sexta-feira, fevereiro 12, 2010

SANTARÉM - CARNAVAL VAI HOMENAGEAR O ARTISTA PLÁSTICO LAURIMAR LEAL

Hoje,   começa o Carnaval 2010, em Santarém. Esse ano uma das grandes personalidades da arte santarena será homenageado. Trata-se do artista plástico Laurimar Leal.

A iniciativa é do bloco da Pulga que vai levar á avenida o respeito e o carinho por esse conceituado ícone das artes plásticas de Santarém.

O Santareno Laurimar Leal nasceu no dia 24 de julho de 1939 e, aos nove anos, em 24 de outubro de 1948, no governo de Aderbal Tapajós Caetano Corrêa, iniciou seus trabalhos artísticos.

Nessa época, Laurimar escrevia com estilo gótico os nomes dos funcionários como secretários, prefeito e tesoureiro em plaquetas de madeira para serem colocadas em cima de suas mesas.

Pintor, escultor e artesão, Laurimar Leal é hoje uma das maiores expressões da arte santarena. Talvez tenha sido este o motivo maior que levou um dos mais importantes blocos carnavalescos da cidade, o homenageá-lo em 2010.

O Bloco da Pulga escolheu a figura de Laurimar Leal para criar o enredo e o figurino do seu tradicional desfile de carnaval. Após o convite ao artista e o ?sim? de Laurimar Leal, os preparativos começaram e tudo está sendo acertado aos poucos.

Enquanto o bloco carnavalesco se organiza, o homenageado espera pelo evento que acontece no começo do ano que vem.

Das centenas de quadros criados por ele, alguns estão no exterior e vários foram mostrados em exposições realizadas em outros estados do país. Aos 70 anos de idade, Laurimar Leal divide o seu tempo entre o Museu João Fonna, do qual é fundador, e a arte, que continua praticando.


NERI MAGALHÃES!!! PARABÉNS!!!

Dona NERI
Amigas (os) de verdade guardamos sempre do lado esquerdo do peito, dentro do coração.
Por isso, neste dia especial, venho lhe trazer meu abraço cheio de carinho e amizade.
Aproveitando a oportunidade para dizer que sou grata a Deus por te-la em círculo de amizades.
Você que, também, é um exemplo de Mãe, Mulher e Amiga.
Uma guerreira valente
que não se amedronta diante das dificuldades da vida.
É corajosa, otimista e perseverante.
E eu tenho muito orgulho em poder chama-la de Amiga.
O que me dá todos os motivos
para que eu possa vir expressar meus votos de felicidade e saúde para você .
Pedidno que Deus continue a guiar e abençoar seus passos, SEMPRE!

Feliz Aniversário!!!

Um beijo grande

Com todo carinho  de sua Amiga 


Socorro Carvalho

PAULA GALVÃO - DE FÉRIAS MATANDO A SAUDADE DA TERRINHA


Essa semana nós do Projeto Rádio pela Educação
recebemos  a visita  da colega e ex-repórter do Programa Para Ouvir e Aprender – Paula Galvão.

 De férias, em Santarém, aproveitou para curtir um pouco de tudo, Alter do Chão,
 família e claro, as amizades.
Atualmente, Paula trabalha como professora de Língua portuguesa em Alenquer.

Valeu pela visita!!!


 
Boas férias!


Um abraço e sucesso!!!




Socorro Carvalho

IRMÃ DOROTHY, JUSTIÇA DE QUEM?

Um dia como hoje, 5 anos atrás, era assassinada a sangue frio uma senhora idosa de 74 anos de idade. Morte prevista, pressentida, mas enfrentada de cabeça em pé. Da parte da senhora idosa que era freira, tanta persistência em cumprir sua missão e defender os pobres, só uma fé viva explica uma fé baseada nas bem aventuranças de Jesus Cristo, a quem irmã Dorothy havia consagrado sua vida desde a juventude.

Da parte dos dois jovens que assassinaram covardemente, a força, para atirar e matar a freira idosa, eram as 30 moedas de Judas Iscaraiote, com uma diferença – Judas vendeu seu amigo, por decepção ideológica, enquanto os dois assassinos da irmã Dorothy, a mataram por interesse de dinheiro, apenas.

