sábado, abril 16, 2011

TROQUE AS LENTES DE SUA ALMA



O derrotismo, esta lente turva e embaçada de uma alma à procura do seu caminho, este famigerado mal que só nos humanos herdamos na natureza, não deveria ser inerente à nossa raça, haja visto nosso também exclusivo dom da inteligência, porém ele vive dentro de nós como um parasita, devorando tudo o que temos de melhor, liberdade, felicidade, auto-estima, confiança, atitude, etc.etc.


E não bastasse isto, ainda nos envenena com sentimentos baixos como, inveja, ciúmes, indiferença, ingratidão, omissão, mesquinhez e pessimismo. Se acreditarmos que o mais importante seria conquistar aquele sentimento tão cobiçado e falado em prosas e versos, a felicidade, por que estamos sempre correndo dela, quando o certo seria irmos ao seu encontro?


Esta pergunta realmente soa de maneira estranha, pois como poderíamos em sã consciência permitir que este mal nos acometesse com tamanha frequência? Mas é o que acontece quando ignoramos que este sentimento tão simples, a felicidade, já pode começar a ser concretizada ao deixarmos de reclamar por tudo aquilo que não conseguimos ter, e passarmos a valorizar aquilo que não perdemos.


O maior flagelo de alguns é chegar a uma pobreza tão grande que só conseguem para si uma rica conta bancaria. Em nossa convivência não existe nada de especial em sermos superiores aos outros, o que realmente importa, é nos empenharmos em sermos sempre melhores que ontem, sem que isto nos dê uma conotação de superioridade ou de altivez desmedida. Quando, ao vivermos uma adversidade, nos brilhar o sentimento da esperança, acabamos por nos maravilhar com a solução que, inexplicavelmente sempre esteve lá, mas nosso pessimismo nos cegava.


Não se desanime nem se atemorize com a adversidade, pois ela existe apenas para ser vencida, aprimorada e aperfeiçoada. As adversidades formam a essência da sabedoria e o combustível da alma, pois é a partir dela que encontramos novos caminhos para outras realizações, o que nos inspirará a seguir em frente. Toda inspiração porém, terá que ser seguida de ação, mas caso não consigamos concretizar nosso objetivo, isto jamais deverá ser motivo de desânimo, pois esta experiência, certamente nos fará mais sábio que antes. Existe um tênue fio que separa a vitória da derrota. Você perdeu, às vezes por uma diferença mínima, como poderia ter ganhado por esta mesma diferença. Isto não consiste em derrota, pois demonstrastes ação para evitá-la. Tente novamente, porém sem se martirizar com sentimentos como a impaciência, pois a impaciência sem limites, tem como propriedades, destruir a esperança, sufocar a alma a razão e a fé.


Insista outra vez, não é a força dos pingos d´agua que fura a pedra, mas sim a persistência incansável desta ação. Não te esqueças que, o impossível é somente aquilo que não desejamos do fundo de nossa alma. Não culpe ninguém por sua infelicidade, esqueça a tão famigerada notícia de crise para não usá-la como desculpa, pois é a intensidade de propaganda da crise que normalmente causa a derrota na vida de muita gente.


Às vezes enfrentamos batalhas já fadadas à derrota, cabe ao nosso poder de discernimento, saber se esquivar destas armadilhas que muitas vezes a vida nos prepara. Uma mudança de atitudes é a atitude mais correta para se alcançar qualquer êxito nunca obtido antes, mesmo porque se não a fizer, estará fadado á derrota eminente.


 Precisas tomar a atitude de exorcizar tudo o que lhe fora negativo no passado, e contar apenas com coisas novas e positivas, acrescente a isto, ação com determinação, e os resultados virão. Um pouco de audácia também será necessário, pois contamos com a audácia, mesmo que comedida, para sermos bem sucedidos, ou o fator ilusório da sorte, se for excluída a audácia, e o ilusório não se concretizar, a mediocridade nos levará certamente à confrontação com a derrota, pois quem nunca ousar estará exposto a uma pasmaceira resultante que poderá até o levar ao túmulo, onde lhe caberá como epitáfio a frase. “Aqui jaz aquele que, mesmo não tendo vivido, persistiu bravamente em existir pelo resto de seus enfadonhos dias”.


