quarta-feira, abril 04, 2012

A VIAGEM – A FOZ DO IGUAÇU






O PAINEL INTERNACIONAL DA WEB RÁDIO ÁGUA

Nos dias 21 e 22  de março,eu e meu colega de trabalho Cesar Sousa da Tecnologia Social  Rádio Pela Educação estivemos na cidade de  Foz do Iguaçu, no Estado do Paraná, aonde fomos participar do Painel Internacional da Rádio Web Água .

O local do evento foi o espaço Florestan Fernandes, nas dependências do Parque Tecnológico  de Itaipu.
O objetivo do encontro foi  celebrar as realizações e apresentar as possibilidades de ampliação das redes de comunicadores comunitários para gestão das águas no âmbito nacional, América Latina e Caribe do projeto Web Rádio Água.

 Na oportunidade participamos da mesa de debates: “ A educomunicação e a educação ambiental”,  realizada na tarde, do dia 21 de março, quando fizemos a apresentação da tecnologia Social Rádio pela Educação , como uma das estratégias da temática em debate, desenvolvida no município de Santarém.

O projeto Rádio Web Água foi apresentado pela equipe representada por  Willbur Rogers e Fagner Oliveiraque demonstraram como é feito  o uso da projeto e as formas pelas quais as pessoas vão poder contribuir com informações dentro da Plataforma de Conhecimentos da Rádio Web.Ao mesmo tempo em que destacaram as novas estratégias de atuação do trabalho da equipe dentro do Município de Foz do Iguaçu, por meio das escolas parceiras do projeto.

Na tarde do primeiro  dia de encontro ocorreu a palestra: “ Lutas de Comunicação: Ensinar e Aprender” proferida pelo Dr.Professor Ismar Soaress da  Universidade de São Paulo (USP).

Entre as demais considerações feitas pelo especialista, ele destacou a educomunicação como uma revolução da educação, considerando o avanço tecnológico dos dias atuais.

No encontro  representantes  de instituições nacionais e internacionais  apresentaram outros projetos estratégicos de trabalho envolvendo a educomunicação e a educação ambiental com enfoque maior voltado aos recursos hídricos. Representantes da Unesco,  do Ministério do Meio Ambiente ( MMA) e da Agencia Nacional de Águas (ANA) também  participaram do segundo dia de debate.

No dia, 22 de março, no final da manhã, ocorreu o encerramento do evento com a cerimônia de apresentação do acordo entre os três países fronteiriços quando  foi entregue o documento de lançamento da Rádio Web Água.
O encontro encerrou oficialmente às 12h30 com um almoço servido aos participantes  no restaurante do Parque Tecnológico da Itaipu.






A VIAGEM...

A viagem para Foz do Iguaçu teve inicio, no dia 20 de março de 2012. O vôo estava marcado para as 15h15, fizemos tudo como é de praxe, bem cedo no aeroporto para não correr o risco de ficar. Ao chegarmos ao aeroporto, a surpresa: uma fila imensa de passageiros que ia e vinha, dentro do pequeno espaço. Encontrar o final da fila estava bem complicado.Pergunta dali e daqui, achamos o final da fila, do vôo da Gol com destino a Manaus. De cara já dava para ver que teríamos um pequeno atraso. Não deu outra, mesmo apesar dos esforços dos funcionários da empresa, em agilizar o embarque. Aos poucos a fila ia caminhando.


 Enquanto isso,  César que havia almoçado peixe já estava com fome e foi logo procurar  lanche para comer algo. Detalhe... fiquei sozinha na fila, conduzindo minha pequena mala e a mala imensa do César. ( pra quem me conhece bem, já sabe que a viagem já começava  a me deixar chateada) , mas tudo bem não podia fazer nada a não ser esperar o colega voltar.Na volta dele dei uma ironizada básica, mas deixa pra lá. Rsrs 

Enfim,   chekin feito, bagagem despachada e lá  vamos nós  para sala de embarques. Antes disso, olha o mico, o detectador não me deixa passar. Ufa! Tive de retornar e seguir até o lado, para a moça passar aquele negócio, descendo e subindo meu corpo, (pqp) só faltava essa, pensei. Algumas perguntas idiotas e eu com  classe, apenas sorria e dizia não tenho nada nos bolsos, só os acessórios da calça. (credo...rsrs)

Finalmente, liberada. Um segundo antes do Cesar filmar o episódio, para mostrar para galera. Já pensou? Eu prefiro não pensar na possibilidade.rsrs O embarque foi liberado, como de costume,  primeiro os passageiros com prioridades, nunca tinha visto tanta gente acompanhada de crianças , num mesmo vôo. Tudo pronto. Saímos de Santarém e seguimos até Manaus.





 EM MANAUS...

