sexta-feira, julho 22, 2011

FORAM LANÇADAS ONTEM, NUM EVENTO CONJUNTO, EM BELÉM, AS FRENTES PRÓ-ESTADO DE CARAJÁS E PRÓ-ESTADO DO TAPAJÓS.



Faltando 143 dias para que os eleitores paraenses expressem, nas urnas, se desejam a divisão do Estado para a criação de duas novas unidades da federação, as frentes que vão comandar as campanhas a favor e contra a medida começam a ganhar forma.

O marqueteiro que comandou a campanha que levou Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República, em 2002, Duda Mendonça, está à frente da campanha para a divisão do Pará.

Duda Mendonça disse que essa não será uma separação, mas uma união dos três Estados.

 Em defesa da campanha, Duda Mendonça destacou que a divisão do Estado trará mais recursos para a região Norte, assim como mais representação nas bancadas federais.

 Durante o evento, foi divulgada a música tema e o slogan da campanha, que será: "Diga sim para os três Estados, diga sim para essa união".

 À tarde foi lançado outro movimento que dará origem à frente contra a criação de Carajás, também na capital paraense.

 Foi feito o registro, em cartório, da “Frente Suprapartidária em Defesa do Pará Unido”, que será presidida pelo chefe da Casa Civil do governo do Pará, Zenaldo Coutinho, até agora o principal porta-voz do movimento antisseparatista.

O plebiscito será realizado no dia 11 de dezembro. A campanha nas ruas inicia dia 13 de setembro, e 11 de novembro começa a campanha no rádio e na TV. 
E em Santarém, o plenário da Câmara de Vereadores lotou na tarde de ontem para um ato público em defesa criação dos Estados de Carajás e do Tapajós.

Políticos do Sul do Pará participaram do evento que encerrou no começo da noite.

O prefeito de Marabá, Maurino Magalhães disse que esse é um momento importante para o próprio Pará se tornar uma grande potência.

Segundo ele  outro ponto importante para a criação dos novos Estados é o trabalho do marqueteiro Duda Mendonça, que trabalha sem ônus pelo SIM.

Aliás, o próprio Duda Mendonça confirmou que não recebe dinheiro pelo trabalho que está fazendo em defesa de Carajás.

Ao usar a Tribuna, Duda Mendonça disse que é fazendeiro no município de Xinguara, no Sul do Pará, e por isso resolveu entrar nessa luta.

O secretário de Infraestrutura de Santarém, Inácio Corrêa, elogiou a união entre as frentes em defesa da criação do Tapajós e de Carajás.
APÓS O ATO PÚBLICO, SURGIU A PERGUNTA: ONDE SERÁ A CAPITAL DO TAPAJÓS?

 O assunto está gerando polêmica e caberá agora ao Instituto Pró- Criação do Estado do Tapajós evitar graves problemas.

  Muito se tem questionado a respeito da cidade que se tornará a capital do Estado do Tapajós.

O prefeito de Rurópolis, José Aparecido, admitiu seu interesse em transformar aquele município na futura capital do Tapajós.

 Em Novo Progresso, na divisa do Pará com o Mato Grosso, o ex-vereador de Santarém, Aurélio Pinto, diz que logo no início se falou muito no assunto.

 Mas, agora o pensamente é diferente. A sede tem que ser em Santarém..

 Após o ato público na Câmara aconteceu a inauguração da sede do Instituto Pró-Criação do Estado do Tapajós, que fica na avenida Mendonça Furtado.


Fonte: Jornal da Manhã - Rádio Rural
Produção: Udirley Andrade

Um comentário:

  1. Anônimo11:25 AM

    EU QUERO A EMANCIPAÇÃO !!!!

    Não é hora de filosofar e sim de arregaçar as mangas e agir , temos até o dia 11 de dezembro , 4 meses que passam voando, não há tempo para lastimar , o momento é de ação, ação da sociedade, ação do comerciante da esquina, ação nas rodas de bares, ação dentro da família, ação dentro da igreja, ação nos comitês políticos e acima de tudo UNIÃO . o FUTURO É AGORA , NADA ESTÁ PERDIDO, PELO CONTRÁRIO , O CONTROLE ESTÁ NAS MÃOS DAS PESSOAS. Senhores bloqueiros, formadores de opinião, como se diz em espanhol, "movam el culo", reuniões, debates, comitês, donas de casas, comadres que ficam na janela, jovens, coroinhas, todos estão aí para ser motivados, mas se ficar a questão no "ser ou não ser", me desculpa a palavra "é foda" , o fracasso será das pessoas que não foram estimuladas para votar pelo SIM. Essa guerra só será perdida nas urnas se você , eu e todos fizerem corpo mole. Nada é impossível, basta "mover el culo". Vamos chorar ou ser guerreiros, Tapajós não precisa de fracos e sim de corações fortes pelo SIM , pela emancipação. Ame o Tapajós que a força sairá de dentro de si, tenha o orgulho de dizer eu quero um futuro melhor, crescimento, grandeza, dignidade, força, garra, motivação, ACORDA O GIGANTE TAPAJÓS QUE ELE REINARÁ NA BANDEIRA DESTE PAÍS.

    ResponderExcluir

Agradeço sua visita, com breve retorno!! Seu comentário vem somar mais versos em minhas inspirações... grande abraço. Se quiser pode escrever diretamente para o meu email: socorrosantarem@gmail.com