domingo, setembro 23, 2012

ACOMPANHAMOS E ACREDITAMOS ... É ELA. É 13.


Eu e meu amigo Marlison Soares somos santarenos. Somos estudantes , atualmente , acadêmicos do curso de Letras da Universidade Federal do Oeste do Pará - Ufopa, ingressamos na Ufopa por meio do ENEM,  uma ação valiosa do Governo do Presidente Lula, governo do PT.


Cursar a Universidade era um sonho que tínhamos e hoje vemos que isso é possível e já podemos sentir  esse sonho caminhando para a concretização.   O Governo do PT foi o governo que mais se preocupou em colocar as pessoas na sala de aula. E  nós também fomos contemplados com essa ação,  que vem alicerçando sonhos e construindo  Histórias de vida, por esse grande Brasil. Em Santarém  o governo do PT também fez muito pela Educação.


Com  Maria na Prefeitura e professora Lucineide a frente da Secretária de Educação, não importa a distância e nem quantidade de alunos a ser assistida. Por que  com  Maria e Lucineide  a educação chega até lá por meio de um professor ou professora, paga EM DIAS pelo governo que dá prosseguimento ao trabalho de Lula e Dilma, aqui em Santarém. E mesmo que a escola tenha 4 ou 5 alunos e seja na comunidade mais distante esse aluno  tem escola, transporte  e professor capacitado para dar aulas.
 
Sabe porque isso ocorre porque o governo do PT zela pela igualdade e por isso se empenha em levar a cidadania e consciência  aos mais distante rincão da Amazônia.  Uma gestão que não é egoísta e que leva a educação a todos os lugares de nossa região por acreditar que a Educação é a única  forma de libertação do homem.  
Professora Lucineide jamais mediu esforços para ir a luta em busca de projetos e recursos para aplicar em beneficio da comunidade escolar santarena. Uma mulher séria, responsável que soube muito bem instruir e construir muitas coisas boas junto das equipes  que  sempre  estiveram com ela, na lida de cada dia.
Acompanhamos a dedicação, a busca e todo o desempenho competente de professora Lucineide. Pudemos ver nas escolas as crianças aprendendo hábitos saudáveis por meio da merenda de qualidade, com inserção de produtos naturais na alimentação.
Acompanhamos o desenvolvimento do Programa  Mais Educação criado também pelo Governo do PT  e muito  bem aplicado nas escolas de Santarém.  Acompanhamos a luta e a busca incansável de professora Lucineide  junto à Brasilia para aquisição do Programa Educação no Campo. E com persistência e fé em Deus conseguiu trazer para Santarém da mesma forma que trouxe as escolas  de  Educação de tempo  Integral,  que beneficia centenas de estudantes santarenos, antes sem nenhuma perspectiva.
Acompanhamos a preocupação de professora Lucineide com as crianças pequeninas e para isso criou as UMEIS  - Unidade Municipal de Educação Infantil de Santarém e que atende outras centenas de criancinhas. E com isso,  oportunizando que mães e pais possam deixar suas crianças em espaços e com pessoas preparadas para cuidá - las  com responsabilidade e garantia de que .  vão estar bem cuidadas. Pois professora Lucineide sempre ofertou  o aperfeiçoamento das capacidades de seus educadores.
Acompanhamos toda a trajetória de professora Lucineide a frente da SEMED   e podemos dizer o quanto essa mulher é de fibra e de coragem quando luta pelos objetivos.  Além de tudo, acreditamos na seriedade, na competência e trabalho de professora Lucineide, essa grande mulher.  Mulher que é de luta, de fibra, de boa conduta. Ficha Limpa.
 
Acreditamos, também ,  na inteligência  e força da juventude  de Bruno Figueiredo. Esse jovem inteligente e que almeja muito  ajudar Lucineide  na construção de uma Santarém cada vez melhor.   Por isso e por muitos outros motivos POSITVOS é que no dia 07 de outubro nosso voto é da professora Lucineide  - prefeita  e Bruno Vice. NOSSO VOTO  é 13. Para que Santarém siga mudando.
 
