quarta-feira, janeiro 09, 2013

FERRAMENTAS AUMENTAM PÚBLICO NA BIBLIOTECA MUNICIPAL



A Biblioteca Municipal Paulo Rodrigues dos Santos completará 46 anos. Administrada pela Prefeitura Municipal de Santarém (PMS), através da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), a direção do acervo comemora o grande índice da frequência de público. “Resultado da quantidade com diferentes títulos de leitura e a inclusão do sistema de Wi-Fi (intenet). E deve ficar melhor com o funcionamento do Telecentro neste semestre. Mesmo nas férias a biblioteca continua muito frequentada. O alunado do ensino regular está de férias, mas muitos continuam a exercer as atividades de leitura e o acesso à internet. E o diferencial está no público que estuda para concursos e vestibulares”, disse a Coordenadora e bibliotecária, Renata Ferreira.


Dados do relatório anual da  Biblioteca Pública Municipal aponta o cadastro de 2. 531 usuários.  Comtempla um acervo de 12.200 exemplares que  possibilita o atendimento de 115.346.  “A internet continua ser mais um facilitador da pesquisa. Nós tivemos 3.132 usuários na pesquisa digital. Outro segmento de atividade que chamará mais público será quando o nosso Telecentro estiver em funcionamento, uma das propostas de execução do nosso secretário de cultura, Nato Aguiar”, informou a bibliotecária.


No dia 20/01 o acervo público vai completar 46 anos. Haverá uma programação no dia 18/01, por conta da data do aniversário cair no domingo. “Nesse dia vamos passar um sequência de documentários sobre a cidade de Santarém. E vamos premiar os nossos leitores que mais fizeram empréstimo de livros”.

Para Ailla Caroline Batista  de 17 anos a leitura só contribui positivamente para vida do cidadão. “ A biblioteca municipal é muito importante na vida de quem quer crescer.  Importante para o desenvolvimento intelectual de toda sociedade. Eu venho quase todos os dias durante a semana. Aqui é um ambiente muito agradável”.

Histórico:

A Biblioteca Municipal Paulo Rodrigues dos Santos foi fundada em 20 de janeiro de 1967, pelo prefeito Dr. Everaldo de Souza Martins, localizada no prédio da Câmara Municipal da época, antigo Theatro Victória. Em 1975 o Diretor Presidente da Casa da Cultura, Wilson Dias da Fonseca transferiu a Biblioteca para o prédio atual.
Em 22 de junho de 2006, o governo municipal de Santarém em parceria com a Fundação Cargill no município, após seis meses de reforma do prédio, reinaugurou a Biblioteca.
O projeto de revitalização visou à reforma, atualização do acervo com aquisição de 2.000 novos livros, capacitação dos funcionários, informatização, capacitação de professores da rede pública municipal e criação de uma sala multifuncional com brinquedoteca.

Funcionamento da Biblioteca:

O funcionamento da Biblioteca Municipal Paulo Rodrigues dos Santos prossegue no horário normal, de 8h às 18h. De segunda à sexta-feira.

Entrevistas e informações podem ser adquiridas com Nato Aguiar ( Secretário Municipal de Cultura – Semc) / Renata Ferreira ( Coordenadora e bibliotecária/Biblioteca Municipal de Santarém) 9164-0999



Alciane Ayres (Ascom - Sec. Mun.de Cultura/Semc)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua visita, com breve retorno!! Seu comentário vem somar mais versos em minhas inspirações... grande abraço. Se quiser pode escrever diretamente para o meu email: socorrosantarem@gmail.com