De que adiantou para os incomodados membros do consórcio criminoso e os dois executores terem se livrado da idosa freira bem aventurada? Se o dinheiro deles compra a justiça humana, o martírio de irmã Dorothy tem gratuitamente a justiça de Deus.


Se eles pensaram em se livrar de um obstáculo às suas ambições , devem estar com remorso até hoje, pois, sinais de arrependimento ainda não deram. Pensavam em conseguir a paz para continuar roubando terras e aumentar sua riqueza, até hoje enfrentam processos judiciais. Mesmo quando um ou outro juiz ou jurado os tira da prisão, a justiça da irmã Dorothy, que é a de Deus, os traz novamente a julgamento.

Cinco anos já se passaram e a irmã Dorothy continuar viva, respeitada venerada; já os assassinos, todos, não tem mais sossego, o que é um alerta para todos que baseiam sua vida na ilusão do lucro e da riqueza.


Quem arrisca sua vida por causa da justiça e bem dos outros, essa e esse, são felizes para sempre. Por isso irmã Dorothy vive e viverá para sempre.



Pe. Edilberto Sena

 Editorial veiculado, dia 12 de fevereiro de 2010, no Jornal da Manhã
da Rádio Rural de Santarém - produzido por Udirley Andrade.
Jornal da Manhã vai ao ar, de segunda a sábado, no horário das 06h às 06:30h

CINCO ANOS SEM IRMÃ DOROTHY STANG



"Não vou fugir e nem abandonar a luta desses agricultores que estão desprotegidos no meio da floresta.
Eles têm o sagrado direito a uma vida melhor numa terra onde possam viver e produzir com dignidade sem devastar." ( Dorothy Stang)

Pela frase podemos sentir o quanto era corajosa aquela grande mulher.Ela teve sua vida ceifada, de forma bruta e violenta, mas deixou sua voz a ecoar ânimo e fortalecimento em prol da luta pela da justiça e dignidade humana.


Hoje, 12 de fevereiro é, para muitos, aniversário da impunidade. Isso porque, há exatos cinco anos, também no dia 12 de fevereiro, a missionária norte-americana Dorothy Stang, aos 73 anos de idade, foi assassinada com seis tiros, em crime bárbaro, que comoveu o País e o mundo. A morte, planejada por dois fazendeiros que tinham seus interesses ameaçados pelo trabalho da irmã, que sempre defendeu os agricultores pobres, ocorreu às 7h00 no município de Anapu, sudeste do Pará.



Os idealizadores do crime, Vitalmiro Bastos de Moura, conhecido como Bida, eRegivaldo Pereira Galvão, vulgo Taradão, ainda não foram condenados definitivamente pela Justiça. A ambos interessava a morte de Dorothy porque sua luta em defesa da reforma agrária e de projetos de produção sustentável ameaçava o interesse que tinham de expandir a área de suas propriedades.


Irmã Dorothy no trabalho em defesa da população e do meio ambiente


"O trabalho da Dorothy estava muito ligado às pessoas mais necessitadas, ela devotou sua vida, fez a opção pelos mais pobres, viveu com essas famílias, começou a organizar essas comunidades e as associações também. Ela muitas vezes andou de repartição em repartição defendendo os interesses desse povo", conta Dom Erwin, bispo da Prelazia do Xingu, que conviveu e trabalhou com a missionária.


Para Jane Silva, coordenadora da Comissão Pastoral da Terra (CPT) no Pará, a data da morte de Dorothy é importante por lembrar o trabalho desenvolvido pela missionária, segundo sua visão do povo e da floresta juntos. "Ela mostrou que era possível o manejo florestal e a produção com a conservação da floresta. Mostrou que a proposta era viável desde que políticas públicas para isso fossem implementadas", diz.


De acordo com Dom Erwin, que também é ameaçado de morte e, desde 2006, vive sob escolta policial, Dorothy contrariou as ambições de grandes fazendeiros e grileiros, ao conseguir a alocação de famílias pobres em Projetos de Desenvolvimento Sustentável (PDS), novo modelo de assentamento baseado em produção agrícola familiar e atividades extrativistas de subsistência com baixo impacto ambiental. "Com esse assentamento feito pelo próprio governo, ela contrariou o interesse de grandes latifundiários que queriam aumentar seus pastos", diz.

