domingo, junho 02, 2013

Henrique um amigo muito especial...

Na viagem  que fiz à comunidade de Aninbuda, ao visitar a escola Osman Bentes encontrei, no intervalo, um pequeno muito especial. Era a hora do recreio e as crianças brincavam pelos corredores da escola. Entre elas tinha uma criança muito animada a correr e a brincar.
Após um tempo observando,  me agachei e me aproximei daquele menino. Perguntei o nome dele e logo uma senhora simpática me respondeu, “é Henrique o nome dele”.
Curioso pela câmera que eu carregava nas mãos,  Henrique fazia gestos que demonstrava que ele queria ser  fotografado. Abracei-o com carinho, juntei meu rosto ao dele e fiz a foto. O gesto foi o bastante para conquistar a confiança de Henrique,  que logo saia  me dirigindo e  apontando onde e com quem queria ser fotografado.

O levei até as proximidades de um pé de planta e lá ele  fazia caras e bocas  em direção a câmera. E assim com um dos gestos que Henrique fez, eu o fotografei. E no momento, sorrindo e batendo palmas. Ficou lindo!


Só que Henrique não se contentou e queria mais fotos, foi então que encontrou um coleguinha na porta da cantina e docemente me apontava para o outro menininho. Eu, entusiasmada viajei no momento de fama de Henrique e sua inocência tão admirável. Em cada foto, mais me  via encantada com aquele sorriso bonito e aquela alegria maravilhosa do pequeno Henrique.



Ainda na porta da cantina, Henrique apontava para dentro do local e balbuciava algumas palavras que não conseguia entender. O que logo foi interpretado pela mãe  que de perto acompanhava eu e Henrique. Ela disse que ele queria tirar foto com dona Dica, uma das educadoras alimentar,  que estava lá dentro da copa lavando louça. Chamamos dona Dica, que veio com um sorriso e uma simpatia espetacular se agachou,  envolveu Henrique nos braços enquanto o pequeno menino parecia extasiado pelo momento de atenção que recebia das lentes da câmera fotográfica.



A mãe ( que não me recordo o nome, no momento) é também professora do Henrique,  gentilmente me pediu para fotografar Henrique na sala de aula junto dos coleguinhas. Seguimos rumo à sala de aula, só que no caminho, Henrique avistou a irmã, em meio a um grupo de adolescentes sentada  numa bancada dentro do quintal da escola. Ao ver a irmã Henrique ficou apontando para os adolescentes e olhava pra mim. Não consegui entender, outra vez a mãe interveio e disse que uma das adolescentes era irmã dele. Ai entendi. Henrique queria fotografar com a irmã. Fiz a foto. 

Por último  o registrei no colo da mãe e findamos nem registrando a fotografia dele na sala de aula.
O Henrique é um menino especial, portador de Síndrome de Down. Porém, uma criança feliz e encantadora. Sinal de que é um menino criado com muito amor. Pois só amor é capaz de repassar autoconfiança e segurança a uma criança.

Foram poucos momentos junto dele, mas o suficiente para me emocionar e me apaixonar por Henrique, pela docilidade e alegria que emana de dentro daquele ser pequenino e tão maravilhoso. 

Na despedida, abracei e dei um monte de beijos no rostinho do Henrique e em cada foto era uma emoção que me contagiava o coração. São esses momentos que tornam nossa vida mais linda e especial. Já estava feliz em estar lá na escola Osman Bentes, mas a presença de Henrique me deixou muito mais inspirada para continuar meu trabalho com essa criançada linda da Amazônia. O sorriso e as palmas de Henrique ficarão para sempre em minhas lembranças e em meu coração como inspiração para meus dias. Estou postando as fotos em meu blog para que todos e todas possam conhecer meu mais novo amiguinho Henrique, lá de Aninduba.


Valeu Henrique, jamais esquecerei de você,  amiguinho lindo!!



Beijos no seu coração!!


 Da sua amiga



Socorro Carvalho 

Um comentário:

  1. lindo mana um anjo veio visitar vc e vc disse sim
    bjs Kátia

    ResponderExcluir

Agradeço sua visita, com breve retorno!! Seu comentário vem somar mais versos em minhas inspirações... grande abraço. Se quiser pode escrever diretamente para o meu email: socorrosantarem@gmail.com