quarta-feira, janeiro 19, 2011

CONFLITO EM ANAPU SE ACIRRA E TRABALHADORES FECHAM ESTRADA NA REGIÃO

Já há algum tempo a Comissão Pastoral da Terra (CPT) vem denunciando a ação truculenta dos madeireiros na região de Anapu, Centro-Oeste paraense. De acordo com padre Amaro, da CPT em Anapu, durante as festas de fim do ano, aproveitando-se das férias dos técnicos do Incra, os madeireiros entraram na área para roubar madeira.

Os “bofeteiros”, como são conhecidos na região esses criminosos, agem aproveitando a falta de fiscalização eficaz dos órgãos competentes, tanto em nível local quanto federal. A madeira é retirada de áreas de preservação ambiental dentro dos PDS’s. Com o acirramento das ações desses madeireiros, os assentados e assentadas do PDS Esperança, criado por irmã Dorothy, freira que foi assassinada no próprio assentamento em 2005, bloquearam todas as estradas vicinais que dão acesso ao PDS, no dia 9 de janeiro. Durante toda a semana passada os manifestantes mantiveram o bloqueio.

Ofícios foram encaminhados para o Ministério Público Federal, em Altamira (PA), para o juiz da Vara Agrária, também em Altamira, e para a Superintendência do Incra em Santarém (PA), para denunciar o iminente conflito. Na última sexta feira, 14 de janeiro, policiais militares foram enviados ao local para tentar amenizar a situação.

Depois disso os assentados descobriram uma estrada clandestina que os madeireiros haviam aberto na área para continuar a retirada de madeira. Uma reunião foi realizada ontem, 18 de janeiro, com a superintendente do Incra, membros da Polícia Federal e os assentados do PDS, para formalizar as denúncias e cobrar providências do governo quanto à garantia de segurança na região.
(Fonte: CPT/PA)
Foto: Blog do Jeso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua visita, com breve retorno!! Seu comentário vem somar mais versos em minhas inspirações... grande abraço. Se quiser pode escrever diretamente para o meu email: socorrosantarem@gmail.com