sábado, dezembro 29, 2012

CONFRATERNIZAÇÃO DO RÁDIO PELA EDUCAÇÃO

Núcleo de Leitores do Projeto Rádio pela Educação

Com um encontro alegre e dinâmico a turma do Projeto Rádio pela Educação reuniu ontem, para marcar o encerramento das atividades do ano de 2012.

O encontro contou com a presença  dos coordenadores do projeto Socorro Carvalho e Cesar Sousa, dos integrantes do Núcleo de Leitores: Andrei Correa, Cidelvan Duarte, Franciele Gomes, Minelli Costa, Nicolle Ferreira, Rafael Corrêa e Kleiany Tavares. Professora Joseane Ferreira da escola Ecila Nobre e parceira do Projeto também esteve presente junto com a senhora Déia Duarte (mãe do Cidelvan) e Flávia Gomes (irmã de Franciele).

Vanessa Pereira e Mayane Nascimento voluntárias do projeto e acadêmicas de jornalismo do Iespes também participaram do momento de confraternização.

Os integrantes do Núcleo Marlisson Luan e Antonio Moraes não compareceram porque estão viajando, aproveitando o recesso e férias da escola. Jéssica Santos acadêmica de Jornalismo do Iespees e o professor Francisco Sales colaboradores do Rádio pela Educação, tiveram que se ausentar por motivos particulares e não puderam participar do momento.

Além da turma do projeto foram convidados  pe. Edilberto Sena  coordenador  da Rádio Rural de Santarém, Joelma Pires gerente administrativa da emissora, José Maria Gama diretor de programação  e Daleuson Menezes coordenador técnico da emissora.




O encontro teve inicio com  as apresentações  dos convidados e convidadas seguida de uma reflexão feita por pe. Edilberto Sena. Ainda como parte da  reflexão a turma foi  indagada por pe. Edil sobre o  significado do Projeto na vida deles.  Todos e todas  responderam  avaliando e refletindo sobre o papel que desempenha dentro da ação.  Após esse momento, foram feitas algumas dinâmicas de entretenimento, a entrega das lembranças e  coquetel de encerramento do encontro.

Uma das dinâmicas de avaliação foi solicitado que cada um (a) marcasse o desenho que simbolizasse  a cara do projeto , para ele(a), no ano de 2012, com as devidas observações. Toda a turma marcou a carinha feliz.  



Socorro Carvalho

AS MÃOS E AS MÃOS


A polpa secreta
 Das tuas mãos
 Espero-a inteira
 Espero-a inteira
 Como frutos à beira
 Da fome de alguém
 Espero-a inteira
 Nesta fome que vem
 Só das tuas para as minhas mãos

Minhas mãos geladas
 Minhas mãos suadas
 Em rebentos de cada esforço
 Descarnadas mãos
 De que já riu a ferrugem das grades

Minhas mãos abertas para que creias
 Mãos suadas e novamente suadas
 Mãos capazes de enxertar veias

A polpa secreta
 Das tuas mãos
 Espero-a inteira inteira

Orlando da Costa

MENSAGEM DA LEÍRIA RODRIGUES


Fiquei matutando se iria escrever por aqui...mas não resisti a pergunta assombrosa: ”O que está acontecendo Leíria?...uai nada sô, é que tenho esse espaço aqui, criado um dia na aula do professor Manuel Dutra...né Rosa Rodrigues...(putz, eu prestava sim atenção na aula...tudo culpa da Ciência e Tecnologia!!!) rssss

Vou dizer o que tá rolando sim! Considerando propício para manifestar pensamentos bons a todos os que amo...ou aqueles que não conheço, mas que aceitei neste espaço...Ah, também não é retrô...Apenas, gratidão ao velho e inesperado 2012!!!
Quase um ano gente...vim pra terras da “Nazinha” !! Nunca esqueço da mãezinha de meu amigo Everaldo, dizendo: “Vai minha filha, que a Nossa Mãe da Conceição te leve e Nossa Mãe de Nazaré te acolha...” e os anjos disseram amém!!

Dezenas de exames, Quimioterapia, Cirurgia, Radioterapia...tur pelas casas...Dona Terezinha querida que me acolheu no iníc io, Mãe de minha querida-irmã Fabíola Albuquerque, sua família inteira me acolheu...Dona Graça, querida Mãezinha de Greyce...outra família maravilhosa...Outro espaço acolhedor, das amigas Marcia Eliza e Patricia Sardinha...E o tur continua! Agora com Kariny Aguiar...que me proporcionou um Natal tranquilo e acolhedor superando a distância e a saudade intensa, que chega a doer dos meus filhos...

Dias intensos de esperança, companheirismo, solidariedade e amizade...Sou eternamente grata a vocês queridos que me acolheram...

Não posso deixar de agradecer imensamente aos meus maravilhosos e repito, lindos médicos...que me acompanham nessa! Sâmio, Ewaldo Oliveira, Claúdio Reis, Crhistiane Barros...minhas queridas amigas Gisele Silva, Lúcia Barbosa, Regiane, pelo carinho e cuidados...Raissa, querida, com seu jeito meigo me acompanha e divide a saudade de casa...Devo ter mesmo um coração gigante...eita cabe tanta gente meu Deus!!

