sexta-feira, janeiro 18, 2013

DIOCESE DE SANTARÉM - NOTÍCIAS PASTORAIS



Programação de encerramento da 6ª Experiência Missionária  em Belterra

##Ontem dia 18, aconteceu o passeio ciclístico missionário, no percurso da comunidade São José – Estrada 8 até à matriz de Santo Antonio – Belterra.
Neste sábado dia 19, acontece a procissão luminosa. A concentração é na Estrada 1 com a vila Operária. Saída está marcada para às 19h em direção à matriz. Na chegada, celebração Eucarística. Às 22h, seresta missionária, no salão paroquial.
E no domingo dia 20, às 08h será feita a avaliação da 6ª experiência missionária. Pela tarde acontece uma partida de futebol de campo entre o Combinado de Belterra e o time dos Missionários.
Participaram aproximadamente 70 missionários entre seminaristas, padres, religiosas e leigos das dioceses de Santarém, de Vacaria/RS, Caxias/RS, Pelotas/RS, Curitiba/PR, Toledo/PR, Campo Limpo/SP, São João da Boa Vista/SP, Tubarão/SC, Limoeiro do Norte/CE, Nazaré/PE, Jataí/GO, Juiz de Fora/MG e Prelazia do Xingu/PA. A 6ª Experiência Missionária destacou o tema: “Ele me ungiu para evangelizar os pobres”.

Reunião do Conselho de Pastoral Urbana de Santarém

## Neste sábado, dia 19, acontece a primeira reunião do ano do Conselho de Pastoral Urbana da cidade de Santarém. Será no centro paroquial de São Sebastião, com início às 08h. Na pauta está a aprovação do Plano de Pastoral do Conselho da Cidade, Via Sacra, Campanha da Fraternidade, formação para monitores bíblicos, entre outros. O evento é destinado representantes das regiões pastorais Um, Dois, Três e Seis da Diocese de Santarém, além de vigários, pastorais diocesanas, congregações religiosas e movimentos eclesiais.

São Paulo Apóstolo é festejado no Diamantino

## A partir deste sábado dia 19 os comunitários do bairro Diamantino homenageiam seu padroeiro, São Paulo Apóstolo. Às 19h acontece a procissão de abertura, seguida de celebração Eucarística. Na quinta-feira, dia 24 a liturgia terá a participação das Cebs da Área “A” – Região Dois de Pastoral. No dia 26, sábado, encerramento da festa, a juventude será responsável pela programação. Todas as noites, após as celebrações haverá sorteios de prêmios e apresentações culturais.


Região Pastoral 5 acolhe réplicas dos símbolos da JMJ

## Desde a última quarta-feira, 16, as réplicas dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude estão em visita peregrina à região Pastoral 5 – Rio Tapajós. A réplica da Cruz Peregrina e do ícone de Nossa Senhora estão na paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Fordlândia. A partir da próxima semana, será a vez da juventude da paróquia Santo Inácio de Loyola receber os símbolos. Visitas, reflexões, debates, animação e celebração fazem parte da programação que vai até o dia 30. De lá as réplicas irão para a Região Pastoral 8.  As visitas peregrinas estão em sintonia com a Jornada Mundial da Juventude que vai acontecer no mês de julho, no Rio de Janeiro.

Paróquia de Fátima promove encontro de formação

## A paróquia Nossa Senhora de Fátima promove formação para os membros das equipes de serviço e pastorais. Neste final de semana a formação é para os catequistas do Batismo, Crisma, Catequese infantil e do Matrimônio. O encontro começou ontem,18, no retiro Santa Rita e prossegue até domingo, 20. Também haverá um momento de reflexão sobre a Campanha da Fraternidade 2013.

No próximo final de semana o encontro será para os ministérios litúrgicos: leitores, coral, salmistas, coroinhas, acolhimento e animadores de celebração. O encontro começa dia 25 e encerra dia 27, também no retiro Santa Rita,na comunidade São Braz. 


Festividades de São Braz- região do Eixo Forte

## A partir do dia 26, os comunitários da vila balneária de São Braz festejam seu padroeiro. Este ano, a programação desta o tema: “São Braz desperta a juventude a colocar-se a serviço da Missão” que está em sintonia com a Campanha da Fraternidade deste ano. Às 18h do dia 26 acontece a transladação da igreja para a residência da senhora Meire Rocha. No domingo, dia 27, o Círio, às 08h, e na chegada, a cerimônia de levantamento do mastro e a santa missa.

A festa terá a participação de outras comunidades, escola bíblica e equipes esportivas e vai prosseguir até o dia 04 de fevereiro.
       

Ordenação Presbiteral de Alessandro Pinto

## No dia 30 deste mês será ordenado presbítero, o diácono Alessandro Miranda Pinto. O local é a igreja São Francisco de Assis, no bairro do Caranazal, com início às 19h30.  Ele será ordenado pela imposição das mãos do bispo da Diocese de Santarém, Dom Flávio Giovenale.  Alessandro irá realizar seu sacerdócio na paróquia Nossa Senhora da Conceição, município de Almeirim.  Todas as comunidades, pastorais, movimentos eclesiais e congregações são convidados a testemunhar esse momento importante na vida do futuro padre e da Igreja de Santarém.
A primeira missa presidida por Alessandro será no dia 31, na igreja São Francisco, no Caranazal, às 19h30. Já a primeira missa em Almeirim será no dia 03 de fevereiro, na igreja Nossa Senhora da Conceição, às 19h30.
Contatos:
Alberto Portela: 9129-1876
Alessandra Pinto: 9148-0169

Estudo para monitores bíblicos da Zona Urbana

## Em continuidade ao processo de funcionamento das escolas bíblicas da Diocese de Santarém, vai acontecer mais um estudo para os minitores das escolas bíblicas da Zona Urbana da Diocese. Será de 1º a 3 de fevereiro, no centro de formação Emaús.
Nesta terceira etapa, os monitores irão estudar sobre os personagens do Novo (2º) Testamento.
Cada área pastoral deve enviar 5 representantes. A inscrição pode ser feita no Centro Diocesano de Pastoral e custa 70 reais por pessoa. Um ônibus sairá às 07h30 do dia 1º, de frente do colégio Santa Clara com os participantes até o local do encontro.

Já o estudo para os monitores bíblicos da Zona Rural da Diocese está marcado para o período de 04 a 07 de julho, também em Emaús.

Curso de Especialização em Bíblia 

## De 1º a 11 de fevereiro será realizada mais uma etapa do curso de Especialização em Bíblia. O local é o Centro de Formação Emaús. Os interessados podem fazer suas inscrições no Centro de Formação Emaús. O curso é destinado às lideranças que já estudaram as etapas anteriores e aos que desejaram iniciar a especialização.
O evento é promovido pela Diocese de Santarém e pela Congregação do Verbo Divino. 


Ercio Santos – Pastoral da Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua visita, com breve retorno!! Seu comentário vem somar mais versos em minhas inspirações... grande abraço. Se quiser pode escrever diretamente para o meu email: socorrosantarem@gmail.com