sexta-feira, março 17, 2017

LÍNGUA PORTUGUESA - UMA VIAGEM!!!

Olha sumano! Tô aqui pra te contá  como foi onte à noite no seminário de língua portuguesa na Ufopa...

Bora lá?

Embarca ai na canua, pega o remo e vamo seguir no remanso e banzeiro na história desse português, que é uma grande viage. Olha manuzinho e manazinha foi uma trabalhera pra fazer esse evento, mas com a ajuda da grande tribo, tudo foi organizado.Mesmo com muita chuva o momento  saiu como era esperado.

Tudo começô com a recepção tinha um curumin e uma cunhatã lá na entrada, sardando os participantes. O casal estava lá produzido de dois poetas famosos, Cecilia Meireles e o garanhão do Camões, sabe que foi bem interessante!!

Depois todo mundo entrô no arditório e o evento iniciô.

Um gatão fez aquele negocio da falação e convidô pra composição da mesa. Só artoridades!! Todo mundo bem perparado e cheio de pavulagem! Desse jeito toda a cambada deu seu recado. Em meio a esse momento, teve prosa e poesia. Umas cabocas e cabocos deram um show, declamando versos com entusiasmo e empogação.Até poesia inédita foi apresentada lá. Éguaaa!! Só gente intelectuá. Na hora da canturia  apareceu um cantô e sua viola, disque é famoso pras bandas de cá, era o Nato Aguiar. Já entrô fazendo graça e com sua alegria se encheu de pavulagem, contou potoca e com sua viola passou o programado. Passado todo esse momento...

Foi a hora pricinpar, momento de assistir a palestra daquelizinho, que veio das bandas de lá, o professô e dotô Dante Lucchesi que veio pra palestrar. E ainda está nessas bandas, manazinho!!!

Ele chegô onte em Santarém boca da noite , a modo. Participou da abertura do seminário de Língua Portuguesa, na Ufopa.

Égua! Foi muito bom! O cabôco é pai d'égua viu. Falô tanta coisa bunita. Disse que o caráter e competência não depende de falar "certo" e quando alguém fica dizendo isso, tá praticando um tar de preconceito linguístico.Num sei explicar direito, mas ele foi porreta e falô tudo bem certinho. Véi, o babado foi pra lá de supimpa. Uma hora lá, ele embolo tudo, mas depois desenrolô de novo. Não sabia se falava com a Luisa ou com a Maria. E nessa hora a , cabocada se abriu na risada. Olha essezinho, o dotô num é daqui, mas tinha hora que falava bem igual um legitimo papa chibé, desses daqui que já são formados. O Dotô  falô da Política, esculachou, avacalhou com quem pensa que sabe tudo e não sabe nada. Foi show, ouvir ele falar daquela cambada.

Mas deixa pra lá vamos jar vortá pra cá. O professô foi convidado disque, pela dotora,  aquelazinha do gelopa,  Ediene Pena Ferreira que tava lá toda prosa. Só o tody a roupa dela. Parece uma sarda da beira do Tapajós ( os bons entenderão). Igual a ela tinha um cardume por lá. Tinha mais otras  dotoras e outros dotores da Ufopa  Ana Maria, Ansermo Colares, Terezinha Pacheco e outros mais, éguaaa legal demais!!

Olha já!! Tu tão foi seu abestado? Olha pequeno, se não fostes, tu não vazes mais , pois agora só em outro seminário. Tará será lezo e não presta atenção na programação da universidade?¹ Cuidado mano, se tu não estudar, tu tá é  lascado.

Assim ocorreu a noite do seminário: Viajando na História Social e Linguística do Português Brasileiro. Cheio de momentos bonitos e preciosos.  O evento prossegue durante o dia de hoje, na Unidade Rondon – UFOPA. Uma viagem linda ao nosso Português de tantas caras e variadas histórias.


Nosso muito obrigado ao Professor Dr Dante Luchesi pela presença. Mas olha , ao dotô deixo um recado. Vê se vai na praia ficar um pouco de bubúia só curtindo um pouco do banho no Tapajós e apreciando nossas muitas paisagens! E, sempre, que puder volte para nos visitar!!Enquanto não viaja aproveite o tempo pra passeá.... Tá ligado?



Socorro Carvalho

CONFIRA ALGUMAS FOTOS... 





















































Fotos tiradas de forma conjunta por nós participantes do seminário

Um comentário:

  1. OLÁ,

    muito bom Socorro.
    Sou seguidor desde muito tempo e a convido para visitar nosso blog HUMOR EM TEXTOS, conhecer toda a verdade sobre TATIANA a ex-amante do doleiro ALBERTO YOUSSEF e conhecer algumas opiniões isentas sobre ela.
    Um abração carioca.

    ResponderExcluir

Agradeço sua visita, com breve retorno!! Seu comentário vem somar mais versos em minhas inspirações... grande abraço. Se quiser pode escrever diretamente para o meu email: socorrosantarem@gmail.com