Projeto Literatura às Margens dos Ribeirinhos 2013/01

         

Disciplina: Literatura Infanto-Juvenil

1-Resumo
         A atividade acontecerá mediante oficinas de leitura e produção textual a partir de diversos gêneros literários - contos de fada, fábula, poema, parábola, apólogo através de dinâmicas lúdicas e motivacionais de ensino e aprendizagem.


2-Justificativa
        A realização destas oficinas é uma proposta de efetuar uma participação direta do acadêmico de Letras/Português com a realidade educacional. Um momento de trabalhar o texto literário com alunos da educação infantil e fundamental e oferecer ao corpo docente da escola conhecimentos e propostas metodológicas que possam ser realizadas em sala de aula.

       É uma forma de motivar a criança e despertá-la para o hábito da leitura. Sabe-se que é através da leitura que se faz a transformação do mundo e desenvolve sujeitos dinâmicos, participativos e transformadores.

       Por essa razão, o projeto  propõe atividades que fortalecerão o processo ensino e aprendizagem. Por isso, foi escolhida uma Escola Ribeirinha para que sejam aplicados os conhecimentos adquiridos pelos alunos de Letras em sala de aula, como uma forma de interação social. A teoria adquirida em sala de aula sendo  praticada num contexto rural.

3-Objtetivos Específicos
1-Promover a participação direta do acadêmico de Letras/Português com a realidade de ensino rural aplicando os conhecimentos sobre a narrativa e poema literários adquiridos em sala de aula.

2-Despertar o interesse pelos gêneros literários-contos de fada,  fábula, poema, parábola, apólogo de forma dinâmica e criativa, levando o aluno ribeirinho à realização de produções orais e escritas.

2-Possibilitar aos participantes (acadêmicos, professores e alunos ribeirinhos) uma interação, uma troca de conhecimentos que fortalecerão o ensino e aprendizagem.
3-Refletir sobre os textos apresentados através de dinâmicas motivadoras e participativas.

4-Socializar os conhecimentos e as produções, mostrando os resultados obtidos.
4-Objetivo Geral: Desenvolver oficinas criativas e motivadoras de leitura, compreensão e produção textual para alunos da educação infantil e fundamental a partir da aplicação de textos narrativos e poéticos, estabelecendo uma troca de experiências entre acadêmicos, professores e alunos ribeirinhos.

5-Metodologia:
        As oficinas serão desenvolvidas através de contação de histórias, teatro de fantoche, exposições de murais ilustrativos, desenhos e figuras, etc.

         O primeiro momento corresponderá às reflexões teóricas sobre os gêneros; o segundo é de produção e o terceiro de socialização das produções.

        As atividades serão desenvolvidas pela manhã (08h ás 12h) e à tarde (14h ás 17h)

6-Local e Data: Escola Ribeirinha, às margens do Rio Amzonas, em Santarém- Pará.
Escola Osmar Bentes-Comunidade Aninduba-região Arapixuna.
Data: 01/06/2013  

7-Publico Alvo
Alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental da rede Municipal de Ensino.
(7 turmas: Pré 1 e 2= 21 alunos; 1º ao 5ª anos = 47 alunos; 6º a 8º série = 48 alunos).
7 professores.
6 espaços – 2 salas de aula e mais 4 espaços externos.

8-Impacto
        Uma troca de conhecimentos e experiências entre o acadêmico de Letras, professores e alunos ribeirinhos.
         A realidade acadêmica em contato com a realidade rural trabalhando a literatura de forma dinâmica.
          Distribuição de livros e materiais escolares. Incentivo e fornecimento de matérias de apoio aos professores em relação ao processo ensino-aprendizagem.


  

            Profª. Me. Mara Rejane M. de Almeida

Coordenadora do Projeto

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Frases picantes que homens gostam de ouvir na hora do sexo

UMA CARTA PARA MEU FILHO AMADO..

ENFIM... MEUS 18 ANOS DE IDADE!!!