Meus eternos amigos, irmãos e irmãs Rosa Luciana Rodrigues, Everaldo Cordeiro, Léa Fernandes, Ane Maia, Edna Assunção, Josilene Pinto, Sheila, Lucia Carvalho, Jovina Marques....Sabem do que falo...dos momentos que se permitiram estar ao meu lado, segurar minha mão, meu pé....tudo!!! rsss Sem perguntas e muitas vezes, sem respostas...Em nome de vocês sou eternamente grata por todos os amigos que rezaram, que continuam pedindo pra que eu tenha força e coragem sempre...

São muitos amigos para agradecer....muitos mesmo!!! Os de longe, os de perto, os que nunca se perderam no tempo...Bel, Dani Ela,Cynthia Camargo, AnaCacilda Guerreiro, Waldirene Lisboa, Emanuel Jadir, Christiane Tamasauskas, Jackson Santos, Claudia Michele, Udirley Andrade, Socorro Carvalho, César Sousa, Genildo Junior, Lucineide Pinheiro, Edilberto Sena...Marta Reis, Vagner Santiago, (vavá) Heloneida, Gioconda Monsalisa, Lena Pinto, Adalberto Fidelis(parabéns Dadá)...meus queridos amigos da Celpa...tantos...tantos...

Os momentos cruciais do tratamento estão findando...tenho muita esperança que terei momentos leves e de muitas alegrias daqui pra frente...tive medo sim, quem não tem, medo de morrer jovem, linda e poderosa, meu Deus!!??? Com quatro filhotes lindos e uma família maravilhosa...Minha super Mãe Zilmar, minha querida, menos linda e corajosa irmã Joelita de Castro, meu cunhadão que segura as pontas e sempre me empresta seu cartão de crédito....Adilson Moreira, continue querido, sempre assim...senão, terei uma conversinha com minha mana...heheheheh sobrinha Soll Ferreira, minha sempre cunha Fátima, tios, primos Jandir Lima, Janaina Lima, Mailete Lima...minhas amigas e comadres Eugenia Rêgo e Ana Ilza...Nossa, vocês são demais !!!

Égua gente, só tenho a agradecer muitoooooo por tudoooo que sou, que tenho ...pela alegria que Deus me deu, pelo sangue criativo e feliz do meu povo do sertão, onde nasci...pela terra do Tapajós, que cresci e vivo hoje...vida que me permite a cada dia sonhar e realizar...
Que venha 2013 e muitossssssssssss!!!! Com mais amor, paz, saúde, dindim, criatividade, alegria e amigos!!!

Perdão, se esqueci de citar você querido amigo...amiga....
Um lindo Ano Novo amigos!!!



Leíria Rodrigues

VI EXPERIÊNCIA MISSIONÁRIA - "ELE ME UNGIU PARA EVANGELIZAR OS POBRES"



Depois de passarem o Natal com as comunidades ribeirinhas do rio Tapajós, os missionários se dirigiram de ônibus pela BR 163 (Santarém-Cuiabá), no dia 25 de dezembro à tarde,  em direção ás últimas comunidades da paróquia de Santo Antônio de Pádua de Belterra, que ficam no limite com os municípios de Placas e Rurópolis.


São aproximadamente 150 km da matriz para as últimas capelas, onde os missionários ficarão até o dia 02 de janeiro visitando e animando as 20 comunidades que fazem parte da mine área pastoral de Corpus Christis. Na chegada à comunidade central de Corpus Christis houve grande recepção pelas lideranças das demais comunidades que foram buscar os missionários.

Após uma breve celebração e do jantar, as diversas conduções transportaram os missionários para os locais de missão. Alguns enfrentaram mais 30 a 40 quilômetros nas transversais da BR. O fato de ser uma região montanhosa e de muitos riachos aumenta ainda mais o desafio aos jovens seminaristas e religiosos.


MENSAGEM DA PROFESSORA LUCINEIDE PINHEIRO


Amigos(as),

 agradeço por tudo que vivemos juntos em 2012. Obrigada pela torcida, pelas orações, pelos gestos e palavras de apoio, de carinho, de confiança e de amizade.
 Neste cartão vai o meu carinho por vocês. Feliz 2013!! 

Obrigada pelas flores da amizade do companheirismo do carinho do respeito e da confiança que recebi de suas mãos em 2012.
Que em 2013 seja o ano da graça de Deus em sua vida!
 Feliz Ano Novo!!

Abraço.


Lucineide Pinheiro


ME LEVA JUNTO COM VOCÊ



O mel do seu beijo tem um gosto do amor
Me leva junto com você, me leva junto com você
Meu bem eu te peço, não me deixe só
Me leva junto com você, me leva junto com você
Ninguém te pertenceu
Ninguém te ama como eu
Não deixe o sonho terminar
Meu coração é seu lugar
Meu corpo é todo seu
O teu calor me aqueceu
Não deixe a chama se apagar
Meu coração é seu lugar

Raça Negra

Postagens em destaque

Maria Maria

Maria, Da lua Herdastes brilho e serenidade. Do sol Juntastes calor e esperança. Doce Maria! De encanto, de amor. Suave como a b...