sexta-feira, janeiro 18, 2013

SECRETARIAS DA PREFEITURA DE BELTERRA CONCLUEM PLANEJAMENTO AMANHÃ


Começou hoje (18), a conclusão do Planejamento 2013 da Prefeitura de Belterra. O encontro está sendo realizado nas dependências da Escola Municipal Professora Vitalina Mota, localizado na comunidade do Trevo Km 37 BR 163 e conta com a participação de todas a equipes de governo, além dos conselheiros. O encerramento do encontro está previsto para o sábado, dia 19, ao meio dia.
Na abertura do encontro a prefeita de  Belterra Dilma Serrão ressaltou que o objetivo do encontro é definir as ações a serem desenvolvidas pelas secretarias de Governo durante o ano de 2013. Dilma agradeceu a participação do Conselho da Cidadania que segundo ela, terá a oportunidade de contribuir com o planejamento do município e também fará o acompanhamento das ações. “Quero agradecer a participação não somente das Secretarias, mas também dos membros do Conselho da Cidadania, que representa neste encontro a participação popular, pois sei da importância do Conselho para o fortalecimento do Controle Social em nosso Município”.
O contador da Prefeitura, Alfrizio Augusto, fez inicialmente uma exposição sobre os procedimentos legais das secretarias no uso dos recursos públicos e na captação de novos recursos “Este encontro é importante principalmente a equipe técnica deste governo precisa ter clareza de todos os procedimentos de uma boa gestão dos recursos públicos, desde os processos de prestação de contras, Licitações bem como a Capitação de Recursos através da elaboração de projetos, tendo em vista que os recursos do município são escassos”.
Logo em seguida, iniciou-se a apresentação do planejamento de cada Secretaria realizado em reuniões anteriores. Diana Colares representou a Secretaria de Meio Ambiente e Turismo (SEMAT) e expôs a realidade do órgão apresentando também as metas para 2013 que contempla ações para o desenvolvimento do turismo, de fiscalização e de educação ambiental. Na sequência, o secretário de Agricultura e Abastecimento Jorge Oliveira, apresentou as propostas para desenvolver a produção rural. E para encerrar as apresentações da manhã, o secretário de trabalho e promoção social Reginaldo Lobo apresentou as metas da SEMTEPS a serem enfrentadas no ano em curso.
Após as apresentações houve debate, onde os conselheiros da cidadania fizeram suas observações e tiraram dúvidas sobre as ações previstas. O encontro deste primeiro dia foi concluído com apresentação do Planejamento da SEMOVI e da Saúde. Amanhã, o encontro terá a apresentação do Planejamento da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto; e da Secretaria de Administração, Finanças e Planejamento, a partir das 08h.

Mônica de Almeida – Ascom/Gabinete da Prefeita

DIOCESE DE SANTARÉM - NOTÍCIAS PASTORAIS



Programação de encerramento da 6ª Experiência Missionária  em Belterra

##Ontem dia 18, aconteceu o passeio ciclístico missionário, no percurso da comunidade São José – Estrada 8 até à matriz de Santo Antonio – Belterra.
Neste sábado dia 19, acontece a procissão luminosa. A concentração é na Estrada 1 com a vila Operária. Saída está marcada para às 19h em direção à matriz. Na chegada, celebração Eucarística. Às 22h, seresta missionária, no salão paroquial.
E no domingo dia 20, às 08h será feita a avaliação da 6ª experiência missionária. Pela tarde acontece uma partida de futebol de campo entre o Combinado de Belterra e o time dos Missionários.
Participaram aproximadamente 70 missionários entre seminaristas, padres, religiosas e leigos das dioceses de Santarém, de Vacaria/RS, Caxias/RS, Pelotas/RS, Curitiba/PR, Toledo/PR, Campo Limpo/SP, São João da Boa Vista/SP, Tubarão/SC, Limoeiro do Norte/CE, Nazaré/PE, Jataí/GO, Juiz de Fora/MG e Prelazia do Xingu/PA. A 6ª Experiência Missionária destacou o tema: “Ele me ungiu para evangelizar os pobres”.

Reunião do Conselho de Pastoral Urbana de Santarém

## Neste sábado, dia 19, acontece a primeira reunião do ano do Conselho de Pastoral Urbana da cidade de Santarém. Será no centro paroquial de São Sebastião, com início às 08h. Na pauta está a aprovação do Plano de Pastoral do Conselho da Cidade, Via Sacra, Campanha da Fraternidade, formação para monitores bíblicos, entre outros. O evento é destinado representantes das regiões pastorais Um, Dois, Três e Seis da Diocese de Santarém, além de vigários, pastorais diocesanas, congregações religiosas e movimentos eclesiais.

