domingo, dezembro 23, 2012

A FELICIDADE


A felicidade é um estado permanente que não parece ter sido feito, aqui na terra, para o homem. Na terra, tudo vive num fluxo contínuo que não permite que coisa alguma assuma uma forma constante. Tudo muda à nossa volta. Nós próprios também mudamos e ninguém pode estar certo de amar amanhã aquilo que hoje ama. É por isso que todos os nossos projectos de felicidade nesta vida são quimeras. 

Aproveitemos a alegria do espírito quando a possuímos; evitemos afastá-la por nossa culpa, mas não façamos projectos para a conservar, porque esses projectos são meras loucuras. Vi poucos homens felizes, talvez nenhum; mas vi muitas vezes corações contentes e de todos os objectos que me impressionaram foi esse o que mais me satisfez. Creio que se trata de uma consequência natural do poder das sensações sobre os meus sentimentos.

 A felicidade não tem sinais exteriores; para a conhecer seria necessário ler no coração do homem feliz; mas a alegria lê-se nos olhos, no porte, no sotaque, no modo de andar, e parece comunicar-se a quem dela se apercebe. Existirá algum prazer mais doce do que ver um povo entregar-se à alegria num dia festivo, e todos os corações desabrocharem aos raios expansivos do prazer que passa, rápida mas intensamente, através das nuvens da vida? 


Jean-Jacques Rousseau, in 'Os Devaneios do Caminhante Solitário'

COISAS DE CRIANÇA SOBRE O NATAL




Emerson é um dos meus sobrinhos, tem 05 anos de idade e esses dias  vendo todos os preparativos que antecedem o dia de Natal conversava comigo sobre os presentes que queria ganhar do papai Noel. 

Após ouvir atentamente o que ele me dizia. Expliquei pra ele sobre  o nascimento de Jesus na noite de Natal. Disse que nesta noite Jesus nasce criança, no Universo,  e é chamado de Menino Jesus e Ele é o aniversariante. E que a festa do Natal  deve ser feita para festejar o aniversário dEle e não de papai Noel.  Mas claro que não o tirei a fantasia e  magia do tal velhinho conhecido por papai Noel. 

Emerson me  escutou  atentamente prestando atenção em cada palavra e em seguida,  postou as duas mãozinhas em frente ao rosto e fechando os olhinhos disse:

_ “ Eu tenho fé em Deus que o Menino Jesus vai pedir para o papai Noel trazer um carro e um jogo de Uno pra mim.”

Sinceramente foi emocionante e lindo demais ouvir aquilo. Sinceramente, não esperava tal reação, por parte dele, não daquela forma.  Apenas me surpreendi com a colocação muito bem feita e a ordem da organização do pedido.  

Emerson é uma criança muito inteligente, um dos mimos da minha vida. Esperto  e inteligente,  desde os 03 aninhos grava  vinhetas de programas especiais do Para Ouvir e Aprender. Esse ano ele gravou além de vinhetas de passagens para nosso programa Especial de Natal, gravou  até mensagens dirigidas aos coleguinhas da UMEI Caranazal. Ficou lindo!!

O programa Para Ouvir e Aprender Especial de Natal vai ao ar no dia 25 de dezembro, dia de Natal, com duração de uma hora, das 07h00 às 08h00 da manhã, na Rádio Rural de Santarém. Contamos com sua audiência www.radioruraldesantarem.com.br. Na apresentação a dupla de alunos da escola Ecila Nobre dos Santos Nicole e Cidelvan com participação da equipe e Núcleo de Leitores do Projeto.

Socorro Carvalho

OLHA NÓS NO CLUBE DE LEITURA DO PIBID/INGLÊS

Euzinha com Marlison e Katiana
 Na tarde,  da última sexta feira, 21 de dezembro de 2012  foi realizado o Clube de Leitura do Pibid/Inglês da Ufopa.  O local foi a sala do Geales, andar térreo do hotel Amazônia Boulervard na avenida Mendonça Furtado.A coordenação da ação foi da professora Maria Luíza.

O objetivo é aproximar os estudantes do Curso de Letras integrado Português/ Inglês um contato maior e mais aproximado com a Língua Inglesa.