Socorro Carvalho e Marlison Soares

ELIXIR DE POESIA

 

No encerramento do  VI Seminário de Letramento do Oeste do Pará os participantes foram brindados com uma deliciosa palestra proferida pelo Professor Dr. Luis Percival Leme Brito, da Ufopa. 
 
De forma dinâmica o professor falou de poesia partilhando com o público os seus autores e poemas preferidos.
 

 

Para iniciar o poema de Pablo Neruda ...

Poema 1

“Cuerpo de mujer, blancas colinas,
muslos blancos,
te pareces
al mundo en tu actitud de entrega.
Mi cuerpo de labriego salvaje
te socava
y hace saltar
el hijo del fondo de la tierra”.

Depois  se seguiu com Camões,  Drummond, Adélia Prado, Fernando Pessoa  finalizando com o poema da Cabra Preta da autoria do poeta paraense Bruno de Menezes. 
 
Uma viagem a essência da poesia... viajei literalmente. De repente, todo o cansaço se foi... e revigorei minhas forças nos versos de cada poema recitado pelo professor tão contagiado pela magia da poesia..

O encantamento, o aroma da poética, a vida e o perfume da poesia em seu mais lindo esplendor foi retratado em cada interpretação do professor.

Um dos momentos impares daquele encontro maravilhoso, que dessa forma  encerrou com chave de ouro.

 
De parabéns estão a professora Sheyla Cruz e toda a equipe de organização do evento. Parabéns também para nós: Almira, Silvia, Marlison, Katiana, Cici, Karen, João Gustavo, Naelson , Odiná e eu que tivemos a alegria de participar de tão significativo encontro com a turma das Letras.

E não tenho dúvidas de que todos nós saímos de lá embriagados de poesia e outros conhecimentos... Que delícia!!!Amo poesia.

Socorro Carvalho

POETA E ESCRITOR EMIR BEMERGUY É HOMENAGEADO NO VI SEMINÁRIO DE LETRAMENTO

Emir Bemerguy - do blog do Ércio Bemerguy
 
“ EMIR BEMERGUY : CONHECENDO UM POETA SINGULAR”, assim foi intitulada a apresentação da história de vida do poeta santareno Emir Bemerguy, no primeiro dia do Seminário de Letramento do Oeste do Pará.

Durante a homenagem estavam presente no auditório do CEULS/ULBRA  um casal de filhos do poeta: Lúcio e Márcia Bemerguy, além do genro Edson Queiroz

 
A homenagem a Emir Bemerguy foi aberta com declamações de poesias de autoria do poeta, feitas por acadêmicas do curso de Letras.

Momentos de emoção marcaram o momento, em especial, quando uma das estudantes declamou um poema que Emir escreveu para a filha Márcia Bemerguy .

Sobre aplausos da plateia Márcia não conteve a emoção e as lágrimas ao ouvir o poema que nela fora inspirado, pelo pai e poeta.

Após os muitos aplausos e as lágrimas emocionadas, Márcia fez a apresentação da vida de Emir.

Antes de tudo agradeceu a organização do evento pela lembrança de homenagear o poeta.

Ao mesmo tempo, ela explicou e justificou sobre a ausência e o estado de saúde de Emir , ressaltando que a debilidade   e a dificuldade de locomoção o impediram de estar presente, no evento.

Durante a apresentação, além do material do slide ela fez questão de ressaltar particularidades ímpares sobre a vida cotidiana do poeta e em especial do pai Emir Bemerguy.

Entre as particularidades Márcia destacou a veneração que Emir tem pelo Rio Tapajós e o amor  que o poeta tem pela cidade de Santarém, mesmo sendo filho natural de Fordlândia.

Na vida em família, Márcia destacou o amor incondicional do poeta pela esposa Berenice, musa inspiradora de tantos versos e poemas de Emir.

O amor para com a família, a religiosidade e a fé do poeta também foram destacadas com bastante ênfase por Márcia.

Um dos relatos que muito emocionou a plateia foi quando Márcia contou sobre o jeito romântico de Emir, citando como um dos gestos apreciados pelo poeta o de deixar  bilhetes com poemas de amor  sob a xícara de café da manhã  à amada Berenice.

De acordo com os relatos de Márcia Bemerguy o poeta tem escrito e não editados mais de uma dezena de  obras prontas.