Não percamos mais tempo, para realizar qualquer projeto, devemos começar sempre ontem, pois o hoje já se foi e o amanhã ainda nem chegou. Lança-se a idéia ontem, realiza-se hoje e desfruta-se amanhã. O amanhã existe apenas para se festejar os resultados de um empreendimento, e nunca para se começar um.

Nunca se desespere numa crise de afetividade não correspondida, saiba que você sempre será importante e amada por alguém, este sentimento te acompanhará pela vida afora a partir do parto. O amor este sentimento de atração entre dois seres humanos, não tem tempo para acontecer, só acontece uma vez, e não acaba, se você acha que ele já aconteceu e lamentas por tê-lo perdido, é por que ele nem começou.


 A qualidade de vida é regida pela qualidade dos pensamentos, desperte para esta nova realidade, aguce sua auto-estima juntamente com sua autoconfiança, pois é ela a força que irá reger o universo de sua vida, te fazer feliz, realizado e completo em suas convicções. Com a falta desta autoconfiança, simplesmente não passará de um bom serviçal à disposição de seu patrão.


 Quando sua autoconfiança já reinar absoluta em sua alma, isto irá transpor os limites do abstrato e exalar-se à percepção daqueles à sua volta, despertando neles respeito confiança e admiração, sentimentos estes que reverterão à seu favor. Esqueça aqueles derrotistas que vivem a te criticar colocando-te “para baixo” naqueles momentos mais frágeis onde sua auto estima estiver comprometida, pois não devemos dar tanta importância às críticas, para cada solução nossa haverá sempre um crítico a nos questionar. Como seria o mundo se existissem apenas aquele que só fazem críticas sem os que só realizam? Numa oportunidade vitoriosa, porém deveremos nos policiar, pois você poderá vencer com ambição comedida, como também poderá fracassar ao passar dos limites, pela embriagues da ganância o que o distanciará mais da tão almejada felicidade.



Não perca de vista a pessoa simples que você já foi um dia, pois apesar de tudo fazer por uma posição de destaque frente à sociedade, normalmente você acabará encontrando a felicidade nas coisas mais simples da vida, como o nascimento de um filho ou de um neto; quando, simplesmente frente àquele por de sol, aconchegado a uma poltrona, convicto de missão cumprida para ti e tua família ou quando perceber no olhar dos que te rodeia aquela sensação de gratidão e amizade sincera, fruto de uma existência de bondade, retidão e servidão espontânea aos que dividiram sua existência.


 O simples fato de administrar bem suas posses não deixando isto ser o mais importante a ser feito, e ainda administrar, com louvor, todos seus relacionamentos de maneira soberba onde os bons sentimentos sempre foram cultivados e priorizados, é uma das fórmulas mais eficazes para se chegar a uma felicidade plena.


Nunca queira chegar à riqueza a qualquer custo, usando de meios ilícitos e pisando em seus subordinados, pois o verdadeiro caráter de um homem irá se manifestar apenas quando lhe for delegado poderes, pois quando tiveres o destino de outros à sua mercê, é chegada a hora de avaliar que tipo de animal habita o teu ser. Se a seu ver, te encontras numa situação de glória, antes que dela se deleite, cuide para que este desfrute seja moderado, pois qualquer ato de engrandecimento e demonstração de superioridade irá aniquilar e ofuscar tua vitória.

(Ivan Teorilang)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua visita, com breve retorno!! Seu comentário vem somar mais versos em minhas inspirações... grande abraço. Se quiser pode escrever diretamente para o meu email: socorrosantarem@gmail.com

Postagens em destaque

Chuva que rega saudade...

O dia amanheceu chovendo. Passou nublado. A tarde chegou com um tímido  sol .  Ao meu redor,  vejo rastros de saudade a penetrar me...