Nas fotos nossa equipe formada por : Eu (Socorro Carvalho), Marlison Soares e Katiana Farias que lemos o livro  "I  ALWAYS WIN' . O livro conta a história de uma corrida de bicicleta. Lemos em inglês, tá legal? rsrs Foi um desafio interessante e surpreendente , mas  que  vem somar em nossa vida  acadêmica. Estar junto da turma é sempre bom e ao lado de Marlison e Katiana , sem palavras para descrever a satisfação.

Depois das apresentações foi realizada a confraternização, no escuro. Apesar da escuridão, o  encontro foi bem agradável com muitas guloseimas deliciosas, não tenho fotos, mas emprestarei da Jéssica ou da Sílvia para postar aqui em  outro momento.

Ao Marlison e Katiana só tenho a deixar  meu carinho e agradecimento pela amizade e carinho. Não sei falar inglês ainda mas um dia chego lá, se Deus quiser.

Marlison era o narrador 

Explica  em português sobre a história a ser lida

E começa o desafio...rs

Katiana já estava se sentindo uma nativa...rsrs

Eu também fiz o que pude para fazer bem ...rsr

A essa altura já estava até bom a experiência...rsrs

Mas terminou e aqui o alívio da missão cumprida.
 * As fotos foram feitas pelo nosso colega João Gustavo. Valeu João!!!

FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL COMEMORA 27 ANOS DE VIDA



A Fundação Banco do Brasil foi criada em 23 de dezembro de 1985 e há 27 anos atua para o desenvolvimento do País, com ênfase na inclusão social e na promoção da cidadania, por meio de programas estruturados fundamentados na reaplicação de tecnologias sociais nas áreas de geração de trabalho e renda e educação e cultura.
                                                   
Neste período, as intervenções da Fundação BB levaram em consideração os aspectos do respeito cultural, cuidado ambiental, protagonismo social e solidariedade econômica e as ações empreendidas atendem uma diversidade de públicos, como agricultores familiares, quilombolas, indígenas, catadores de material reciclável, assentados da reforma agrária e outras populações vulneráveis à exclusão social.

Este ano, a Fundação BB atingiu o recorde histórico de R$ 240 milhões no investimento social, incluindo reaplicação da tecnologia social Cisterna de Placas. Destacamos a atuação no Programa Água para Todos, do Governo Federal, onde investimos R$ 120 milhões na construção de 60 mil cisternas em oito municípios do semiárido brasileiro. Com isso, cerca de 240 mil brasileiros terão acesso à água para uso doméstico.

A Fundação Banco do Brasil participou da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, em junho, onde se discutiu a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza, bem como a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável. Na ocasião, a Fundação BB apresentou a sua Plataforma da Tecnologia para Superar a Pobreza e as tecnologias sociais Fossa Séptica Biodigestora, Barraginhas e PAIS – Produção Agroecológica Integrada e Sustentável, que são reaplicadas em escala.

 Nos próximos anos, a Fundação BB atuará por meio da promoção da Inclusão Socioprodutiva, em sintonia com os objetivos do Plano Brasil Sem Miséria, do Governo Federal, e na contribuição para o desenvolvimento sustentável do nosso País. Para o presidente da instituição Jorge Streit, as perspectivas para os próximos anos são as melhores. “Vamos dar início à operação do Fundo Amazônia, uma iniciativa em parceria com o BNDES que realiza ações de conservação e uso sustentável do Bioma Amazônia e apoia projetos que viabilizem o desenvolvimento de cadeias produtivas e tecnologias sociais para comunidades de baixa renda, especialmente comunidades tradicionais, assentamentos e agricultores familiares e reforçaremos nossa atuação na transformação social e na erradicação da pobreza”, diz.

Fonte: Site FBB

ONDE ESTARÁ O MEU AMOR?






Como esta noite findará

E o sol então rebrilhará
Estou pensando em você
Será que vela como eu?
Será que chama como eu?
Será que pergunta por mim?



Se a voz da noite responder

Onde estou eu, onde está você
Estamos cá dentro de nós sós
Onde estará o meu amor?
Se a voz da noite silenciar
Raio de sol vai me levar
Raio de sol vai lhe trazer



Na voz de Maria Betânia


Onde estará o meu amor?... onde? Não sei. 

Dever estar por ai,  perdido em algum lugar...
Quem sabe um dia ele me encontra...
Quem sabe um dia eu o encontro...

 Quem sabe  um dia dá certo.
Quem sabe? Cadê você????