No final Márcia agradeceu pela oportunidade de poder partilhar um pouco da vida do poeta e pai e foi muito aplaudida pelo público que lotava o auditório do CEULS/ULBRA.

 Socorro Carvalho

SANTARÉM REALIZA VI SEMINÁRIO DE LETRAMENTO DO OESTE DO PARÁ

Professora  Dra.  Irandé Antunes
 
“Letramento: conhecimento linguagem e escrita”  com esse tema foi realizado, nos dias 21 e 22 de setembro,   o VI Seminário de Letramento do Oeste do Pará.

O local do evento foi  o CEULS/ULBRA – Centro Universitário Luterano de Santarém, sob a coordenação da professora Maria Sheyla cruz Gama.

O Seminário é um evento regional anual  promovido pelos professores e acadêmicos dos cursos de Letras, Letras – Língua Inglesa e Letras – Língua  Poturguesa, do CEULS/ULBRA.

Professora Irandé autografou livros
Nesta Sexta Edição o seminário fez uma abordagem em cima do tema “Letramento: conhecimento, linguagem e escrita”.

O tema remete a compreensão de que o termo letramento perpassa todos os ramos do conhecimento e por implicar o uso competente da linguagem nas diversas esferas da sociedade.

A partir dessa concepção o Seminário objetiva contribuir com a formação de leitores e escritores competentes da Língua, na medida em que tematiza a formação permanente do professor de Língua, desde os anos iniciais ao ensino superior.

Para isso o evento contou com a presença de uma das maiores autoridades do ensino da língua materna, professora Dra. Irandé Antunes, da Universidade Estadual do Ceará.

Iarandé é autora de diversas obras: Aspectos da Coesão do texto (1996); Aula de porgtuguês (2003); Lutar com palavras: coesão e Coerência (2005); Muito além da gramática – por um ensino sem pedras no caminho (2007); Língua, texto e ensino – outra escola possível (2009); Análise de textos: fundamentos e práticas (2010); O território das palavras – estudo do léxico em sala de aula (2012);
 
Momentos com professora Irandé e professor Percival
 
De acordo com a organização a realização do evento é visto como uma dimensão bastante fecunda para todos os educadores, graduandos e para a sociedade santarena em geral.
 
 
VI Seminário de Letramento do Oeste do Pará
PROGRAMAÇÃO: 21 DE SETEMBRO DE 2012

A abertura do VI Seminário de Letramento do Oeste do Pará ocorreu, no dia 21 de setembro, às 13h com o credenciamento dos participantes.

Durante a tarde foram apresentados os trabalhos inscritos.

À noite as atividades iniciaram com programação cultural quando foi apresentada a vida do poeta e escritor Emir Bemerguy.

Em seguida, às 19h45 foi proferida a palestra central do evento: “Os tipos de conhecimento mobilizados pelos usos da linguagem e suas implicações para o ensino,” pela professora dra. Irandé Antunes.
 
 
PROGRAMAÇÃO: 22 DE SETEMBRO DE 2012.

No segundo dia do Seminário, pela manhã, foram ministradas oficinas entre elas a de Recursos Digitais para o ensino de idiomas, ministrada pelo professor Odirlei Figueira da Silva do CEULS/ ULBRA.

Ainda na manhã, do dia 22 de setembro, foi realizada a mesa redonda com o tema: “ A importância do interprete para o aprendizado do surdo,” com participação das professoras: Jovina Marques (CEULS/ULBRA); Eleny Brandão ( Ufopa) e professora Simone Lorena Pereira ( IESPES).

Após o almoço o encontro prosseguiu com apresentações de trabalhos, relatos de experiência e a palestra: “ Para além do obvio de ler: literatura e formação na escola”, proferida pelo professor Dr.Luís Percival Leme Brito, da Ufopa.

 
Durante os dois dias estudantes do curso de Letras – Língua Portuguesa- Lingua Inglesa da UFOPA prestigiaram o evento.

Dentro da programação os acadêmicos participaram da oficina: “Recursos Digitais para o ensino de idiomas", ministrada pelo professor  Odirlei Figueira da Silva,  do CEULS/ ULBRA.
 

Socorro Carvalho