terça-feira, abril 03, 2012

AS MURALHAS


Veja bem você,
O vento que soprou deixou no ar teu perfume pra sempre,
E cada dia que passar eu continuarei aqui…
Olhando para o relógio que bate seu tique- taque lentamente,
Como se eu tivesse todo o tempo do mundo só pra ficar assim,  pensando em você.

Veja bem você,
Mesmo com todas as mudanças que a vida fez,  muitas coisas continuam iguais,
Como tua atitude diante do meu amor…
E eu por mais que tente,  não consigo apagar o gosto do teu beijo,
 E as pedras que vão ficando pelo caminho,  talvez já nunca se encontrem.
Porque assim é a vida

Então, me olhem bem diante do espelho e descubram que só minha imagem mudou,
No peito os sentimentos continuam o mesmo
A cada dia que passa eu me dou conta desse amor imenso desperdiçado  em mim...
E  mesmo com toda a tua ausência  ainda fico assim,
inexplicávelmente imóvel  diante do telefone que nunca toca.

Veja bem você…
Que importância tem só mais uma noite mal dormida?
Minha sensatez me obriga a pensar com lucidez…
E sempre que algo vai ficando mais claro, mais me sinto estúpida por te amar assim…
Completamente imune ao que possa acontecer,
Como uma primavera pintada em preto e branco na tela de um artista triste.
Que não tem fantasia o bastante para imaginar o mundo com o céu estrelado numa noite de verão…
E que vai vendo a vida diante da janela aberta sem se arriscar sair noite a fora,

Então, veja bem você, aí,
Quanto tempo estou aqui parada  diante do espelho?
Pensando em tudo que quis um dia te dizer,  mas as palavras não sairam da garganta.
E a parede que nos separa continua crescendo infinitamente…
 Como um pássaro vou voando, voando até onde minhas forças me levam.
Como se a distância pudesse mundar o que sinto,

Então, você viu?
O vento continua soprando suavemente…
Mas você não consegiu traduzir corretamente meu olhar,
Apesar de tão óbvio você partiu para sempre,
E o frio sombrio dos pensamentos que passam despercebidos
Vão ficando gravados na pele seca…

Você vê?
Estou voando, voando, voando….
Imensamente perdiada de amor.

                                                                                  Rosi
                                                                                  Praga, 07.01.20212


MOMENTOS COM A CRISTIANE MORAES , A CRIS...


A Cristiane Moraes foi outra pessoa linda que conhecemos, na viagem a Foz, ela  estava no encontro acompanhando o marido Roberto que ministrou a palestra da ANA, no evento. Como ele teria que seguir para outro estado ela embarcou em nosso vôo para voltar a Brasília. Fizemos amizade com ela, ainda no aeroporto de Foz e no Rio pemanecemos juntos até ela embarcar, bem antes de nós. Cris é super simpática e nos tratou muito bem, tomamos café  e até  fotografamos.




Por fim, Cris finalizou nosso encontro deixando um chocolate delicioso da Cacau Show,  para cada um de nós. O meu era sabor de Maracujá que só comi em casa junto com o Pedro. O César ganhou um recheado de calda de morango, ele comeu ainda no aeroporto, e fazendo uma série de suposições, dá pra imaginar, quais, ne´? Kkkk


Antes da chamada de embarque da Cris trocamos endereços de email’s e prometemos fazer contatos. São essas coisas que compensam qualquer cansaço e dificuldade, quando num breve encontro conhecemos tantas pessoas agradáveis. Foi muito legal estar com a Cris. Se vamos encontra-la, um dia, não sabemos, mas valeu os momentos que ficamos juntos. Grande abraço Cris!!

Socorro Carvalho


AS CONSIDERAÇÕES...


Na hora do lanche fomos cumprimentados por uma série de pessoas que se dirigiam a nós falando do Rádio pela Educação com muito respeito e carinho. Além é claro, do carisma peculiar de toda a turma que lá estava tanto os participantes, quanto a equipe de organização do evento, que nos recepcionaram e nos trataram com muita cordialidade.


