CONFLITO EM ANAPU SE ACIRRA E TRABALHADORES FECHAM ESTRADA NA REGIÃO

Já há algum tempo a Comissão Pastoral da Terra (CPT) vem denunciando a ação truculenta dos madeireiros na região de Anapu, Centro-Oeste paraense. De acordo com padre Amaro, da CPT em Anapu, durante as festas de fim do ano, aproveitando-se das férias dos técnicos do Incra, os madeireiros entraram na área para roubar madeira.

Os “bofeteiros”, como são conhecidos na região esses criminosos, agem aproveitando a falta de fiscalização eficaz dos órgãos competentes, tanto em nível local quanto federal. A madeira é retirada de áreas de preservação ambiental dentro dos PDS’s. Com o acirramento das ações desses madeireiros, os assentados e assentadas do PDS Esperança, criado por irmã Dorothy, freira que foi assassinada no próprio assentamento em 2005, bloquearam todas as estradas vicinais que dão acesso ao PDS, no dia 9 de janeiro. Durante toda a semana passada os manifestantes mantiveram o bloqueio.

Ofícios foram encaminhados para o Ministério Público Federal, em Altamira (PA), para o juiz da Vara Agrária, também em Altamira, e para a Superintendência do Incra em Santarém (PA), para denunciar o iminente conflito. Na última sexta feira, 14 de janeiro, policiais militares foram enviados ao local para tentar amenizar a situação.

Depois disso os assentados descobriram uma estrada clandestina que os madeireiros haviam aberto na área para continuar a retirada de madeira. Uma reunião foi realizada ontem, 18 de janeiro, com a superintendente do Incra, membros da Polícia Federal e os assentados do PDS, para formalizar as denúncias e cobrar providências do governo quanto à garantia de segurança na região.
(Fonte: CPT/PA)
Foto: Blog do Jeso

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Frases picantes que homens gostam de ouvir na hora do sexo

UMA CARTA PARA MEU FILHO AMADO..

ENFIM... MEUS 18 ANOS DE IDADE!!!