sábado, outubro 17, 2015

SANTARÉM DE DEVOÇÃO E POESIA

 
Ah, Santarém! Cidade do meu canto, cantos e encantos mil. Linda terra, neste imenso Brasil. Quanta inspiração tem sua gente, suas paisagens, aromas, sabores, rios e amores. Santarém do Tapajós! Singular por natureza, aos meus olhos tem magna beleza. Tenho os olhos da poesia, dos versos e rimas. Sob seu calor agradeço, rendo homenagens ao seu exuberante existir. Aqui nasci e aqui me criei. Com a humildade de meu velho pai aprendi, que a beleza da vida está por exemplo,  na simplicidade da existência, na essência das pessoas, no sorrir de uma criança.Com ele aprendi,  que o amor dividido se multiplica e que através da violência e o do egoísmo não se constrói nada. Foi com meu pai que também aprendi,  que a compreensão só nasce quando aprendemos a nos colocar no lugar do outro. Ah, com aquele nobre senhor aprendi muitas coisas importantes em minha  vida! E tudo repassado com uma sabedoria singular, inesquecível. E entre as coisas que jamais esqueci foi a devoção a Nossa Senhora da Conceição e o olhar de poesia sobre meu torrão. O contemplar do Tapajós, a admiração pela força do Amazonas e o encantamento com o nascer e o por do sol. A felicidade inspirada nas noites de luar, quando em pé no quintal nos ensinava a olhar e conversar com o céu estrelado. Olhando essa imagem me remeto a tantas reflexões... E em cada uma delas a certeza da fé que tenho no meu Deus. O contraste dessa imagem é como se me trouxesse um chamado de inspiração a me acenar, se eu aliar devoção e poesia, com certeza poderei descobrir novos e abençoados universos. E em cada um deles ter a oportunidade de descobrir o pleno sentido da vida. Olho novamente e me transporto a uma indefinível poesia de versos e rimas. E como um sonho Santarém, seu encanto mais bonito vem suavizar esse vendaval de pensamentos. O hino da Festa da Padroeira vem como sinfonia em minha mente, abraçando com carinho cada movimento do meu olhar, da minha mente...E me sinto amparada, instigada, inspirada a seguir na vida construindo novos sonhos, criando e vivendo grandes momentos. “ Ave Maria cheia de graça o Senhor é Convosco bendita sois  Vós entre as mulheres Bendito é o fruto de Vosso ventre Jesus. Santa Maria Mãe de Deus rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém”. Enquanto, a cidade espera para outra vez se embandeirar, encerro minha escrita, a fé e certeza de que em meu coração vem chegando novembro e com ele  me trazendo um novo tom, uma nova saudade, uma indefinível poesia... Boa Noite!!!


Socorro Carvalho
Foto: Nilson Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua visita, com breve retorno!! Seu comentário vem somar mais versos em minhas inspirações... grande abraço. Se quiser pode escrever diretamente para o meu email: socorrosantarem@gmail.com

Postagens em destaque

DANIELLE LIMA!! PARA VOCÊ, UMA CARTA DO MEU CORAÇÃO... FELIZ ANIVERSÁRIO!!!

Querida filha, Danielle Katrine Hoje, pensei em te fazer um poema!! Rimar versos para te falar do meu amor... Mas como poetizar,...