Entre as muitas considerações destacamos especialmente,  as feitas pelo especialista em Educomunicação, o  professor Dr. Ismar Santos da USP – Universidade de São Paulo.  Resumindo o encontro foi maravilhoso, durante os dois dias.Mesmo sem ter ido ver as Cataratas de Foz do Iguaçu, me sinto  gratificada, e penso que o Cesar também. Pois dessa forma pudemos apresentar nossa instituição, lá do outro lado do Brasil. E o mais legal é sabermos  que, Robson e Carol, levaram do nosso trabalho a melhor impressão possível.

A viagem a Foz do Iguaçu só veio reforçar a certeza de que sempre devemos realizar nosso trabalho com amor, dedicação e fé em Deus, o resto vem como recompensa. Foi ótimo estar junto daquela turma e melhor ainda foi poder contar um pouco da realidade em que  vivemos e a forma como desenvolvemos o nosso trabalho com a  educomunicação em Santarém e na Amazônia. 


Só resta o agradecimento, mais uma vez, à jornalista Carolina Martinhez ( hoje residindo em Brasilia) e Robson Turcatto, Relações Públicas  do Centro Internacional de Hidroinformática, que no ano passado  vieram até Santarém e foram dois dos grandes responsáveis pelo convite nos enviado, para participar do Paínel Internacional web Rádio Água. Abrindo-nos com isso, outras portas e oportunidades para uma possível aplicação do nosso trabalho agora por meio do mundo virtual, dentro da Plataforma de Conhecimentos da WRA. Oxalá que nossas expectativas  se concretizem e  muito em breve sejamos um dos mais novos parceiros da conceituada  turma da WR’A, de Foz do Iguaçu, no Paraná.

Socorro Carvalho

ROBSON, WILLBUR E FAGNER


A esse trio de profissionais expresso todo meu carinho e agradecimento pela atenção, palavras e acolhimento tão cordial e hospitaleiro. Obrigada pela credibilidade que depositam em nosso trabalho. Obrigada pelos elogios e referencias ao Rádio pela Educação. 



Ao Robson nosso agradecimento mais que especial, pois juntamente com a Carol fizeram um grande markentig, sobre o nosso trabalho, na Amazônia. O que nos deu grande respaldo dentro do evento, pois sempre fomos alvo da admiração aparecia alguém para nos parabenizar e indagar sobre nosso trabalho. Foi fantástico, Robson.


 Ao Fagner agradecemos as palavras de admiração que proferiu tanto em nossa conversa particular quanto no momento de sua fala dentro da palestra que proferiu.

Ao Willbur agradecemos pela simpatia, carinho e respeito que nos dispensou em todos os momentos.

À Carolina Martinhez que também contribuiu para esse encontro com a turma da Web Rádio Água ocorresse.

Socorro Carvalho


PROFESSOR DR. ISMAR SOARES ...


O evento da Web Rádio Água, também nos proporcionou o encontro  com um dos maiores especialistas da Educomunicação, o professor doutor Ismar Soaress, da Universidade de São Paulo – USP. Uma simpatia de pessoa, professor Ismar trocou muitas idéias conosco a respeito do nosso trabalho com Educomunicação na Amazônia. 



A conversa foi tão interessante que professor Ismar se prontificou a verificar as possibilidades de fazer um intercâmbio entre USP e Rádio pela Educação com o envio de estudantes universitários do curso de educomunicação virem a Santarém, como estagiários ficar uma temporada para acompanhar em loco o trabalho desenvolvido pelo Rádio pela Educação no município e região



Para Ismar Santos a experiência santarena é uma referencia positiva a nível nacional e que deve  ser melhor aproveitado como instrumento cientificas para troca de experiências  entre estudantes e profissionais da área residentes em outros estado brasileiros. Para o estudioso a Diocese de Santarém por meio do  Rádio pela Educação está de parabéns pelo trabalho que desenvolve junto as escolas municipais, em Santarém.Ele também destacou a importância da parceria firmada com a Secretaria de Educação que só fortalece cada vez o objetivo de construir uma educação dinâmica e libertadora.