São Paulo Apóstolo é festejado no Diamantino

## A partir deste sábado dia 19 os comunitários do bairro Diamantino homenageiam seu padroeiro, São Paulo Apóstolo. Às 19h acontece a procissão de abertura, seguida de celebração Eucarística. Na quinta-feira, dia 24 a liturgia terá a participação das Cebs da Área “A” – Região Dois de Pastoral. No dia 26, sábado, encerramento da festa, a juventude será responsável pela programação. Todas as noites, após as celebrações haverá sorteios de prêmios e apresentações culturais.


Região Pastoral 5 acolhe réplicas dos símbolos da JMJ

## Desde a última quarta-feira, 16, as réplicas dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude estão em visita peregrina à região Pastoral 5 – Rio Tapajós. A réplica da Cruz Peregrina e do ícone de Nossa Senhora estão na paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Fordlândia. A partir da próxima semana, será a vez da juventude da paróquia Santo Inácio de Loyola receber os símbolos. Visitas, reflexões, debates, animação e celebração fazem parte da programação que vai até o dia 30. De lá as réplicas irão para a Região Pastoral 8.  As visitas peregrinas estão em sintonia com a Jornada Mundial da Juventude que vai acontecer no mês de julho, no Rio de Janeiro.

Paróquia de Fátima promove encontro de formação

## A paróquia Nossa Senhora de Fátima promove formação para os membros das equipes de serviço e pastorais. Neste final de semana a formação é para os catequistas do Batismo, Crisma, Catequese infantil e do Matrimônio. O encontro começou ontem,18, no retiro Santa Rita e prossegue até domingo, 20. Também haverá um momento de reflexão sobre a Campanha da Fraternidade 2013.

No próximo final de semana o encontro será para os ministérios litúrgicos: leitores, coral, salmistas, coroinhas, acolhimento e animadores de celebração. O encontro começa dia 25 e encerra dia 27, também no retiro Santa Rita,na comunidade São Braz. 


Festividades de São Braz- região do Eixo Forte

## A partir do dia 26, os comunitários da vila balneária de São Braz festejam seu padroeiro. Este ano, a programação desta o tema: “São Braz desperta a juventude a colocar-se a serviço da Missão” que está em sintonia com a Campanha da Fraternidade deste ano. Às 18h do dia 26 acontece a transladação da igreja para a residência da senhora Meire Rocha. No domingo, dia 27, o Círio, às 08h, e na chegada, a cerimônia de levantamento do mastro e a santa missa.

A festa terá a participação de outras comunidades, escola bíblica e equipes esportivas e vai prosseguir até o dia 04 de fevereiro.
       

Ordenação Presbiteral de Alessandro Pinto

## No dia 30 deste mês será ordenado presbítero, o diácono Alessandro Miranda Pinto. O local é a igreja São Francisco de Assis, no bairro do Caranazal, com início às 19h30.  Ele será ordenado pela imposição das mãos do bispo da Diocese de Santarém, Dom Flávio Giovenale.  Alessandro irá realizar seu sacerdócio na paróquia Nossa Senhora da Conceição, município de Almeirim.  Todas as comunidades, pastorais, movimentos eclesiais e congregações são convidados a testemunhar esse momento importante na vida do futuro padre e da Igreja de Santarém.
A primeira missa presidida por Alessandro será no dia 31, na igreja São Francisco, no Caranazal, às 19h30. Já a primeira missa em Almeirim será no dia 03 de fevereiro, na igreja Nossa Senhora da Conceição, às 19h30.
Contatos:
Alberto Portela: 9129-1876
Alessandra Pinto: 9148-0169

Estudo para monitores bíblicos da Zona Urbana

## Em continuidade ao processo de funcionamento das escolas bíblicas da Diocese de Santarém, vai acontecer mais um estudo para os minitores das escolas bíblicas da Zona Urbana da Diocese. Será de 1º a 3 de fevereiro, no centro de formação Emaús.
Nesta terceira etapa, os monitores irão estudar sobre os personagens do Novo (2º) Testamento.
Cada área pastoral deve enviar 5 representantes. A inscrição pode ser feita no Centro Diocesano de Pastoral e custa 70 reais por pessoa. Um ônibus sairá às 07h30 do dia 1º, de frente do colégio Santa Clara com os participantes até o local do encontro.

Já o estudo para os monitores bíblicos da Zona Rural da Diocese está marcado para o período de 04 a 07 de julho, também em Emaús.

Curso de Especialização em Bíblia 

## De 1º a 11 de fevereiro será realizada mais uma etapa do curso de Especialização em Bíblia. O local é o Centro de Formação Emaús. Os interessados podem fazer suas inscrições no Centro de Formação Emaús. O curso é destinado às lideranças que já estudaram as etapas anteriores e aos que desejaram iniciar a especialização.
O evento é promovido pela Diocese de Santarém e pela Congregação do Verbo Divino. 