Em Manaus, no aeroporto Eduardo Gomes demoramos pouco,  os mesmos procedimentos e logo embarcamos rumo a São Paulo. No decorrer da ida de Manaus a São Paulo, até  conhecemos a Raquel e o esposo dela ( que diga-se de passagem tinha a feição bem parecida com o  Leonardo,cantor sertanejo,  até gaiato). Os dois estavam de férias em Manaus, e embarcaram sem nenhuma vontade de retornar a famosa capital manauara. Olha uma coisa é certa, que  meus amigos amazonenses jamais escutem o que a dupla saiu, falando, de lá.


Deixando a impressão de Manaus, de lado, com a companhia da dupla, a viagem ficou menos cansativa,  conversarmos bastante e o Cesar até anotou os contatos. Rápido chegamos a São Paulo, em Guarulhos,  ficamos nada mais nada menos que 3 horas e meia para depois embarcamos  novamente.


Enquanto esperávamos reviramos o aeroporto, fizemos fotos, visitamos lojas, mas não compramos nada. Aliás só água, sorindor e torsilax, para curar uma bendita dorzinha de cabeça, chata. Reflexo dos sucos com biscoito, ofertados pela empresa Gol, na viagem. Naquele aeroporto imenso, entrei na onda do César e ficamos num sobe e desce, desce e sobe, cheios de curiosidades, mas pensando bem,  até que foi divertido o passeio. Além de andarmos bastante,  visitamos livrarias e fizemos algumas fotos. Foi tão divertido que as horas passaram rápidas. E  de repente,  já era a hora,  e lá fomos  nós com destino a Foz do Iguaçu, encontrar nosso amigo Robson Turcatto. A viagem foi longa, mas tranqüila.


EM FOZ DO IGUAÇU...

Em Foz do Iguaçu, no aeroporto Internacional Cataratas , fomos recebidos por um senhor que nos levou até o hotel, Nadai Confort, no centro da cidade.  Só sei que chegamos ao hotel, já pelas 2h30 da madrugada. Na portaria a identificação de praxe, a ficha de hospedagem para preencher e por ultimo, um apartamento maravilhoso a nossa espera ( em andares separados , claro)rsrs Um banho... e camaaaa.


Só com um simples detalhe, teríamos de acordar bem cedo, pois deveríamos estar prontos para seguir até o local do evento, às 8h, antes disso deveríamos tomar nosso café, vale ressaltar. Ai já dá para imaginar que horas deveríamos acordar para estar no local certo,  na hora exata.


Conforme o previsto e necessário, acordei cedo, dessa vez com o toque do despertador, claro. Um bom banho para despertar os ânimos e as idéias, a descida para um café vip, sem comentários. Eue Cesar nos encontramos no restaurante e tomamos café juntos. Para nos conduzir até o local do encontro, Rosbson era o anfitrião, e chegou uns minutos antes do combinado para  nos apanhar no hotel. Ainda estávamos terminando o café, mas logo finalizamos e seguimos.

A CAMINHO DO PARQUE TECNOLOGICO DE ITAIPU...

Saímos do hotel Naddai fazendo um tour pela cidade, nos hotéis, pegando os outros participantes do encontro. Enquanto seguíamos  pude observar que a cidade é bonita bem arborizada, com muitos hotéis e uma infinidade de pizzarias, bem turística. Em cada canto uma referencia às “ Cataratas”  o ponto alto do município, além da fronteira que reúne Brasil, Argentina e Paraguai.  Durante os 15 km de carro até ao Parque Tecnologico de Itaipu, foi muito legal ir vendo um pouco daquela cidade, que até então só tinha visto pela tv.

 O  ACESSO AO PARQUE...

Antes de adentrar na área da Itaipu obedecemos uma série de critérios e de primeira na guarita de entrada tínhamos de estar identificados. Tudo certo, seguimos com Robson explicando um pouco da composição do complexo e regras obedecidas dentro do imenso projeto. Mostrou-nos as casas dos barrageiros, a construção da Universidade Latina Americana entre outras coisas interessantes. Toda a turma sempre bem atenta, aqui e ali, surgia uma pergunta que era devidamente respondida pelo Robson.O local é muito bonito, muito bem cuidado e cheio de juventude, muitos estudantes ao longo do trajeto, mas dentro do Parque.

NO EVENTO...

Finalmente estávamos no local do encontro. A abertura foi feita com formação da mesa de autoridades, representações internacionais e foi iniciado o painel Rádio Web Água. De inicio, após as falas das autoridades ocorreu  a apresentação do projeto e funcionamento da WRA, pelo jornalista Willbur Sousa que destacou o trabalho desenvolvido pelo Rádio pela Educação na Amazônia.


Willbur  destacou  a nossa presença como representantes de uma das experiências que eles tem o interesse em firmar parceria,ainda neste ano de 2012.O mesmo contexto foi reforçado por Fagner Sousa que destacou a importância do trabalho e da união  dos projetos  não somente nacionais mas também internacionais.


Socorro Carvalho

* O relato da viagem é uma espécie de memória pessoal .
Para ficar arquivado além da minhas lembranças...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua visita, com breve retorno!! Seu comentário vem somar mais versos em minhas inspirações... grande abraço. Se quiser pode escrever diretamente para o meu email: socorrosantarem@gmail.com