Na ocasião entregamos ao professor Ismar um exemplar do Guia Pedagógico Volume 09 , um DVD de apresentação da tecnologia, slide de apresentação do Rádio pela Educação e programa Para Ouvir e Aprender. Certamente, o momento que tivemos com o professor Ismar, foi ímpar e só vem a somar para o engrandecimento do Rádio pela Educação.

Socorro Carvalho


A PIZZARIA...

No dia 21 de março, a noite,  fomos convidados pelo Willbur, jornalista  da equipe da Web Rádio Água, para irmos comer uma pizza. Convite feito e aceito, mesmo apesar do cansaço. Só sei que por volta das 20h conforme combinado, veio nos apanhar e estava acompanhada da esposa, que nos apresentou e ela se chama Renata. Todos apresentados lá fomos  nós até uma das pizzarias da cidade. Chegando lá, Willbur e Renata pediram uma pizza imensa com quatro sabores diferentes.

Enquanto esperávamos rolaram altos papos, muitas perguntas, respostas e  curiosidades. Partilhamos um monte de coisas legais de nossas diferentes realidades. Eu em cada vez que me dirigia a Renata, sempre trocava o nome e a chamava de Luciana.rsrs Não conseguia acertar o nome da moça, por sinal, muito simpática.Sinceramente, a Renata só tem cara de Luciana. Rsrs.A chamei tanto de Luciana que por fim todos desistiram de me corrigir.


 O encontro foi delicioso e quando pensei que a pizza tinha acabado, Willbur chamou o garçom e faz outro pedido. Por fim, o pedido era outra pizza, acredita? Isso mesmo, mas dessa vez era uma pizza doce com cobertura de  chocolate, pedaços de maçã, uva e morango. Irresistível, eu Deus!! Diga-se de passagem, uma deliciaaaa. Enfim, amei conhecer o Willbur,  a Renata e desfrutar da companhia deles naquele encontro simples e aconchegante. 

Depois da série de pizzas, voltamos ao Hotel. Esse foi o único programa de entretenimento que tivemos em Foz do Iguaçu, além é claro, dos dois almoços aonde pudemos ampliar muitos laços de amizades.  Ah, esqueci de dizer que em meio aos as pizzas tinha uma que Ra de  Escarola.... Alguém já comeu? Eu, particularmente, não conhecia, mas comi e  achei uma delicia!! Valeu Willbur e Renata pela atenção.


Socorro Carvalho 




COISAS DE CÉSAR....

Num breve relato vou tentar descrever um pouco do César Sousa, por meio, das minhas lentes da verdade, conforme diz o companheiro Ivaldo Fonseca.rsrs
Muito bem, vamos lá. César apesar de ser cheio de si, em muitos momentos. De vez em quando deixa extravasar um eterno menino, sonhador, sedento de aventuras, as vezes responsável e em outros momentos sem nenhuma. Após essa pequena introdução vou contar a partir de agora um pouco das coisas do César nessa viagem que fizemos juntos ao Paraná.rsrs


Para começar, desde a hora que recebemos o convite para o evento o César viajou e até se viu e se sentiu molhado pelas águas de Iguaçu.rsrs Quando chegamos em Foz,   ele queria por que queria conhecer as Cataratas. Fez todos os planos possíveis, dos mais simples aos mais mirabolantes, mas o pouco tempo não permitiu e simplesmente,  não deu certo. Mas olha que demorou para ele desistir, mas já nos 45 minutos do tempo, desistiu. De inicio ficou um pouco frustrado, mas depois percebeu que almoçar com a turma, foi muito interessante também. Ele tem essa virtude, logo passa as fissuras e ele não costuma ficar emburrado, não nesse caso. ( mas de vez em quando, sabe se vingar direitinho... kkkk ) mas isso faz parte de outro episódio. De foto? Ele não gosta. Imagina. Nenhum pouquinho, tanto “não gosta” que  foi falar com a comissária de bordo  da Gol para tirar uma foto na cabine do avião. Pode? Pode sim. Coisas de César. Um sonho de criança, desde quando pulou da canoa, na praia do mapiri. rsrs No momento que pediu para tirar a foto não foi possível,  mas depois foi convidado a ir lá na cabine fazer a foto.rsrs E fez. Todo contente. Já sabe como é maravilhoso quando realizamos um sonho de criança não é mesmo?Dá para ver na cara de felicidade do César.rsrs