.

UM MÊS SEM ZILDA ARNS

Ela morreu, dia 12 de janeiro, vítima de um terremoto em Porto Príncipe - capital do Haiti.
Zilda era uma mulher linda e de sentimentos nobres.
Heroína que morreu em missão de amor ao próximo.
Hoje, 12 de fevereiro, também lembramos os 05 anos da morte da irmã Dorothy Stang,
outra heroína que teve sua voz calada pela violência, no Município de Anapú,
no dia 12 de fevereiro de 2005.
Zilda e Dorothy são exemplos de mulheres admiráveis.
Em homenagem a Zilda Arns, postei o texto abaixo, divulgado na rádio Vaticano, após a morte da médica.


ZILDA ARNS, GRANDE MÃE BRASILEIRA

O Livro dos Provérbios em seu capítulo 31 nos traz o elogio da Mulher Talentosa, da mulher que coloca suas aspirações à serviço do bem a todos de sua casa, sejam familiares ou empregados.


O povo brasileiro chora ZILDA ARNS, a mulher talentosa que se destacou nas últimas décadas servindo seus irmãos, certamente os mais desprovidos. Dra. Zilda, uma das Mães do Brasil, morreu, como não poderia deixar de ser, em ação. Para a mulher que vive em plenitude sua vocação, jamais existe tempo de descanso, tempo para si, mas tudo o que possui é colocado em favor de seus amados. Zilda Arns amou até o fim as pequenas vidas e as mulheres pobres que as geraram. Sua formação cristã e sua medicina foram colocadas à serviço da infância carente e da mãe pobre. Sua política era salvar vidas, jamais negar o juramento de Hipócrates e absolutamente trair a profissão de fé em Jesus Cristo, a Vida.


O Menino Jesus a encontrou em Porto Príncipe
onde havia chegado para fazer palestras em favor da vida.


Interessante Dra. Zilda morrer logo após as festas de Natal,
do nascimento do Deus pequenino, de uma mãe pobre, carente.

Isso dá a essa nossa irmã uma grandiosidade de quem morre em serviço.
Sim, Zilda Arns morreu em serviço, a favor da Vida, na plenitude de seus 75 anos, sempre simpática, alegre, bonita!



De modo algum a Dra. Zilda transmitiu, ao se entregar ao serviço dos pobres, imagem de pessoa amarga, triste, revoltada, apesar de ver absurdos e de ser solidária a tanta miséria.
Sua beleza e alegria eram contagiantes e suscitava um exército de seguidoras e seguidores.



Atualmente, após entregar a coordenação nacional da Pastoral da Criança à Irmã Vera Lúcia Altoé, Dra. Zilda Arns assumiu a Pastoral do Idoso, sempre voltada para aqueles que não têm voz, que são limitados pela idade. Mas o trabalho com a infância e com a mãe carente não foi deixado, já que estava à frente da Pastoral Internacional da Criança.



O Livros do Provérbios diz: “Quem encontrará a mulher talentosa? Vale muito mais que pérolas.” “Vigia o andamento de sua casa e não come o pão da ociosidade.”



Muitas mulheres ajuntaram riquezas, tu, porém, ultrapassas a todas.” “Enganosa é a graça, fugaz a formosura! A mulher que teme o Senhor merece louvor. Dai-lhe o fruto de suas mãos e que suas obras a louvem nas portas da cidade.”



Dra. Zilda, essa mulher talentosa, virtuosa de que fala a Bíblia, é você! Hoje o povo brasileiro, cheio de dor, sente-se orgulhoso pela senhora e agradece a Deus por sua vida. Sua missão de mulher cristã, tão bem cumprida, nos faz transformar sua imagem em ícone da brasileira que soube viver cristamente a missão de esposa e de mãe, e do mesmo modo a missão de cidadã.



Temos certeza que você, Zilda Arns, ouviu as palavras de Jesus: “Venha bendita de meu Pai, receba por herança o reino preparado para você desde a fundação do mundo. Cada vez que você fez o bem a cada um desses meus irmãos mais pequeninos, a mim você o fez”.



Fonte: Rádio Vaticano - Local: Cidade do Vaticano
CatolicaNet.com/