Disciplina: Literatura Infanto-Juvenil
1-Resumo
A atividade acontecerá mediante
oficinas de leitura e produção textual a partir de diversos gêneros literários
- contos de fada, fábula, poema, parábola, apólogo através de dinâmicas lúdicas
e motivacionais de ensino e aprendizagem.
2-Justificativa
A realização destas oficinas é uma proposta de
efetuar uma participação direta do acadêmico de Letras/Português com a
realidade educacional. Um momento de trabalhar o texto literário com alunos da
educação infantil e fundamental e oferecer ao corpo docente da escola
conhecimentos e propostas metodológicas que possam ser realizadas em sala de
aula.
É uma forma de motivar a criança e
despertá-la para o hábito da leitura. Sabe-se que é através da leitura que se
faz a transformação do mundo e desenvolve sujeitos dinâmicos, participativos e
transformadores.
Por essa razão, o projeto propõe atividades que fortalecerão o processo
ensino e aprendizagem. Por isso, foi escolhida uma Escola Ribeirinha para que
sejam aplicados os conhecimentos adquiridos pelos alunos de Letras em sala de
aula, como uma forma de interação social. A teoria adquirida em sala de aula
sendo praticada num contexto rural.
3-Objtetivos Específicos
1-Promover a
participação direta do acadêmico de Letras/Português com a realidade de ensino
rural aplicando os conhecimentos sobre a narrativa e poema literários
adquiridos em sala de aula.
2-Despertar o
interesse pelos gêneros literários-contos de fada, fábula, poema, parábola, apólogo de forma
dinâmica e criativa, levando o aluno ribeirinho à realização de produções orais
e escritas.
2-Possibilitar aos
participantes (acadêmicos, professores e alunos ribeirinhos) uma interação, uma
troca de conhecimentos que fortalecerão o ensino e aprendizagem.
3-Refletir sobre os
textos apresentados através de dinâmicas motivadoras e participativas.
4-Socializar os
conhecimentos e as produções, mostrando os resultados obtidos.
4-Objetivo Geral: Desenvolver
oficinas criativas e motivadoras de leitura, compreensão e produção textual
para alunos da educação infantil e fundamental a partir da aplicação de textos
narrativos e poéticos, estabelecendo uma troca de experiências entre
acadêmicos, professores e alunos ribeirinhos.
5-Metodologia:
As oficinas serão desenvolvidas através
de contação de histórias, teatro de fantoche, exposições de murais
ilustrativos, desenhos e figuras, etc.
O primeiro momento corresponderá às
reflexões teóricas sobre os gêneros; o segundo é de produção e o terceiro de
socialização das produções.
As atividades serão desenvolvidas pela
manhã (08h ás 12h) e à tarde (14h ás 17h)
6-Local e Data: Escola
Ribeirinha, às margens do Rio Amzonas, em Santarém- Pará.
Escola Osmar
Bentes-Comunidade Aninduba-região Arapixuna.
Data: 01/06/2013
7-Publico Alvo
Alunos da Educação
Infantil e Ensino Fundamental da rede Municipal de Ensino.
(7 turmas: Pré 1 e 2=
21 alunos; 1º ao 5ª anos = 47 alunos; 6º a 8º série = 48 alunos).
7 professores.
6 espaços – 2 salas
de aula e mais 4 espaços externos.
8-Impacto
Uma troca de conhecimentos e
experiências entre o acadêmico de Letras, professores e alunos ribeirinhos.
A realidade acadêmica em contato com a
realidade rural trabalhando a literatura de forma dinâmica.
Distribuição de livros e materiais escolares. Incentivo e fornecimento
de matérias de apoio aos professores em relação ao processo
ensino-aprendizagem.
Profª. Me. Mara Rejane M. de
Almeida
Coordenadora do Projeto
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