 Eu e César somos o inverso um do outro, sei que as vezes ele fica puto comigo e eu com ele, mas a gente sempre se entende, ainda bem. Já pensou a gente de mal, no mesmo setor, credo. Isso é coisa de gente fraca e nós somos fortes. Né César?rsrs De vez enquanto entro na dele e passamos momentos rindo de bobagens, ou mesmo de alguma história vivida por ele, geralmente nos finais de semana.
Mas deixando nossa amizade de lado e voltando as coisas de César. Na viagem ele levou uma mala imensa, disse que não tinha outra menor, mas apesar da mala grande... só sei que não levou nenhum pente. rsrs Logo cedo me ligou dizendo que ia no meu apartamento pentear o cabelo.Pior é que  também não levei pente, putz. Rsrs Tudo bem. Ele deu um jeito e comprou um pra ele. Eu não preciso, meu cabelo eu não penteio, só assanho.kkkk
Deixando o apartamento, vem a hora do café da manhã. Desci primeiro, logo depois lá vem o César, deixa a mochila na cadeira a e vai se servir. De repente, lá vem ele trazendo uma maçã imensa no pratinho, tomou o café muito bem, depois pegou o talher e foi cortar um pedaço da maçã. Cara,  foi demais!!! Se ele cortou a maçã? Claro, que sim. Mas o pedaço só Deus sabe pra onde foi parar. kkkkkk Quase morro de tanto rir. E o César também. Depois dessa, rapidinho ele pegou o restante da maçã enrolou num lencinho guardou e saímos,  sem olharmos  pro lado.kkkk (o restaurante estava cheio de gente)

Outro desejo do César era conhecer a Argentina o Paraguai, mas também não deu. Rsrs E isso ele lamentava toda hora. Rsrs A última do César, ocorreu já na volta pra casa, na volta em 4 horas de espera no aeroporto Galeão no Rio de Janeiro, não tínhamos muitas opções, apenas tomamos um café na companhia da Cristiane, que também estava no encontro em Foz acompanhando o marido que é servidor da Ana, mas depois da foto que fizemos com o Hélio Costa ela logo seguiu para Brasília.


Após o lanche e o embarque da Cris fomos na banca de revistas  do aeroporto. De cara o Cesar se apossou logo de uma revista Sexy, com uma loira nua na capa.rsrs Pegou e colocou embaixo do braço. Vira e mexe e lá está ele me mostrando um livro, dessa vez um livro de mensagens do pe.  Fábio de Melo. Contraste perfeito, heim. A perdição e a devoção, em tempos de quaresma. Rsrs Não deu outra, César comprou a revista, o livro  e trouxe. No avião  ele não conseguia se decidir uma hora ele se deslumbrava com a loira e noutro momento se redimia com as mensagens de Fábio de Melo.kkkkkk Essas são algumas coisas de César...

Esse cara ai, de jeito engraçado, despojado, mas super inteligente. O César Sousa atualmente está coordenador de articulação e repórter do projeto Rádio pela Educação e juntos vamos levando o trabalho por aqui. Apesar das nossas diferenças de temperamentos, César é  meu grande companheiro de todos os dias, no Rádio pela Educação. E por esse companheirismo é que hoje resolvi fazer essa homenagem a ele, com esse texto. Sei que ele vai se divertir pois para ele a vida  é sempre uma eterna festa. Valeu, migo!!!!Saiba que apesar do meu jeito estranho  de ser te gosto muito e acho muito legal trabalhar com você.  Até a próxima viagem, com uma nova versão das coisas de César...   


 Socorro Carvalho