terça-feira, julho 13, 2010

O ESTATUTO DA CRIANÇA E ADOLESCENTE (ECA) COMPLETA HOJE 20 ANOS.


Para muitos o Estatuto trouxe de fato proteção e garantias para crianças e adolescentes, para outros nem tanto, mas todos concordam com a sua importância.


Na prática um dos problemas sérios do dia a dia continua a ser enfrentado, mas está longe de ter uma solução: o trabalho infantil de crianças e adolescentes.

Fruto do trabalho de centenas de entidades, de milhares de pessoas e de algumas políticas públicas, o trabalho infantil tem diminuído nos últimos anos, não só no Pará, mas também na região Norte e em todo o Brasil.

Mesmo assim, o número de crianças e adolescentes que ainda estão trabalhando, muitas das vezes sem nenhum tipo de remuneração ainda é muito grande.

Mesmo com o ECA em vigor, vários fatores têm contribuído para que muitas crianças continuem ocupadas em vez de estarem estudando, entre eles a falta de emprego para os pais e a baixa remuneração das famílias que detêm menores.

Em Santarém, essa realidade não é diferente. Por isso, de acordo Eder Riker, presidente do Conselho Tutelar, é necessário o apoio de toda a sociedade...

No caso do Pará e de toda a região Norte, além da questão do emprego, outro agravante que chama atenção, é o baixo rendimento das famílias que detém crianças com idade até 14 anos.

Esta situação tem trazido consequências diretas na questão da frequência escolar, principalmente nos primeiros passos (creches).


Fonte: Jornal da Manhã da Rádio Rural
Produção: Udirley Andrade
Foto: Rafael Corrêa - Integrante do Núcleo de Leitores do PRPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua visita, com breve retorno!! Seu comentário vem somar mais versos em minhas inspirações... grande abraço. Se quiser pode escrever diretamente para o meu email: socorrosantarem@gmail.com