sexta-feira, fevereiro 12, 2010

SANTARÉM - CARNAVAL VAI HOMENAGEAR O ARTISTA PLÁSTICO LAURIMAR LEAL

Hoje,   começa o Carnaval 2010, em Santarém. Esse ano uma das grandes personalidades da arte santarena será homenageado. Trata-se do artista plástico Laurimar Leal.

A iniciativa é do bloco da Pulga que vai levar á avenida o respeito e o carinho por esse conceituado ícone das artes plásticas de Santarém.

O Santareno Laurimar Leal nasceu no dia 24 de julho de 1939 e, aos nove anos, em 24 de outubro de 1948, no governo de Aderbal Tapajós Caetano Corrêa, iniciou seus trabalhos artísticos.

Nessa época, Laurimar escrevia com estilo gótico os nomes dos funcionários como secretários, prefeito e tesoureiro em plaquetas de madeira para serem colocadas em cima de suas mesas.

Pintor, escultor e artesão, Laurimar Leal é hoje uma das maiores expressões da arte santarena. Talvez tenha sido este o motivo maior que levou um dos mais importantes blocos carnavalescos da cidade, o homenageá-lo em 2010.

O Bloco da Pulga escolheu a figura de Laurimar Leal para criar o enredo e o figurino do seu tradicional desfile de carnaval. Após o convite ao artista e o ?sim? de Laurimar Leal, os preparativos começaram e tudo está sendo acertado aos poucos.

Enquanto o bloco carnavalesco se organiza, o homenageado espera pelo evento que acontece no começo do ano que vem.

Das centenas de quadros criados por ele, alguns estão no exterior e vários foram mostrados em exposições realizadas em outros estados do país. Aos 70 anos de idade, Laurimar Leal divide o seu tempo entre o Museu João Fonna, do qual é fundador, e a arte, que continua praticando.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua visita, com breve retorno!! Seu comentário vem somar mais versos em minhas inspirações... grande abraço. Se quiser pode escrever diretamente para o meu email: socorrosantarem@gmail.com