de nossa terra, Pérola do Tapajós. Sem esquecer a turma que já  se foi entre eles, Wilson Fonseca, Wilde Fonseca, Emir Bemerguy, Edil Salomão e Dom Tiago que essa  terrinha  tanto amou. E claro, meu velho pai Pedro Rocha de Lima meu inesquecível amigo e o santareno mais fervoroso que  já conheci, homem de guerra filho que essa cidade tanto amou..

Sou assim... me emociono com a felicidade dos outros e  sou feliz assim.
Sou assim e não tente me mudar, jamais irei mudar só para lhe agradar, isso lhe garanto de todo meu coração.No entanto, não posso negar... sou assim ... mas de uma coisa tenha certeza: Te amo, de verdade.

Obrigada meu Deus, pela minha vida, minha família, amigos (as) de verdade , pelo meu trabalho e pelo dom da vida.

Sou assim... sou a Socorro Carvalho

CONFISSÕES

Rutinha... viajando nos pensamentos ( linda foto)
Não sei se você neste momento
assim como eu
em algum lugar
ocupado ou não
dormindo ou acordado
feliz ou chateado
neste momento em qualquer circunstância pensa em mim?
assim como eu penso em você
não sei porquê
mas toda hora penso em ti
Queria adivinhar os teus passos
queria ser presente nos teus sonhos
e consolo nos teus pesadelos e lagrimas
e alegria em sua tristeza
ser a noite em seu dia
e o dia só para nos dois
só pra te abraçar
te beijar
te amar
te curtir simplesmente
Só nos dois
EU SUA
E VC MEU.

Daniela Mota 


A autora do texto é a Dany, colega da Turma de Letras 2011 da Ufopa)
A foto é do arquivo pessoal da Rute Moreira - Funcionária Pública/ Ibama

DIONE OLIVEIRA - O AGRADECIMENTO

Dione Oliveira - Acadêmico de Jornalismo do IESPES


Primeiramente, quero agradecer meu bom Deus, por ter me proporcionado a realização desse sonho em minha vida. Também estendo meu agradecimento á minha mãe, que sempre esteve ao meu lado me apoiando me incentivando, que eu poderia chegar a esse dia tão especial em minha vida. A conclusão da minha graduação.

Te amo muito mãe, e admiro a senhora por tudo que a senhora é para mim. Tenho muito orgulho
de ser seu filho. Não poderia deixar de registrar meu agradecimento a minha orientadora professora Msc Rosa Luciana Rodrigues que me ajudou muito com sua orientação, e contribuir para que eu pudessem chagar á esse momento tão especial de minha vida. Muito obrigado professora por tudo.
Quero agradecer aos professores Paulo Lima e Milton Mauer, que  participaram  da banca, avaliando minha monografia e contribuindo com suas colocações. Meu muito obrigado.

Não poderia deixar de falar do Projeto Rádio Pela Educação que tem a Rede de Repórteres Educativos, que foi meu objeto de estudo. Agradeço de coração ao César Sousa e a Socorro Carvalho que fazem parte atualmente desse projeto tão inovador na vida das pessoas.

Agradeço de coração a Comunidade de Capixauâ - Rio Tapajós zona rural de Santarém, que tem a Escola Municipal Júlio Santos Farias, onde funciona a Rede de Repórteres. Lá pude vivenciar um pouco dessa experiência, juntamente com os repórteres da rede. Foi um momento único em minha vida, em saber da importância que se tem o papel da rede na comunidade. 
Quero estender meu agradecimento ao professor Paulo Alves responsável pelo educandário, que me recebeu com muito carinho para eu desenvolver esta pesquisa, e chegar à conclusão da minha monografia. Meu muito obrigado professor.

Agradeço de coração todos os meus familiares, que torceram por mim e pediram em suas orações. Em especial meus padrinhos Maria Antonia, Luiz. Minhas irmãs Alexandra e Noelia. Meus primos Paulo Robson, Leilane, Lidiane, Maycon, Vaneide, Hilda e Daiana. Também agradeço aos meus amigos que sempre torceram por mim Darlisson, Jefferson,Bruna Jaqueline, Paulo Robson, Shirley e Rosa Rodrigues.
Obrigado, por todos vocês existirem em minha vida, e que Deus possa derramar muitas benções. E que Maria Santíssima possa está sempre estar  intercedendo por cada um de nós junto ao Filho.

Dione Oliveira!


Santarém 06 de dezembro de 2012.



Parabéns!! Parabéns!!
Sucesso e tudo de bom,  desejamos a você.
Que Deus continue te abençoando, sempre.
Somos gratos  por cada palavra de agrdecimento  e carinho.
Saiba que você é muito especial para todas e todos nós da  equipe do Rádio pela Educação


Um grande abraço!!

Da Socorro Carvalho e de  toda a equipe do Projeto