sábado, junho 08, 2013

Encontro de Jornalistas – Momentos do dia 23 de maio de 2013 – turno da tarde


Ainda no dia 23, após o almoço ocorreram  duas  salas temáticas, a primeira  trouxe paras discussão o tema principal do evento e contou  com participação de  Jorge Streit – Presidente da Fundação Banco do Brasil .



O tema central do evento  foi : “Comunicação e Perspectivas do Desenvolvimento Sustentável”,  que debateu, ainda, políticas públicas, inclusão socioprodutiva, educação, juventude, protagonismo social, desenvolvimento territorial sustentável na Amazônia, além da agenda social e a cobertura jornalística.( Informações FBB)

Os Encontros de Jornalistas são realizados há sete anos pela Fundação Banco do Brasil com o objetivo de promover a interação entre os profissionais de comunicação e a entidade na divulgação de soluções sociais criadas por comunidades e que ajudam a melhorar a vida das pessoas, gerando renda e promovendo a inclusão socioprodutiva.( Informações FBB).

No intervalo, das  salas temáticas, ocorreu  o lanche servido com uma variedade de opções . Porém, a opção preferida foi o famoso “ caldo de Piranha” bastante apreciado pelos participantes. De sabor delicioso era impossível resistir a repetição. Eu tomei e com pimenta. Uma delícia!!!

Nosso colega  Miguel Oliveira – jornalista santareno também provou e repetiu o caldo famoso.


Após o lanche ocorreu a  segunda rodada de debates que  tratou sobre os resíduos sólidos e amplamente debatido pelos convidados e jornalistas.

À noite ficou livre e aberta aos passeios e festas, mas eu preferi descansar para recarregar as baterias para o outro dia  que dava seguimento aos debates.


Socorro Carvalho

Confira as fotos: 

























Encontro de Jornalistas – Momentos do dia 23 de maio de 2013 - Visitação II

Concluída a I visitação a caravana seguiu com destino à outra tecnologia social, em  outro sitio com Criadouro de peixes em igarapés. Para iniciar as falas com orientações e um pouco do histórico da tecnologia, seguida de entrevista com um especialista, sobre pescado.

O espaço, além de servir como criadouro de peixes, é também um balneário onde as pessoas podem aproveitar o espaço para diversão e encontro com a natureza. Claro, em espaços em que não tem peixes, nem quelônios.

As imagens eram diversas, a paisagem encantadora. No local tem também criação de quelônios. O show nessa parte do espaço ficou por conta de uma tartaruga grande que subiu na parte de areia e por lá, foi o centro dos cliques e atenções, das câmeras e visitantes.


Socorro Carvalho

Veja algumas fotos da visita:





























Encontro de Jornalistas – Momentos do dia 23 de maio de 2013


No dia 23 de maio, logo cedo, dois ônibus de turismo saíram cedo  com o grupo de participantes do Encontro . O objetivo da viagem foi visitar  duas tecnologias sociais que funcionam  em comunidades às  proximidades de Manaus. A primeira parada foi numa propriedade onde o agricultor tem uma criação de abelhas. 

No local de recepção foi arrumada  uma mesa com frutas e mel de abelha, para degustação da turma. Os procedimentos sobre o trabalho e  a produção no sitio, foram muito bem explicados pelo proprietário  do sitio e por um  técnico da Imbrapa que responderam  todas as  perguntas dos jornalistas. Além da boa recepção recebida a turma encontrou um cachorro muito lindo e simpático  que parecia muito  familiarizado e feliz entre as pessoas.

Na visita regada a uma chuva fina, a turma aproveitou para conhecer as colmeias, respirar ar puro e até degustar algumas frutas. O tempo  agradável  para o encontro com a natureza proporcionou um momento ímpar  e a visita serviu bastante, além de aprendizado, como uma higiene mental , longe da loucura da cidade.

Encerrada a visita no sitio, todos seguiram com destino a segunda tecnologia que funciona como Criadouro de Peixe, em igarapé. Enquanto a chuva fina continuava caindo, molhando a alegria e o entusiasmo dos jornalistas e convidados da caravana.   

Socorro Carvalho
Alguns momentos da visitação:








































Adicionar legenda