quarta-feira, janeiro 09, 2013

PASTORAL DA JUVENTUDE LANÇA 6º CONGRESSO


Na manhã desta terça, 08, aconteceu o lançamento oficial do 6º Congresso da Pastoral da Juventude (PJ) da Diocese de Santarém. O lançamento ocorreu através de uma coletiva à imprensa local, às 09h na sala do Setor Juventude (Centro Diocesano de Pastoral), e foi promovido pela coordenação diocesana da PJ. O 6º Congresso será realizado no período de 22 a 24 de fevereiro deste ano, em dois locais: no salão da paróquia São Raimundo Nonato e no colégio São Raimundo Nonato. É destinado aos jovens das 11 regiões pastorais da Diocese de Santarém (15 por região), aos movimentos jovens eclesiais, alunos de escolas e de universidades.

Também foi definido o tema: “Juventude, Fé e Vida na Amazônia”, e o lema: Jovem, força da civilização do amor. Nos três dias serão abordados quatro assuntos ligados à realidade juvenil: a cultura, a educação, o trabalho e os grandes projetos instalados na Amazônia. Também serão realizadas palestras sobre o Ano da Fé e os 50 anos do Concílio Vaticano II.

Durante a entrevista, a coordenadora da PJ, Karina Rocha, disse que o 6º Congresso é fruto de uma reflexão feita com os grupos de jovens das áreas pastorais que sentiram a necessidade de fortalecer o trabalho pastoral, além de discutir sobre a realidade atual da juventude de vive nesta região da Amazônia.
Tiago Rocha, auxiliar da coordenação da PJ, que também esteve presente, destacou alguns desafios que precisam ser enfrentados pelos jovens e que estes necessitam de apoio das instituições públicas e religiosas. Ele lembrou que os jovens são as maiores vítimas da violência, e a fé e a justiça são os elementos que podem ajudar a transformar tal realidade.

Para o assessor da Pastoral da Juventude, Padre Edilberto Sena, o tema do 6º Congresso já é uma demonstração de que a juventude tem um compromisso com a defesa da Amazônia e seus povos. “A luta em defesa da Amazônia é um compromisso profético de todos que vivem aqui, e a juventude está tomando consciência disso”, ressaltou.

Como parte da preparação será refletida pelos jovens e comunidades uma cartilha com quatro encontros, a respeito dos assuntos a serem discutidos no 6º Congresso.
A partir desta terça, as inscrições estão abertas e podem ser feitas no Centro Diocesano de Pastoral (sala do Setor Juventude).

O 5º Congresso aconteceu em 2006.


Ercio Santos – Pastoral da Comunicação/Diocese de Santarém

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua visita, com breve retorno!! Seu comentário vem somar mais versos em minhas inspirações... grande abraço. Se quiser pode escrever diretamente para o meu email: socorrosantarem@gmail.com