Ercio Santos – Pastoral da Comunicação

IDÍLIO DO INFINITO



Era costume, em Santarém, as famílias sentarem-se à porta da rua de suas casas, nas noites quentes de verão, para aproveitarem a fresca, amiga, agradável. E nas noites enluaradas, iam à praia, onde o vento leste, acariciante, contribuía para que a reunião familiar fosse mais aconchegante ainda, graças ao ambiente de lua, praias, risos e rios. E a praia preferida era a do Trapiche, onde se podia ver, nessas noites maravilhosas, dezenas de pequenos grupos, cada grupo reunindo uma família. Cantava-se, tocava-se violão, bandolim; namorava-se, as crianças riam, corriam, brincavam de roda, de cipó-queimado, de cabra-cega. Riam mais ainda quando na brincadeira de cobra-grande o rabeira desprevenido, dava, sem o querer, com roupa e tudo, um mergulho no Tapajós. Era a alacridade, essa alegria sadia, própria da criança e da juventude santarena.

A noite era de plenilúnio e José Agostinho foi à praia, também. E estando lá, põe-se a andar, de lá para cá, para melhor apreciar o luar e a brisa daquela noite, que estava gostosa, demais. De repente, teve a sua atenção despertada por sons vindos de um grupo que se destacava dos demais pelo maior número de pessoas que o formava. Eram sons de clarineta, violino, bandolim e violão. E dele foi se aproximando, devagar, hesitante, até ouvir uma voz grave, vinda do grupo, com a pergunta a si dirigida:

– Quem és?

Antes que respondesse, um jovem, quase menino ainda, disse:

– Ouvi falar que é irmão colaço de um filho do Desembargador Chaves, papai.

– O que fazes? – indagou a mesma voz.

Ia responder quando outra jovem antecipou-se:

– Ouvi o Dr. Anysio dizer que até bem pouco foi primeiro clarineta e requinta da banda de música do Instituto Lauro Sodré.

– Então, és bom músico, meu rapaz! – comentou o dono da voz grave – e o convidou para que participasse da reunião com amistoso:

– Chega-te, meu jovem!

Após insistente convite para que mostrasse sua arte, José Agostinho examinou e experimentou uma velha clarineta que lhe puseram nas mãos, virou-se para os rapazes que tocavam violão, pediu ré menor e tocou um schottisch desconhecido para aquela gente, que o escutou silente e admirada. Ao final, após costumeiros bravos e palmas dos presentes, o homem de voz grave perguntou-lhe:

– De quem é esse lindo schottisch?

– É meu – respondeu meio encabulado.

– Então, és compositor?

– Pretendo sê-lo.

– Pretendes, como?

– Acontece que desde que aqui cheguei – respondeu José Agostinho – comecei a sentir que se desenvolvia dentro de mim a melodia de um schottisch, que acaba de nascer.

Perplexo, diante da surpreendente revelação, perguntou-lhe:

– Já tem nome?

José Agostinho, após fitar, novamente, a moça de pele alva, olhos azuis e cabelos dourados, a mesma que vira, graciosa, exibindo lindo vestido azul, que exigia espartilho e anquinhas, dias antes, no baile que serenava e que desde o primeiro instante, na praia, não tirava seus olhos azuis dele, respondeu:

– Sim, já tem nome, inspirado agora, IDÍLIO DO INFINITO.

– Belo nome para um bonito schottisch, comentou o bom homem de voz grave.

A seguir, mais descontraído, José Agostinho pediu o bandolim que uma jovem segurava e tocou uma cavatina. Voltou à clarineta e executou outra música. Tocou violino e, como instassem, acompanhou ao violão uma jovem santarena que cantou uma canção francesa em francês, muito chique na época. E tocou até os últimos minutos da noite para uma pequena multidão de curiosos e apreciadores da bela arte. É que, desde o primeiro instante, os vários pequenos grupos de famílias deixaram de existir, pois se transformaram num grande grupo para, juntos, admirarem a virtuosidade do jovem músico.

A noite foi linda, muito linda. Noite de dezembro, de lua cheia. Noite de céu aberto, de praias alvas, prateadas. Noite de risos e rios rebrilhantes. Noite aconchegante, noite para amar. Noite de serenata, noite santarena…

Noite especial, de significado profundo para todos nós santarenos, noite criada por Deus para nela nascer a primeira dentre aquelas que, mais tarde, com certo orgulho, se convencionou chamar Música Popular Santarena: Idílio do Infinito.

(Wilmar Dias da Fonseca, no livro “José Agostinho da Fonseca: O Músico-Poeta”, Imprensa Oficial do Estado do Pará, 1978, Belém/Santarém-PA, p. 27/30).

O texto foi retirado do Blog Wilson Fonseca - Centenário
A foto do face do Emanuel Júlio, mas de autoria da empresária santarena Vânia Maia

Postagens em destaque

Em entrevista, o Poeta e Compositor santareno Renisson Luis Vasconcelos fala de sua arte e do amor que tem por Nossa Senhora da Conceição

Estamos na semana que antecede o Círio 2017 de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Santarém.  Uma semana intensa de preparativos ...