domingo, junho 02, 2013

Projeto Literatura às Margens dos Ribeirinhos 2013/01

         

Disciplina: Literatura Infanto-Juvenil

1-Resumo
         A atividade acontecerá mediante oficinas de leitura e produção textual a partir de diversos gêneros literários - contos de fada, fábula, poema, parábola, apólogo através de dinâmicas lúdicas e motivacionais de ensino e aprendizagem.


2-Justificativa
        A realização destas oficinas é uma proposta de efetuar uma participação direta do acadêmico de Letras/Português com a realidade educacional. Um momento de trabalhar o texto literário com alunos da educação infantil e fundamental e oferecer ao corpo docente da escola conhecimentos e propostas metodológicas que possam ser realizadas em sala de aula.

       É uma forma de motivar a criança e despertá-la para o hábito da leitura. Sabe-se que é através da leitura que se faz a transformação do mundo e desenvolve sujeitos dinâmicos, participativos e transformadores.

       Por essa razão, o projeto  propõe atividades que fortalecerão o processo ensino e aprendizagem. Por isso, foi escolhida uma Escola Ribeirinha para que sejam aplicados os conhecimentos adquiridos pelos alunos de Letras em sala de aula, como uma forma de interação social. A teoria adquirida em sala de aula sendo  praticada num contexto rural.

3-Objtetivos Específicos
1-Promover a participação direta do acadêmico de Letras/Português com a realidade de ensino rural aplicando os conhecimentos sobre a narrativa e poema literários adquiridos em sala de aula.

2-Despertar o interesse pelos gêneros literários-contos de fada,  fábula, poema, parábola, apólogo de forma dinâmica e criativa, levando o aluno ribeirinho à realização de produções orais e escritas.

2-Possibilitar aos participantes (acadêmicos, professores e alunos ribeirinhos) uma interação, uma troca de conhecimentos que fortalecerão o ensino e aprendizagem.
3-Refletir sobre os textos apresentados através de dinâmicas motivadoras e participativas.

4-Socializar os conhecimentos e as produções, mostrando os resultados obtidos.
4-Objetivo Geral: Desenvolver oficinas criativas e motivadoras de leitura, compreensão e produção textual para alunos da educação infantil e fundamental a partir da aplicação de textos narrativos e poéticos, estabelecendo uma troca de experiências entre acadêmicos, professores e alunos ribeirinhos.

5-Metodologia:
        As oficinas serão desenvolvidas através de contação de histórias, teatro de fantoche, exposições de murais ilustrativos, desenhos e figuras, etc.

         O primeiro momento corresponderá às reflexões teóricas sobre os gêneros; o segundo é de produção e o terceiro de socialização das produções.

        As atividades serão desenvolvidas pela manhã (08h ás 12h) e à tarde (14h ás 17h)

6-Local e Data: Escola Ribeirinha, às margens do Rio Amzonas, em Santarém- Pará.
Escola Osmar Bentes-Comunidade Aninduba-região Arapixuna.
Data: 01/06/2013  

7-Publico Alvo
Alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental da rede Municipal de Ensino.
(7 turmas: Pré 1 e 2= 21 alunos; 1º ao 5ª anos = 47 alunos; 6º a 8º série = 48 alunos).
7 professores.
6 espaços – 2 salas de aula e mais 4 espaços externos.

8-Impacto
        Uma troca de conhecimentos e experiências entre o acadêmico de Letras, professores e alunos ribeirinhos.
         A realidade acadêmica em contato com a realidade rural trabalhando a literatura de forma dinâmica.
          Distribuição de livros e materiais escolares. Incentivo e fornecimento de matérias de apoio aos professores em relação ao processo ensino-aprendizagem.


  

            Profª. Me. Mara Rejane M. de Almeida

Coordenadora do Projeto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua visita, com breve retorno!! Seu comentário vem somar mais versos em minhas inspirações... grande abraço. Se quiser pode escrever diretamente para o meu email: socorrosantarem@gmail.com

Postagens em destaque

Chuva que rega saudade...

O dia amanheceu chovendo. Passou nublado. A tarde chegou com um tímido  sol .  Ao meu redor,  vejo rastros de saudade a penetrar me...