quinta-feira, junho 13, 2019

NOTA: MEU REPÚDIO!!


Há pouco, estive no centro comercial e quando voltava, em um veículo coletivo, fiquei indignada ao passar em frente aquele perímetro as proximidades do Mercadão 2000. Todos os passageiros colocando as mãos no nariz na tentativa de escapar do mau cheiro que está poluindo o ar naquelas imediações.

Em nenhum lugar da minha cidade quero presenciar esse tipo de descaso, mas justo naquela área onde turistas nacionais e internacionais transitam é, simplesmente, inadmissível.


Ontem passei naquela área e não estava daquele jeito e dentro do coletivo até presenciei visitantes fazendo registros com o celular dos lugares e especialmente do rio Tapajós, mesmo na breve passagem no perímetro. E o mais legal de tudo vi um dos rapazes postando, penso eu, em grupos de WhatsApp da terra dele e logo recebendo ligações, que fazia questão de responder em voz alta. " Estou em Santarém! Cara, muito bonito aqui. Depois quero ver o pôr do sol, deve ser muito mais bonito". E, sentada num banco próximo, observava atenta e sorria por dentro. Quanta alegria ver alguém de fora encantado com nossa cidade e tenho certeza que o turismo pode sim render muitos bons frutos. Não me contive e ao final perguntei se estavam visitando a cidade.  Afirmaram que sim. Então disse, levem só o melhor de nossa terra e sejam muito bem-vindos!! Eles agradeceram sorrindo e de novo dizendo, essa cidade é muito bonita.

Mas, antes de tudo, a cidade precisa de cuidados, de ser tratada como um bem precioso e por todos nós. Governo, vamos começar a cobrar da turma que trabalha naquela área, que pelo menos zele pelo espaço que usa. Vamos parar de tolerar esse tipo de abuso. Será que na casa desse povo é dessa forma, uma imundície? Chego a pensar que sim. 

Cadê a turma do meio ambiente, cadê as ações sobre a temática ambiental do Dia do Meio Ambiente, que fala exatamente dos cuidados com o ar?

Outra situação que me irrita, em nossa cidade, é ver empresários que não limpam a frente de seus estabelecimentos e seguem ai enriquecendo sem o mínimo de compromisso com a vida, que é o meio ambiente.

Hoje, passei na rua que fica por detrás de um famoso supermercado situado na avenida Tapajós, uma grande sujeira no esgoto , inclusive, com restos de sujeira do açougue escorrendo no esgoto, na parte detrás. Vigilância bora partir pra cima desses caras, multar, exigir que zelem pelo espaço e se for preciso multa neles!! E de quebra uma visitinha no lugar onde a carne está sendo beneficiada, será que tem a higiene ideal? Tenho minhas dúvidas!! Vamos aproveitar o aniversário de nossa cidade e firmar o compromisso de zelar por essa terra linda.

Poeta também enxerga sujeira, descaso e falta de compromisso, não apenas poesia.
Afinal de contas é o belo que mais encanta o poema.
Mas, neste momento,  nem me estenderei a falar sobre a arte, artistas tão desprestigiados nessa terra querida...


Socorro Carvalho - é SANTARENA, radialista, blogueira, jornalista, professora e poeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua visita, com breve retorno!! Seu comentário vem somar mais versos em minhas inspirações... grande abraço. Se quiser pode escrever diretamente para o meu email: socorrosantarem@gmail.com