PASTORAL DA JUVENTUDE LANÇA 6º CONGRESSO


Na manhã desta terça, 08, aconteceu o lançamento oficial do 6º Congresso da Pastoral da Juventude (PJ) da Diocese de Santarém. O lançamento ocorreu através de uma coletiva à imprensa local, às 09h na sala do Setor Juventude (Centro Diocesano de Pastoral), e foi promovido pela coordenação diocesana da PJ. O 6º Congresso será realizado no período de 22 a 24 de fevereiro deste ano, em dois locais: no salão da paróquia São Raimundo Nonato e no colégio São Raimundo Nonato. É destinado aos jovens das 11 regiões pastorais da Diocese de Santarém (15 por região), aos movimentos jovens eclesiais, alunos de escolas e de universidades.

Também foi definido o tema: “Juventude, Fé e Vida na Amazônia”, e o lema: Jovem, força da civilização do amor. Nos três dias serão abordados quatro assuntos ligados à realidade juvenil: a cultura, a educação, o trabalho e os grandes projetos instalados na Amazônia. Também serão realizadas palestras sobre o Ano da Fé e os 50 anos do Concílio Vaticano II.

Durante a entrevista, a coordenadora da PJ, Karina Rocha, disse que o 6º Congresso é fruto de uma reflexão feita com os grupos de jovens das áreas pastorais que sentiram a necessidade de fortalecer o trabalho pastoral, além de discutir sobre a realidade atual da juventude de vive nesta região da Amazônia.
Tiago Rocha, auxiliar da coordenação da PJ, que também esteve presente, destacou alguns desafios que precisam ser enfrentados pelos jovens e que estes necessitam de apoio das instituições públicas e religiosas. Ele lembrou que os jovens são as maiores vítimas da violência, e a fé e a justiça são os elementos que podem ajudar a transformar tal realidade.

Para o assessor da Pastoral da Juventude, Padre Edilberto Sena, o tema do 6º Congresso já é uma demonstração de que a juventude tem um compromisso com a defesa da Amazônia e seus povos. “A luta em defesa da Amazônia é um compromisso profético de todos que vivem aqui, e a juventude está tomando consciência disso”, ressaltou.

Como parte da preparação será refletida pelos jovens e comunidades uma cartilha com quatro encontros, a respeito dos assuntos a serem discutidos no 6º Congresso.
A partir desta terça, as inscrições estão abertas e podem ser feitas no Centro Diocesano de Pastoral (sala do Setor Juventude).

O 5º Congresso aconteceu em 2006.


Ercio Santos – Pastoral da Comunicação/Diocese de Santarém

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Frases picantes que homens gostam de ouvir na hora do sexo

UMA CARTA PARA MEU FILHO AMADO..

ENFIM... MEUS 18 ANOS DE IDADE!!!